Cuidar de Você 14 de Fevereiro de 2024

Como fazer inalação da forma correta?


O que a gripe, resfriado, rinite, sinusite ou problemas respiratórios como asma e bronquite têm em comum? Os sintomas dessas doenças podem ser aliviados ao fazer inalação de forma correta. Quer saber como? Confira o post que preparamos!

Mae auxiliando filha a fazer inalacao

Nariz congestionado, coriza, excesso de secreção, chiado no peito e sensação de peso na cabeça, são alguns sintomas que causam desconfortos em quem está gripado ou com algum problema respiratório. E, para ajudar a aliviar esses sintomas, é importante fazer a inalação corretamente.

A inalação ou nebulização, pode ser feita em casa de forma segura e eficaz, além de ser uma excelente aliada quando o objetivo é diminuir a sensação de “não respirar direito”.

Para explicar para que serve a inalação e dar dicas de como usar o inalador corretamente, conversamos com a pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Sawana Mesquita (CRM CE 14660). Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é inalação e para que serve?

Inalação é o ato de aspirar substâncias para as vias aéreas através da respiração, é o que explica a pediatra Dra. Sawana Mesquita. “Ela serve para levar medicamentos à laringe, traqueia e pulmão, umidificar e fluidificar secreções, aliviando alguns sintomas e auxiliando no tratamento de algumas doenças”, complementa.

Quais são os tipos de inalação?

As modalidades de nebulização são:

  • Vaporização: geralmente feita com vapor de água e algumas ervas como camomila e alecrim. A vaporização consiste no método de aspirar o vapor que sai da água fervendo por cerca de 15 minutos. É importante fazer a vaporização com muito cuidado para não se queimar e, de preferência, com auxílio de outra pessoa.
  • Inalação/nebulização: é utilizado o aparelho nebulizador com soro fisiológico ou medicamentos.
  • Sprays: os sprays dosimetrados são popularmente conhecidos como as bombinhas e são mais utilizados por pessoas que possuem problemas respiratórios crônicos como a asma.

Quando a inalação é indicada?

Geralmente, pessoas que sofrem com doenças pulmonares como asma, fibrose cística, displasia broncopulmonar, entre outras, são orientadas pelos médicos a fazer nebulização com medicamentos específicos de 3 a 5 vezes ao dia.

“A inalação com soro fisiológico pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes,  resfriados, rinites, sinusites e tosses, pois o soro ajuda a fluidificar as secreções, aliviando o sintoma de congestão nasal”, explica a Dra. Sawana Mesquita.

É importante reforçar que o uso do inalador deve ser feito sob orientação médica, pois apenas o profissional saberá indicar a modalidade correta de inalação de acordo com o quadro clínico apresentado.

 Conheça 4 riscos da automedicação por pesquisas na Internet

Qual a maneira correta de fazer a inalação?

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais as modalidades da inalação, separamos 8 dicas para fazer a nebulização com segurança em casa: 

  1. Antes de manusear o inalador, lave bem as mãos e certifique-se de que o equipamento está higienizado;
  2. Faça a higiene oral antes da inalação, pois, caso tenha resíduo alimentar na boca, eles podem ser levados para as vias aéreas;
  3. Siga a prescrição médica corretamente. “É importante colocar a quantidade indicada de soro ou do medicamento prescrito pelo médico, nem uma gota a mais ou a menos”, reforça a Dra. Sawana Mesquita;
  4. Independentemente do tipo de inalação, o ideal é que ela seja realizada na posição sentada, bem acordado e respirando de forma ativa pela boca. A médica reforça que não há necessidade de acelerar ou forçar a respiração;
  5. A máscara do aparelho aerosol deve ser colocada de forma confortável ao rosto e não pode ficar frouxa, por isso, para os adultos o ideal é que seja uma máscara tamanho adulto e, no caso das crianças, uma máscara infantil. Ambas devem ficar encaixadas do nariz ao queixo;
  6. Deixe o fio que conecta a máscara ao aparelho inalador desenrolado;
  7. Após usar, lave a máscara e o recipiente do soro com água e sabão. Se compartilhar o inalador com a família, esterilize com água fervendo para evitar a transmissão de vírus e bactérias.
  8. No caso de crianças, é importante utilizar a máscara de inalação infantil e certificar-se que ela está encaixada corretamente no rosto. “Caso a criança esteja muito debilitada ou sonolenta, é importante segurar a máscara para evitar que ela caia ou desencaixe. Além disso, se for possível, coloque a criança no colo, em posição sentada, para que a nebulização seja feita de forma mais efetiva”, orienta.

A inalação dura cerca de 15 a 20 minutos e, durante esse período, é importante se concentrar no processo para evitar que o líquido derrame e o fio desconecte. Caso esteja com sono ou muito cansado, peça ajuda de alguém para segurar a máscara ou acompanhar a nebulização com você e, assim, evitar acidentes.

Os medicamentos inalatórios são seguros?

 Sim. “Os medicamentos inalatórios são seguros quando bem indicados e prescritos pelo médico que avaliou o paciente, tanto na forma de nebulização como nas bombinhas”, explica a médica.

O acompanhamento médico é indispensável

Dicas anotadas? Lembre-se de seguir corretamente as orientações médicas para uma inalação mais eficaz! Se você é cliente Unimed Fortaleza e tem dúvidas sobre quais remédios usar e as quantidades recomendadas, clique aqui para saber como agendar sua consulta ou baixe o APP Cliente Unimed Fortaleza para ser atendido no Pronto Atendimento Virtual Adulto ou Pediátrico sem sair de casa.

A Unimed Fortaleza faz parte do Sistema Unimed e é a maior rede de atendimento de Fortaleza. Mais de 4 mil médicos cooperados oferecem assistência médica completa em clínicas, hospitais e laboratórios com alta tecnologia.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Sawana Mesquita (CRM CE 14660).

Rodapé da página.