Cuidar de Você 19 de Outubro de 2023

Como prevenir o Alzheimer? Veja 7 dicas para estimular sua mente


Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 1,2 milhão de casos da Doença de Alzheimer, mas muitos deles ainda estão sem diagnóstico. Para saber como prevenir o alzheimer e cuidar do seu cérebro para que ele envelheça saudável, continue a leitura!

Idosa com alzheimer recebendo cuidados medicos

Você já se perguntou onde estava o seu celular enquanto o segurava com uma das mãos ou não fazia ideia de onde colocou a chave de casa? Episódios como esses são comuns, principalmente nos dias corridos em que executamos diversas atividades ao mesmo tempo. Porém, se você tem mais de 60 anos, esses acontecimentos podem ser um sinal de alerta para algo maior.

A Doença de Alzheimer é mais comum na terceira idade e acomete mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo, mas, apesar de ser comum nos mais velhos, não é recomendado esperar por ela, o ideal é criar hábitos que ajudem a prevenir a doença.

Para conversar sobre como prevenir o Alzheimer, convidamos o psiquiatra da Unimed Fortaleza, Dr. Anchieta Maciel (CRM – 2709). Leia o conteúdo abaixo e saiba mais!

O que é a Doença de Alzheimer?

Antes de saber como prevenir o Alzheimer, é importante entender o que é a doença. O Alzheimer é conhecido por comprometer as funções cerebrais, reduzindo a capacidade de reter memória recente e incapacitando a realização de atividades de forma independente.

“A Doença de Alzheimer além de afetar a memória, prejudica as funções cognitivas como a fala, o raciocínio, a percepção e a atenção”, explica o psiquiatra, Dr. Anchieta Maciel.

Quais são os sintomas da doença?

O psiquiatra explica que o sintoma mais comum da Doença de Alzheimer é a perda de memória recente. “Normalmente, o sinal de alerta aparece quando a pessoa já não consegue mais reter o que aconteceu há poucas horas ou dias e esse é o primeiro sintoma da doença”.

Com a evolução do Alzheimer, outros sintomas podem aparecer:

  • Repetição de perguntas e histórias;
  • Perda de memória mais antiga;
  • Irritabilidade;
  • Confusão mental e falta de discernimento;
  • Mudança abrupta de humor e personalidade;
  • Dificuldade da linguagem;
  • Delírios e paranoias;
  • Falta de orientação no tempo e espaço;
  • Dificuldade de acompanhar conversas e apatia.

O que causa a Doença de Alzheimer?

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas existem alguns fatores de risco como a predisposição genética, a idade maus hábitos de vida como o alcoolismo, tabagismo e sedentarismo.

“O Alzheimer é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas pode aparecer nos mais jovens. Por isso, manter um estilo de vida saudável é essencial para evitar o surgimento da doença”, orienta o psiquiatra.

Como prevenir o Alzheimer?

Como explicamos acima, as causas da doença ainda são desconhecidas, mas a melhor estratégia para evitar o surgimento do Alzheimer é adotar um estilo de vida saudável. A seguir, o Dr. Anchieta Maciel separou 7 dicas para prevenir o Alzheimer:

  1. Uma das melhores formas de prevenção é estimular a mente de forma estratégica, por isso, jogos como palavras cruzadas, puzzles, xadrez, damas, jogo de cartas, jogo da memória e sudoku são ótimos aliados para exercitar o cérebro. “O ideal é tirar 15 minutos por dia para exercitar a mente de forma estratégica”, aconselha o médico.
  2. Ler, estudar e aprender um novo idioma também são formas interessantes de prevenir o Alzheimer. “Além disso, treinar a memória tentando memorizar listas de compras e datas de aniversário de entes queridos também ajudam a estimular a mente”.
  3. Praticar atividade física faz bem para a saúde e é uma das formas de prevenir o Alzheimer. Trinta minutos de exercícios físicos diários já são suficientes para manter a saúde do corpo e da mente.
  4. Tenha uma alimentação saudável e faça uso de vitamina D. “Também é importante não fumar e não exagerar na bebida alcóolica”, orienta o médico.
  5. Alerta para doenças crônicas! Diabetes e hipertensão aumentam os riscos de desenvolver a doença de Alzheimer, por isso, é importante estar com os exames em dia!
  6. Tenha um sono de boa qualidade! É durante o sono que conseguimos descansar e o nosso cérebro consegue reter informações. Então, sempre que possível, faça a rotina do sono e evite perder noites.
  7. Não faça uso de medicamentos para demência como prevenção. “A automedicação não é recomendada em nenhum momento e não existe comprovação científica de que o uso de remédios para demência atue de forma preventiva, por isso, caso apresente os sintomas da doença, procure um médico especialista”, pontua o Dr. Anchieta Maciel.

Identifique a demência em idosos

Agora que você já sabe o que é, quais são os fatores de risco e aprendeu como prevenir o Alzheimer, que tal se aprofundar mais no conteúdo? Preparamos um vídeo explicando como identificar a demência em idosos.

E lembre-se, caso apresente ou identifique os sintomas da doença em amigos ou familiares, procure um neurologista ou psiquiatra. Apenas especialistas podem fazer o diagnóstico correto do Alzheimer e orientar a melhor forma de tratamento. Acesse o Guia Médico Online e verifique o profissional da Unimed Fortaleza mais perto de você!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico psiquiatra da Unimed Fortaleza, Dr. Anchieta Maciel (CRM – 2709)

Rodapé da página.