Guia de orientações sobre as condutas esperadas pela Unimed Fortaleza
1. Nosso Compromisso com a Ética
A Unimed Fortaleza entende que a única maneira de obter sucesso é por meio do cumprimento irrestrito às leis e respeito às políticas, normas e procedimentos da empresa, que igualmente devem estar alinhados à legislação vigente.
Todos os membros da alta administração (conselheiros de administração, diretores, superintendentes e gerentes), aos colaboradores, ao médicos cooperados, às cooperativas, aos fornecedores, aos parceiros de negócios, bem como a todos aqueles que atuam em representação da Unimed Fortaleza devem observar o atendimento às regras do arcabouço regulatório brasileiro, em especial a Lei Anticorrupção brasileira, e as condutas que definimos neste documento e em todas as políticas da empresa.
Prezamos pela transparência e lisura na condução dos nossos negócios e não toleramos fraudes e desvios de qualquer natureza. Por esta razão adotamos políticas e procedimentos de auditoria e Compliance, visando prevenir, monitorar e combater, no âmbito de nossas atividades, toda forma de desvio de conduta ou prática de atos ilícitos
Nosso relacionamento com agentes públicos é pautado pela retidão, transparência e respeito aos princípios éticos. Somos contrários a qualquer conduta antiética e temos tolerância zero a? corrupção, ocultação de bens, lavagem de dinheiro ou financiamento de atividades terroristas.
A solicitação, a exigência ou a cobrança de qualquer benefício, por parte de agente público, a qualquer pessoa que esteja sujeita ao alcance deste Código de Conduta ou que atue em representação da Unimed Fortaleza, deverá ser recusada e reportada, imediatamente, ao Comitê de Ética e Conduta.
Respeitamos as boas práticas concorrências, mantendo um relacionamento respeitoso com a concorrência, sendo proibidas quaisquer condutas anticompetitiva ou qualquer conduta que possa prejudicar a imagem ou reputação da Cooperativa.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Não ofereça, prometa, de?, transfira, receba ou autorize qualquer tipo de suborno. | Oferecer ou receber qualquer tipo de presente, favor ou algo de valor, direta ou indiretamente, para influenciar uma decisão ou obter uma vantagem indevida, pois isso e? considerado suborno. |
Seja honesto na preparação, comunicação e disponibilização dos resultados alcançados e que reflita a realidade dos fatos. | Manipulação de números e relatórios para dissimular resultados que não alcançamos. |
Esteja atento e denuncie qualquer suspeita de suborno ou violação ao nosso Código de Conduta. | Faturar vendas falsas para atingir metas comerciais. |
Ser leal a empresa, às pessoas e às normas. | Ocultar informações que possam colocar em risco a empresa, colaboradores, pacientes e sociedade. |
Participamos de momentos muito delicados da vida dos nossos clientes e por isso devemos oferecer experiências de atendimento respeitosas e cordiais.
Todo e qualquer contato do cliente conosco é uma oportunidade singular para encantá-lo. Por isso zelamos pela segurança, higiene e qualidade de nossas instalações, pela reputação de nossa marca e pela qualidade do nosso atendimento.
Movidos por paixão trabalhamos com colaboração entre todas as áreas, agindo com autonomia, pro atividade e objetividade para melhor cuidar das pessoas. Atuamos e decidimos priorizando os interesses do cliente, fazendo-o com que se sinta especial, surpreendendo com inovação, resolvendo oportunamente os problemas e cuidando de cada detalhe.
Temos como compromisso entregar ao cliente tudo aquilo que prometemos, com agilidade, preço justo e rápido acesso aos nossos canais de atendimento. Construímos relações de longo prazo.
Disponibilizamos canais para ouvir as sugestões, queixas e dúvidas de nossos clientes e estamos, sempre, prontos para respondê-las com boa vontade, precisão e agilidade, mesmo que para comunicar aquelas que não podem ser atendidas.
Não fazemos distinção entre nossos clientes: todos devem ser atendidos com respeito, seguindo sempre os critérios médico e científico mais adequados para cada situação.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Trate o cliente com cortesia, empatia e respeito, colocando-o no centro das suas decisões. | Não prometa o que não podemos cumprir. |
Transparência em toda comunicação com o cliente. | Não dar todas as informações referentes aos serviços e produtos adquiridos pelo cliente. |
Cumpra com disciplina a execução das normas e modelos também implantados. | Descumprir qualquer regra regulatória ou normativa. |
3. Compromisso com a perpetuação
da Cooperativa
Somos proativos na identificação de erros ou condutas inadequadas que prejudiquem a continuidade das nossas operações. Para isso, contamos com o apoio dos nossos líderes e das diversas áreas de suporte da empresa.
Ao identificarmos problemas de qualquer natureza, devemos buscar canais adequados para comunica-los, para que possamos buscar as melhores soluções.
Nos apropriamos dos desafios, cumprimos nossos compromissos e respondemos por nossos atos sempre de forma ética. Nos orientamos para resultados com agilidade, mas não colocamos em risco a reputação e a sustentabilidade de nossa empresa para conseguir resultados em curto prazo.
Solucionamos os problemas atuando na causa e propondo soluções com resultados concretos.
Descumprir regras ou desrespeitar leis pode trazer consequências graves. Tomaremos ações corretivas e disciplinares sempre que tivermos a comprovação de situações em que tais medidas sejam necessárias.
Nossa conduta ética e? fundamental para a sustentabilidade da cooperativa, fortalecendo elos e garantindo na perpetuação no nosso negócio.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Agir dentro dos padrões de comportamento esperados e comunicar falhas aos canais competentes. | Ocultar informações e erros identificados e/ou não aplicar o balanço de consequências definidos. |
Cooperação entre os colaboradores para alcançar os objetivos esperados | Combinação entre colaboradores para realizar atividades indevidas como fraudes, roubos, vantagens para benefícios próprios etc. |
Ser um multiplicador da cultura organizacional, observando o Propósito, Missão, Visão e Valores | Efetuar qualquer ação que seja contra os valores da empresa. Vivenciar a cultura pode ser distante da compreensão. |
4. Ambiente de trabalho e diversidade
Valorizamos a diversidade e incluímos todas as pessoas sem distinção, dando oportunidades de forma meritocra?tica. Asseguramos que cada um desenvolva seu potencial independente de suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções politicas, crenças religiosas, geração, estado civil, condição de sindicalização, classe social, orientação sexual ou grau de escolaridade.
Recriminamos assédio moral ou sexual, de natureza física ou verbal. Não toleramos em nossas operações o uso de violência, o trabalho sob efeito de bebidas alcoólicas ou de substâncias entorpecentes, o porte ilegal de armas, o trabalho involuntário ou infantil, a exploração sexual e o tráfico de seres humanos.
Estamos comprometidos com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos e no qual a harmonia do todo e? resultado da atitude consciente de cada um.
Incentivamos o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para que o trabalho contribua para o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual. As oportunidades de crescimento profissional estão ao alcance de todos. Estimulamos que cada um se desenvolva da melhor forma nos espaços de aprendizagem proporcionados pela empresa ou fora dela. Acreditamos que a mistura de pessoas e suas diferenças enriquecem o ambiente de trabalho. Da mesma forma, homens e mulheres devem ter oportunidades iguais em todos os níveis da empresa.
Entendemos que as relações romântico-afetivas podem surgir no ambiente de trabalho, desde que não envolvam colaboradores com relação de subordinação direta, que trabalhem na mesma área ou cujas funções sejam conflitantes. Incentivamos que os colaboradores informem à liderança sobre o início de relacionamento dessa natureza.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Trate todos os colaboradores com igualdade de oportunidades, respeitando a meritocracia. | Favorecimento de qualquer natureza, derivadas de preferências pessoais e/ou profissionais. |
Respeite todos os colegas de trabalho, tratando-os de forma educada e praticando a comunicação positiva. | Práticas compatíveis com assédio moral, sexual ou corporativismo e não comunicar relacionamentos em que envolvem hierarquia. |
Informe ao superior imediato sobre o início de relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. | Discriminação de qualquer natureza, comentários jocosos e desrespeitosos. |
Durante o expediente de trabalho o colaborador deve se dedicar ao exercício de suas funções cumprindo os compromissos e horários estabelecidos, obedecendo as políticas, normas e procedimentos internos da Cooperativa.
A Unimed Fortaleza não incentiva que seus colaboradores comercializem bens e serviços, de qualquer natureza, dentro das dependências da Cooperativa. Caso sejam feitos, não podem ser realizados em horário de trabalho. Ações com fins sociais, como rifas e sorteios, devem ser previamente discutidas e aprovadas pela liderança direta do colaborador.
A Unimed Fortaleza não restringe as atividades político-partidárias e/ou religiosa de seus colaboradores. No entanto, o colaborador deve manter tais atividades sempre em caráter pessoal, não relacionando suas atividades pessoais à Cooperativa.
Os colaboradores que exerçam atividades paralelas como, por exemplo: empreendimentos comerciais, atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, prestação de consultorias, conselhos de classe, entre outros, são incentivados a relatar sua condição ao RH, para que sejam avaliadas questões como possíveis conflitos de interesse ou situações de concorrência com o horário de trabalho.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Comprometimento com o horário de trabalho e os prazos assumidos. | Debates acalorados de temas polêmicos e não relacionados com o trabalho. |
Executar suas atividades com lisura, engajamento e comprometimento. | Utilizar o horário do expediente para realizar atividades não relacionadas com o trabalho para o qual foi demandado. |
?Pensar e agir como dono?. | Iniciar atividades paralelas ao trabalho sem novo alinhamento com a empresa. |
6. Saúde e Segurança do
Trabalhador
Qualidade, saúde e segurança estão presentes em tudo o que fazemos em todas as nossas unidades. A garantia de um ambiente hígido e seguro é um valor inegociável.
Por isso buscamos um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos que participam de nossas operações, disponibilizando ambientes de trabalho com padrões adequados de limpeza e organização.
Resguardamos a vida, saúde e segurança dos nossos colaboradores, de acordo com as normas estabelecidas pela legislação. Por isso, esperamos que todos os colaboradores que executem atividades com risco a sua integridade física utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) disponibilizados pela Cooperativa. A não utilização dos EPI é considerada falta grave e poderá resultar na aplicação de medidas disciplinares previstas nas Políticas da Unimed Fortaleza.
A imagem de nossos colaboradores e? a imagem das nossas unidades. Por esta razão, devemos cuidar de nossa imagem e higiene pessoal, protegendo nossa saúde e a dos nossos clientes.
Todos os colaboradores devem manter sua vestimenta ou uniforme limpos e em perfeitas condições de uso, além de utilizar o crachá sempre que estiver a serviço da empresa.
A segurança é um dever de todos: ao identificar uma conduta insegura, o colaborador deve alertar o colega sobre a prática, de forma a evitar acidentes ou a paralização das nossas atividades.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Utilização dos EPI sempre que aplicáveis nos termos da legislação. | Trabalhar sem utilizar os EPI necessários. |
Utilização de uniforme e crachá em local visível. | Comparecer ao posto de trabalho usando fardamento inadequado. |
Sinalizar situações de risco para o responsável pela área sempre que identificada. | Trabalhar sob uso de álcool ou substâncias ilícitas. |
7. Responsabilidade socioambiental
O compromisso da Unimed Fortaleza com o meio ambiente compreende a gestão adequada dos recursos necessários assim como dos resíduos gerados pela nossa operação. Por isso:
A Unimed Fortaleza considera em suas decisões os impactos potenciais nas regiões em que atua,
contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Doações e patrocínios
para ações de responsabilidade socioambiental, desenvolvimento de pesquisas, produção intelectual,
de assistência à saúde ou qualquer outra finalidade, bem como patrocínios esportivos e culturais
devem ser executadas em linha com as diretrizes definidas em nossas políticas. É vedada a
doação de dinheiro, bens ou serviços a partidos políticos ou a candidatos em eleições
para cargos públicos
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Utilizar de maneira racional todos os recursos da empresa; como exemplo: a água, a energia elétrica e papel. | Descarte irregular de agentes contaminantes e descarte inadequado de resíduos sólidos. |
Evitar desperdício de qualquer natureza. | Calar-se diante da observação de desperdícios frequentes. |
8. Uso adequado e correto dos bens da
Cooperativa
Os ativos da empresa devem ser utilizados apenas para a realização das atividades profissionais necessárias a? condução dos nossos negócios.
Todos os colaboradores devem zelar pelos bens da empresa contra uso indevido, inadequado, ilegal, danoso, perda ou roubo.
Toda e qualquer produção intelectual que os colaboradores conceberem, criarem e/ou formularem
em razão do exercício de seu trabalho, ou que, para tal, tenham utilizado recursos, dados, equipamentos, bens,
ou instalações da empresa, são de propriedade da Unimed Fortaleza, sem que o criador
detenha nenhum direito econômico sobre elas, salvo direitos morais ou disposições
contratuais em contrario, conforme o caso.
Os colaboradores devem informar a? liderança direta, por escrito, sobre todas as ideias, melhorias e aperfeiçoamentos de sua autoria que foram ou que serão produzidos com recursos e nas instalações da empresa.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Agir com integridade e responsabilidade quanto a? utilização e boa guarda dos bens da empresa. | Danificar os bens móveis e imóveis da empresa. |
Utilizar os bens e recursos da empresa (veículos, celulares, computadores etc.) em estrita conformidade com as políticas internas e legislação em vigor. | Utilizar indevidamente ou para fins particulares ou de terceiros, sem que haja previsão em políticas específicas: materiais, equipamentos, instrumentos, veículos e outros bens da empresa. |
Zelamos pelas informações estratégicas e pela propriedade intelectual da empresa, respeitando sua confidencialidade ate? mesmo após o término de nosso vínculo de trabalho.
Os recursos de informática só poderão ser usados de maneira a não violar a lei e as normas internas. Os colaboradores da Unimed Fortaleza devem zelar pela segurança, integridade e confidencialidade das informações e dados eletrônicos, protegendo os recursos contra usos não autorizados. As senhas de acessos são informações confidenciais, de uso pessoal e intransferível.
As soluções para segurança oferecidas pela empresa como antivírus, programas de proteção ou proteções de tela não devem ser desinstaladas.
Tomamos medidas de precaução contra o uso, a instalação e a distribuição ilegal de softwares, assim como contra a disseminação de vírus, spams e programas que possam causar danos aos sistemas da empresa.
Programas e sistemas protegidos por direitos autorais, desenvolvidos internamente e/ou por contratos de licenciamento, não devem ser copiados, exceto que o detentor dos direitos autorais ou da licença dê, especificamente, permissão para tanto. Da mesma forma, é proibida a instalação de programas nos computadores da empresa que não tenham sido autorizados pelas áreas competentes.
Não fazemos uso dos recursos tecnológicos da empresa para fins não relacionados aos propósitos e valores deste Código de Ética como, por exemplo, veicular conteúdo obsceno, discriminatório, violento ou ?correntes? de qualquer natureza.
Estamos conscientes de que as informações contidas em nossos computadores, rede de sistemas e endereços de e-mail corporativos são para uso restrito nas nossas atividades profissionais e que, por serem propriedade da Unimed Fortaleza, podem ser monitoradas dentro dos limites da lei.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Mantenha confidencialidade e seja cuidadoso sobre informações de nosso negócio em ambientes informais e áreas públicas | Divulgar informações e entregar documentos de uso da empresa para terceiros clientes e/ou funcionários fora do padrão estabelecido. |
Manter as senhas de acesso aos sistemas em caráter sigiloso, atualizando-a constantemente. | Compartilhamento de usuário e senha dos sistemas de empresa. Bem como, compartilhar, se apropriar ou utilizar informações da empresa sem a devida autorização. |
Comentários negativos sobre a empresa, clientes, parceiros, fornecedores em locais públicos. |
A Unimed Fortaleza tem o compromisso com a privacidade de seus cooperados, clientes, parceiros e empregados.
A coleta de dados pessoais devera? ser sempre antecedida pelo consentimento do titular de dados, sendo a ele informado o exato propósito da coleta.
Os dados pessoais coletados não podem ser utilizados para fins diversos daqueles informados ao titular.
O titular dos dados tem o direito de ter acesso e de solicitar a correção ou exclusão de seus dados, o que deve ser prontamente atendido, salvo disposição legal em contrário.
O tratamento de dados pessoais coletados pela Unimed Fortaleza, seus empregados e parceiros, bem como a eventual transferência destes dados devem ser feitos sempre com a máxima segurança e em conformidade com as leis e regulamentos em vigor.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Solicitar aos clientes autorização para envio de propagandas. | Envio de propagandas, informes publicitários e qualquer informação da empresa sem a expressa autorização dos clientes. |
Não compartilhar informações protegidas sem a devida autorização. | Descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados ou as normas da Unimed Fortaleza que tratam sobre o tema. |
Selecionamos nossos fornecedores de maneira imparcial e transparente, não oferecemos tratamento preferencial e não favorecemos, indevidamente, qualquer pessoa ou empresa em nossas atividades e relacionamentos e na resolução de divergências internas ou com nossos stakeholders.
Compartilhamos valores, estratégias e boas práticas com nossos parceiros e fornecedores, com o propósito de desenvolver, conjuntamente, os mercados nos quais atuamos e aprimorar o atendimento aos clientes da Unimed Fortaleza.
Tendo em vista garantir a livre concorrência e almejando otimizar a relação custo-benefício de nossos produtos e serviços, adotamos critérios objetivos, transparentes e imparciais nos processos de seleção e de contratação de parceiros e de fornecedores, a saber: competência técnica, aspectos econômicos, conformidade legal, comportamento ético, não permitindo qualquer tipo de favorecimento ou discriminação.
Priorizamos a contratação de parceiros e de fornecedores que adotem códigos de ética ou de conduta alinhados com as diretrizes do Código de Conduta da Unimed Fortaleza.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Tratamento igualitário para todos os fornecedores, independente de questões pessoais ou comerciais. | Favorecimento na contratação de fornecedores |
Brindes e entretenimento são benefícios aferíveis economicamente, ofertados ou recebidos, que tenham o objetivo de divulgar e lembrar a marca Unimed Fortaleza.
Entendemos que que a oferta ou o recebimento de brindes e entretenimento é uma forma legítima de manter o relacionamento entre os membros da alta administração e colaboradores com seus clientes, fornecedores, cooperados e parceiros de negócio.
Nenhum empregado ou membro de sua família deve aceitar, em um mesmo ano civil, presente, hospitalidade, favor ou desconto em valor superior àquele estabelecido em política interna ou da empresa de fornecedores, prestadores de serviços ou quaisquer outros parceiros que mantenham ou pretendam manter relações comerciais conosco.
Brindes ou entretenimento que sejam ofertados ou recebidos em desacordo com as regras estabelecidas por esse Código ou por política interna deverão ser reportados, imediatamente, ao superior direto, à área de Compliance ou diretamente ao Comitê de Ética e Conduta.
Os empregados devem procurar orientação do Comitê de Ética e Conduta sobre como agir caso receba presentes que não se adequem a este Código ou qualquer política da empresa.
A aceitação de entretenimento, incluindo partidas de futebol e outros eventos desportivos ou culturais, ou outros benefícios a favor dos empregados ou de membro da família dos empregados, provenientes de atuais ou potenciais parceiros comerciais, podem influenciar ou suscitar dúvidas quanto a? imparcialidade do destinatário e comprometer a reputação da empresa para tratamento justo. Situações dessa natureza devem ser informadas ao Comitê de Ética e Conduta, para orientação acerca do tema.
É vedada a oferta de Brindes, Presentes e Entretenimentos a agente público.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Comunicar à liderança sobre o recebimento de brindes de valor relevante ou em desacordo com as regras/politica da empresa. | Aceitar brindes e presentes em desacordo com as políticas internas da Unimed Fortaleza. |
Questionar aos gestor imediato se pode aceitar brinde ou presente de parceiros comerciais. | Participar de eventos ou situações que comprometam a imagem da empresa. |
Os conflitos de interesse devem ser evitados ou mitigados por todas as partes envolvidas, sempre privilegiando a preservação dos interesses da Unimed Fortaleza e a dos princípios, valores e normas contidos no Código de Conduta e nas políticas específicas.
Caso não seja possível evitar a ocorrência do conflito de interesse, o membro da alta administração, colaborador, fornecedor ou parceiro de negócios que esteja conflitado tem o dever de reportar, de maneira clara e transparente, a divergência ao superior direto, ao responsável pela sua contratação ou ao Comitê de Ética e Conduta.
Os membros da alta administração, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, bem como todos aqueles que atuem em representação da Unimed Fortaleza, que tenham parentesco com algum agente público capaz de influenciar os negócios da Cooperativa, deverão observar o próprio comportamento e comentários a fim de evitar conflito de interesses ou acesso/ divulgação de informações que possam representar privilégio em qualquer situação.
Em caso de identificação de situações de conflito de interesse, o Comitê de Ética e Conduta deverá ser imediatamente comunicado para tomar as providências cabíveis no sentido de evitar ou mitigar o conflito de interesses.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Comunicar ao Comitê de Conduta Ética sobre situações de conflito de interesses, envolvendo a empresa, seus administradores oi seus colaboradores. | Utilização da empresa, da própria marca ou do seu cargo com a finalidade de obter benefícios pessoais ou para terceiros |
O contato com as mídias externas deve ser orientado pela área de Marketing, de modo a garantir a integridade das informações a serem transmitidas.
Nenhum colaborador está autorizado a falar em nome da empresa em nenhum canal de comunicação. Todos os comunicados públicos ou entrevistas devem ser realizados pelos Diretores ou pessoas por eles indicadas, conforme a natureza dos temas.
Toda e qualquer informação, fato, evento, como artigos, anúncios, filmes publicitários deverá atender aos princípios e padrões estabelecidos, e não deve, sob qualquer hipótese, levar informações difamatórias, discriminadoras, falsas e/ou incorretas ou que possam denegrir a imagem da Cooperativa.
Os colaboradores devem proteger e resguardar as ideias, projetos, programas e planos de expansão desenvolvidos pela Cooperativa ou por eles próprios. Projetos de Gestão, estratégias de marketing, contratos com clientes, dados pessoais de colaboradores, estatísticas de mercado ou qualquer outro tipo de informação não divulgada oficialmente pela empresa devem ser mantidas em sigilo.
O uso de imagem e divulgação de fotos de colaboradores, poderá ser efetuado desde que haja a prévia autorização escrita por parte dos envolvidos. A representação em eventos externos em que o nome da empresa esteja de alguma forma associado deverá ser precedida de autorização prévia.
As apresentações, institucionais e demais, devem seguir o padrão estabelecido pela própria Unimed Fortaleza.
CONDUTA ESPERADA | O QUE NÃO ACEITAMOS |
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Comunicar a Diretoria sobre convites para entrevistas, palestras, seminários, dentre outros, em que o nome da empresa esteja associado ao do profissional. | Falar em nome da empresa, conceder entrevistas, palestras, seminários, dentre outros, que envolvam o nome da Unimed sem a devida autorização. |
Informar a Diretoria situações ou problemas identificados que gerem risco de imagem da empresa junto a montadora, fornecedores, clientes e sociedade em geral. | Utilizar redes sociais que tenham vínculo direto ou indireto com a Unimed Fortaleza de maneira a comprometer sua imagem e utilizar nossa marca em situações que comprometam a imagem da empresa |
O Canal de Ética da Unimed Fortaleza é um instrumento que possibilita qualquer pessoa realizar um registro de situações que estejam em desacordo com as diretrizes do nosso Código de Conduta, dos nossos normativos e políticas internas ou ainda que contrariem as legislações vigentes, em especial a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013 e, portanto, que coloquem em risco a reputação e a integridade da nossa cooperativa. Temos como princípios do Canal de Ética a boa-fé, a confidencialidade, o anonimato e a não-retaliação.
O Canal de Ética é administrado por uma empresa terceira, o que garante o total sigilo e a segurança das informações fornecidas. E pode ser utilizado de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As denúncias podem ser registradas por meio dos canais a seguir:
Site: www.contatoseguro.com.br/unimedfortaleza
Telefone: 0800 601 8654
Aplicativo: Contato Seguro
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(24H) 4020.2111 - Assuntos relacionados à autorização, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.
Ligar agora
4020.1818
De 2ª a 6ª, 8h às 20h.
Sáb. de 8h às 14h
(24H) 0800.275.0123
Ligar agora
(24H) 0800.286.2020
Necessário dispositivo TDD.
(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.