Cuidar de Você 11 de Outubro de 2016

5 dicas para amenizar a Síndrome do Intestino Irritável


Mulher segurando uma vasilha com salada dentro em uma mão e um garfo na outra

Você conhece a síndrome do intestino irritável (S.I.I)? Abaixo explicaremos os sintomas e como fazer para tratá-la.

A síndrome do intestino irritável nada mais é do que uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que exige acompanhamento médico de longo prazo.

Entenda como funciona nosso intestino

As paredes dos intestinos são revestidas de músculos que se contraem e relaxam, conforme o alimento vai passando para o estômago. As contrações podem ser mais longas ou rápidas trazendo desconforto, podendo gerar diversos sintomas associados como flatulência, constipação ou diarreia.

Sintomas da síndrome do intestino irritável

Mulher com as duas mãos em cima da barriga

Dor e desconforto abdominal, associados a alterações nas fezes, são os principais sintomas. Alguns casos apresentam constipação, outros diarreia, ou ainda alternância entre diarreia e constipação. Há pessoas que relatam sentir sensação de plenitude e distensão abdominal, decorrente da fermentação de gases no cólon.

Diagnóstico

Existem outras doenças com sintomas que podem confundir com a síndrome do intestino irritável, como a doença de Crohn e a doença celíaca. São doenças de diagnóstico mais difícil e que geralmente acometem o intestino delgado. O primeiro é um processo inflamatório que pode evoluir para formas mais graves. A segunda é a intolerância ao glúten e exige como tratamento a retirada dessa substância da dieta. O mais importante é um diagnóstico correto e o acesso ao especialista que conduzirá o caso conforme a necessidade com o tratamento específico.

Tratamento

Para o tratamento da síndrome do intestino irritável, é preciso consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e receitar o tratamento adequado. No entanto, podemos antecipar que, a depender dos sintomas, é importante evitar alimentos que causam sensação de estufamento e inchaço, como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite para os intolerantes à lactose.

O que comer

Comida saudável como arroz integral, legumes e carne branca dentro de um prato branco

Uma dieta equilibrada é crucial para o tratamento da síndrome. Confira algumas dicas para uma dieta assertiva.

1 – Alimentar-se de 3 em 3 horas;

2 – Tomar chá calmante (camomila ou cidreira);

3 – Comer frutas não cítricas, verduras, carne branca e iogurte;

4 – Evitar café, chocolate ou alimentos com muita gordura;

5 – Outra forma de alimentação adequada é o tratamento natural com alimentos como semente de linhaça, hortelã, gengibre e aveia.

Após conhecer um pouco mais sobre a síndrome do intestino irritável e as demais doenças similares, caso você tenha se percebido com muitos dos sintomas abordados, procure um médico para que seja diagnosticado e inicie um tratamento. No mais, busque uma alimentação saudável e regrada.

Rodapé da página.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e melhorar o desempenho do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e de Privacidade.