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Perguntas Frequentes


1 – Onde são autorizados os procedimentos médico hospitalares?

A consulta médica e o atendimento de emergência/urgência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido. Se necessitar autorizar exames, a pré-senha referente aos procedimentos deverá ser solicitada logo após a consulta, no consultório, ou se preferir através do nosso portal, com toda comodidade. É um processo simples e rápido. A solicitação, via site, é feito no endereço www.unimedfortaleza.com.br na opção ?solicitação de autorização? lado direito na pagina principal da Unimed; clique nessa opção e lá o Sr. terá todas as informações necessárias para sua solicitação.

Caso a autorização seja referente a exames de maior complexidade como ressonânciamagnética e procedimento cirúrgico, o cliente deve se dirigir a um dos Centros Integrados de Atendimento Unimed ou a Central de Atendimento ao Cliente.

Ao realizar autorização de procedimentos, não esqueça de levar os seguintes documentos: cartão Unimed Fortaleza, identificação com foto, solicitação médica e exames relacionados a solicitação médica (laudo do exame e película).

2 – Quais são os procedimentos que são passíveis de perícia médica? E onde o cliente pode se dirigir para solicitar essa autorização?

Procedimentos passíveis de perícia médica:

– Gastroplastias (cirurgias bariátricas)
– Hérnias umbilicais
– Procedimento dermatológicos: Nódulo de partes moles, Nódulo com rotação de retalhos, plástica em z, etc…
– Extensos ferimentos

Locais de autorização:

Cliente Multiplan / Uniplano/ Estilo : Av. Santos Dumont, 877 além dos CIAUS Bezerra, Parangaba e Oliveira Paiva.

Clientes Uniflex / Unifácil: Somente nos CIAUS Bezerra, Parangaba e Oliveira Paiva.

Outros procedimentos oftalmológicos que necessitam perícia:

– Facectomia (cirurgias de catarata)
– Miopias
– Ptose palpebral
– Pterígio

Local de autorização:
Bezerra de Menezes, Oliveira Paiva, Parangaba e Casa do cliente.
Horário: De segunda a sexta, das 08:00 as 18:00 horas

3 – Cliente: Tenho um procedimento oftalmológico para fazer, onde posso autorizar?

Nos atendimentos presenciais cirurgias oftalmológicas são autorizadas nas Unidades de Atendimentos: Casa do Cliente,CIAU Bezerra de Menezes, Parangaba, Oliveira Paiva.

OBS: Geralmente passível de perícia, por isso faz-se necessário a presença do próprio paciente.

Horário: De segunda a sexta, das 08:00 as 18:00 horas.

4 – Qual a validade de uma autorização ou pré-senha?

A pré-senha se trata de uma pré-autorização que pode ser retirada no consultório médico, ou mesmo na clínica onde for realizar os exames e tem validade de 60 dias para clientes Unimed Fortaleza e 30 dias para clientes de outras Unimeds. Outra opção é retirá-la em um de nossos locais de atendimento presencial.

Obs.: As pré-senhas só não podem ser retiradas diretamente nas clínicas/consultórios médicos no caso das terapias assistenciais, como terapia ocupacional e psicologia, que necessitam da pré-senha prévia.

A consulta médica e o atendimento de emergência/urgência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido. Se necessitar autorizar exames, a pré-senha referente aos procedimentos deverá ser solicitada logo após a consulta, no consultório.

Caso a autorização seja referente a exames de maior complexidade como ressonânciamagnética e procedimento cirúrgico, o cliente deve se dirigir a um dos Centros Integrados de Atendimento Unimed ou a Central de Atendimento ao Cliente.

Ao realizar autorização de procedimentos, não esqueça de levar os seguintes documentos: cartão Unimed Fortaleza, identificação com foto, solicitação médica e exames relacionados a solicitação médica (laudo do exame e película). Lembrando que os exames de laboratório não precisam de pré-senha.

5 – Meu cartão foi roubado/perdido ou está fora da validade? Como posso fazer para solicitar a segunda via?

A solicitação de segunda via do cartão Unimed Fortaleza deve ser realizada exclusivamente pelo responsável financeiro do plano. É importante ressaltar que antes da data da validade do cartão expirar, é enviado um novo para o endereço cadastrado na Cooperativa. Se o seu plano é pessoa física você pode solicitar a 2ª via do cartão por meio do portal Unimed Fortaleza, através do nosso SAC (0800.275.1818) ou na Central de Atendimento ao Cliente. Para o envio do cartão é preciso que você esteja com o endereço atualizado junto a Unimed Fortaleza.

Se o seu plano é empresarial entre em contato com a sua empresa e solicite o seu cartão Unimed Fortaleza. No entanto, se o seu plano for empresarial, mas a fatura para pagamento é enviada para sua residência, você também pode solicitar a 2ª via do cartão por meio do portal Unimed Fortaleza, por meio do nosso SAC (0800.275.1818) ou na Central de Atendimento ao Cliente.

IMPORTANTE: Para o envio do cartão é preciso que você esteja com o endereço atualizado junto a Unimed Fortaleza.

6 – Como obter 2ª via da minha fatura?

Você poderá obter a 2ª via da fatura através do portal Unimed Fortaleza ou poderá solicitá-la por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ? 0800.275.1818, ou ainda, nas nossas unidades de atendimento ao cliente.

A solicitação de 2ª via da fatura deverá ser feita exclusivamente pelo responsável financeiro do plano.

7 – Gostaria de mudar meu plano, como devo proceder?

Para planos individuais, o responsável financeiro pelo contrato pode se dirigir ao Atendimento ao Cliente, disponível na Central de Atendimento ao Cliente e CIAU Bezerra de Menezes, Parangaba e Oliveira Paiva para realizar a migração do seu plano. Para isso, é necessário o cartão Unimed Fortaleza e um documento de identificação com foto. No caso dos planos empresariais, o titular do plano deve fazer a solicitação junto a sua empresa.

8 – Como faço para alterar dados cadastrais do meu plano (endereço, RG) ?

A alteração cadastral pode ser solicitada através do Atendimento ao Cliente, disponível na Central de Atendimento ao Cliente e Centros Integrados de Atendimento Unimed, pelo responsável financeiro do contrato por meio da apresentação dos seguintes documentos: cartão Unimed Fortaleza, documento de identificação com foto e que comprove a alteração cadastral que está sendo solicitada. Para os casos de alteração de endereço, um comprovante atualizado.

9 – Onde posso pagar a fatura Unimed Fortaleza?

Até o vencimento, você pode pagar a sua fatura em qualquer agência bancária. E mais, se você é cliente do Banco Santander também pode efetuar o pagamento da fatura através do Atendimento Santander ou Caixa Rápido. Vale lembrar que até 30 dias após o vencimento a fatura pode ser paga em qualquer Farmácia da Rede Pague Menos, Banco Santander ou na própria Unimed Fortaleza. No entanto, após os 30 dias do vencimento a sua fatura poderá ser paga somente na Unimed Fortaleza, em horário bancário.

Confira os endereços para pagamento na Unimed Fortaleza:

Central de Atendimento ao Cliente
Hospital Regional Unimed

10 – A Unimed Fortaleza aproveita carência de outros planos?

Sim, para maiores informações você pode agendar uma visita do nosso vendedor por meio do 0800.275.1919 ou solicite uma visita através do nosso portal www.unimedfortaleza.com.br.

11 – Meu plano é Unimed Núcleos, como devo fazer para marcar uma consulta?

Você pode entrar em contato com a Central de Marcação de Consultas (85) 4020-1818.

12 – Meu pagamento está em aberto, o que faço para evitar o cancelamento?

A suspensão ou cancelamento do plano regulamentado pode ocorrer a partir de 60 dias de atrasos consecutivos ou não, ou seja, caso no decorrer dos últimos 12 meses de plano tenha ocorrido atrasos nos pagamentos das faturas, isto estará sendo contabilizado no total de dias em atraso.

Para os planos não regulamentados, a suspensão de atendimento ocorre após cinco dias de atraso dos pagamentos. Dessa forma, procure manter as suas faturas em dia para que não haja suspensão de atendimento e cancelamento do seu plano Unimed Fortaleza.

13 – Meu plano tem atendimento nacional, como faço para utilizá-lo quando estiver em outro estado?

Você deverá se dirigir a Unimed local com os seguintes documentos: comprovante de pagamento, documento de identidade com foto e cartão da Unimed para obter informação da rede credenciada ao seu plano. Você também poderá consultar o site da Unimed local por meio do portal da Unimed Brasil.

É muito importante verificar se o local para atendimento médico hospitalar faz parte da rede referencial da Unimed local e se receberá autorização pelo seu plano da Unimed Fortaleza.

14 – Como faço para incluir um dependente?

Para clientes pertencentes aos planos individuais (pessoa física) as inclusões devem ser realizadas pelo responsável financeiro do contrato por meio do Atendimento ao Cliente, disponível na Central de Atendimento ao Cliente e CIAU Bezerra de Menezes, portando a documentação abaixo relacionada:

Responsável financeiro: documento de identificação com foto;
Dependente: certidão de nascimento (se menor) ou documento de identificação (RG) e CPF, se maior de idade.

Nos casos dos planos empresariais, você deve se dirigir a sua empresa para solicitar a inclusão do dependente em seu contrato.

15 – Como posso incluir Unimed Urgente no meu plano?

Para os planos individuais (pessoa física) você pode solicitar a inclusão do serviço Unimed Urgente por meio do nosso SAC ? 0800.275.1818, ou se dirigir ao Atendimento ao Cliente, disponível na Central de Atendimento ao Cliente e nos CIAUs, exceto Maracanaú e Aldeota. Nos casos dos planos empresariais, você deve se dirigir a sua empresa para solicitar informações sobre o serviço.

16 – Como faço para incluir minha fatura em débito automático?

Para inclusão de pagamento da fatura por meio de débito automático em sua conta corrente é necessário entrar em contato com o seu Banco e realizar a solicitação com a apresentação do Cartão Unimed Fortaleza do titular do plano ou a última fatura paga.

IMPORTANTE: serviço está disponível para os clientes que são correntistas dos seguintes bancos: Banco Santander, Banco do Brasil; Banco Bradesco; Banco Itaú; Banco HSBC e UNICRED (apenas para cooperados).

17 – Quais os reajustes que ocorrem no meu plano?

Nos casos dos planos individuais (pessoa física):

Reajuste anual, autorizado mediante ofício pela Agência Nacional de Saúde Suplementar ? ANS ? e aplicado pela Unimed Fortaleza na data base do contrato.
Reajuste por mudança de faixa etária, definidas no contrato do cliente.

Nos casos de planos empresariais, também ocorrem dois tipos de reajuste, o anual e o por faixa etária, ambos definidos por meio de negociação entre a empresa e a Unimed Fortaleza, já definidos em contrato.

18 – O que é coparticipação e como ocorre a cobrança?

A coparticipação é o mecanismo de regulação que consiste no pagamento à Unimed Fortaleza pelo cliente de percentual sobre as despesas relativas a determinados procedimentos previstos em contrato. Para os contratos com coparticipação, o cliente arca com 20% de participação somente sobre consultas e exames sobre a tabela praticada pela Unimed Fortaleza com seus prestadores e não sobre o valor particular. Esta cobrança é encaminhada para pagamento juntamente com a fatura Unimed Fortaleza

19 – Tinha plano Unimed Fortaleza por meio da empresa na qual trabalho, porém fui demitido, como faço para continuar sendo cliente?

Você pode permanecer na Unimed Fortaleza por meio do benefício PAD (Programa para Aposentados e Demitidos), caso você se enquadre nas condições abaixo estabelecidas ou até a duração do contrato empresa com a Unimed Fortaleza.

Demissão sem justa causa ou Aposentadoria;
A solicitação de inclusão no benefício junto a Unimed Fortaleza deve ser feita até 30 dias da data de seu desligamento ou aposentadoria;
O direito ao PAD cessa caso você perca a condição de desemprego e volte a trabalhar com vínculo empregatício (carteira assinada).

Documentos necessários para inclusão no benefício PAD (os documentos originais deverão ser apresentados durante o atendimento):

Cópia do Termo de Rescisão Contratual;
Cópia da Carteira de Trabalho da página com a foto (frente e verso);
Cópia da Carteira de Trabalho da página em que consta o carimbo da empresa com a data do desligamento;
Cópia do comprovante de endereço atualizado;
Certidão de Casamento ou Declaração Marital (no caso da esposa ser dependente do plano);
Certidão de nascimento (nos casos dos filhos com menor idade);
Cópia da carta de concessão de Aposentadoria (nos casos de Aposentadoria);
Cópia da identidade e CPF do titular e dependentes do contrato;
Caso você não atenda aos requisitos do PAD, poderá aderir a um contrato pessoa física até 30 dias da data de cancelamento do seu contrato empresa e ter o aproveitamento de todo o seu tempo de carência.

20 – Qual a cobertura e prazo máximo de carências do meu plano?

Consulte a página de Coberturas e Carências.

21 – O serviço de ambulância encaminha médico para consulta em domicílio?

O serviço Unimed Urgente promove atendimento apenas em situações de urgência e emergência. Não é um serviço de consultas em domicílio. A definição quanto ao encaminhamento, ou não, de uma equipe com médico (suporte avançado) será realizada pelo médico regulador, atuante na Atenção Pré-Hospitalar, de acordo com o perfil situação apresentada.

22 – Quando ocorre o reajuste das mensalidades do meu plano?

É anual e ocorre na data de aniversário do contrato. O índice de reajuste é de acordo com o percentual de aumentos de custos médicos hospitalares verificado no período. Esse índice é submetido à aprovação da ANS (Agência Nacional de Saúde), um órgão do Governo Federal controlador e regulador das Operadoras de Saúde.

As mensalidades também podem sofrer um reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária, de acordo com a tabela constante das condições gerais do contrato do Plano Individual, este será efetivado no mês de aniversário do beneficiário em questão.

Caso o titular ou responsável solicite alguma alteração no plano (inclusão, exclusão de dependentes, alteração de categoria ou acomodação, por exemplo) o valor da mensalidade também sofrerá alterações.

23 – Optei por consultar com um médico que não é cooperado da Unimed e paguei a consulta. Tenho direito a reembolso?

Não. A Unimed Fortaleza possui mais de 4.000 médicos cooperados em diversas especialidades. Caso o beneficiário opte por realizar uma consulta com médico não cooperado, o custo desta consulta é de responsabilidade do beneficiário. Para consultar os prestadores temos o ?Guia Médico? através do nosso site, www.unimedfortaleza.com.br ou via SAC, 0800-275-1818.

Na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador no munícipio pertencente à área geográfica de abrangência e a área de atuação prevista no contrato, a Unimed garante ao beneficiário os atendimentos conforme dispõe a Resolução Normativa nº 259 de 2011 da ANS, sendo que essa normativa poderá ser acessada por meio do site: www.ans.gov.br ou poderá ser consultada pela Central de Atendimento Telefônico (SAC) no fone 0800-2751818.

24 – Como utilizar a Rede Credenciada fora da área de abrangência da Unimed Fortaleza?

Quando fora da área poderá acessar o site da respectiva Unimed para consultar a rede credenciada local. Maiores informações contatar a referida Unidade.

O cliente deve apresentar requisição médica (em caso de exames ou realização de procedimentos), carteira do plano dentro da validade e abrangência conforme contratado e documento de identificação.

25 – Meu médico não é Cooperado, como devo proceder?

Deverá dirigir-se a um local de atendimento para autorizar previamente os exames solicitados.

Caso seja nos laboratórios da Unimed Fortaleza, deve levar a solicitação diretamente ao laboratório juntamente com o seu RG e cartão Unimed. A solicitação deve estar carimbada e assinada pelo medico.

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Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.

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(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.

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