Movimente-se 08 de Junho de 2022

5 hormônios liberados na atividade física e os efeitos surpreendentes no seu corpo


Quer conhecer os hormônios liberados na atividade física e entender como eles são responsáveis pela sensação de bem-estar? Continue lendo para saber mais!

Pessoas correndo e aproveitando beneficios dos hormonios liberados na atividade fisica

Sabe quando bate a preguiça de ir à academia ou ao crossfit, dar aquela corridinha na praia ou andar de bike, e aquele seu amigo que não falta um dia diz que é mais provável você se arrepender de não ir do que o contrário? Provavelmente ele está certo!

Quando nos exercitamos, hormônios são liberados na atividade física e eles, junto com os neurotransmissores, são responsáveis por ajudar a regular o sono e a digestão, melhorar a pressão sanguínea e os processos corporais, além de causar a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.

A seguir, convidamos o ortopedista e médico do esporte da Unimed Fortaleza, Dr. Eduardo Vasconcelos de Freitas (CRM CE 13993), para explicar quais são os hormônios liberados na atividade física e como eles agem no nosso organismo. Confira!

1. Endorfina

A endorfina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e, quando liberada, promove a sensação de recompensa e bem-estar. Além disso, também inibe o estresse e a irritação, e é um analgésico natural do organismo, pois alivia dores e a ansiedade.

Praticar esportes como corrida, andar de bicicleta, natação, fazer musculação, yoga, dentre outros, ajuda a aumentar a produção de endorfina na corrente sanguínea e tem diversos benefícios.

Principais efeitos da endorfina

  • Crescimento celular;
  • Queima de gordura;
  • Melhora do sono;
  • Diminuição do colesterol;
  • Aumento da disposição física e mental;
  • Melhora da resistência imunológica.

2. Serotonina

Popularmente conhecida como hormônio da felicidade, a serotonina também é um dos hormônios liberados na atividade física e está relacionada à estabilidade emocional e atua em diversas funções no organismo.

Principais efeitos da serotonina

  • Regulação do humor;
  • Melhora da memória;
  • Sensação de bem-estar;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Melhora das funções cognitivas;
  • Regulação do ritmo cardíaco.

Praticar exercício físico regularmente auxilia na liberação desse hormônio na corrente sanguínea, pois aumenta a produção do aminoácido triptofano, que é responsável por produzir a serotonina.

A prática de exercício físico aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. Além de beneficiar a saúde mental, se exercitar regularmente previne a susceptibilidade a doenças crônicas como hipertensão, diabetes gestacional, doença arterial coronariana e todas as formas de câncer“, explica o Dr. Eduardo Freitas.

turma de corredores Unimed Ativa

3. Adrenalina

A adrenalina, também conhecida como epinefrina, é produzida de forma natural em nosso organismo pelas glândulas suprarrenais, ou adrenais, e atua na resposta rápida em situações de estresse.

A produção da epinefrina é estimulada ao praticar atividade física, principalmente envolvendo esportes radicais como pular de paraquedas, escaladas e saltos. Quando estamos com medo ou passamos por fortes emoções o nível do hormônio também pode aumentar no organismo.

Principais efeitos da adrenalina

  • Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • Estimula a produção de energia extra;
  • Ativa o cérebro, deixando-o mais alerta, com reações mais rápidas e estimulando a memória;
  • Maior fluxo de sangue para os músculos;
  • Aumento da produção de suor;
  • Acelera a queima de calorias.

4. Somatotrofina (GH)

A somatotrofina ou GH, é um dos hormônios liberados na atividade física e é mais conhecida como hormônio do crescimento, já que é responsável pela multiplicação de células e crescimento físico do corpo humano.

Além de agir no crescimento, o GH também estimula a queima de gordura, fortalece o crescimento dos tecidos e da fibra muscular. Se o seu objetivo for ganhar massa magra, é interessante focar em atividades físicas de alta intensidade para que o corpo consiga produzir somatotrofina em alta quantidade e possa auxiliar no processo.

“Vale lembrar que toda atividade física é capaz de estimular os hormônios e trazer benefícios para o nosso corpo. E o melhor exercício é aquele que melhor se adequa ao estilo de vida de cada um. Fazer caminhada, yoga, dançar ou dar aquela corridinha na praça ou na praia, pode contribuir para dias mais felizes e relaxantes”, ressalta o Dr. Eduardo Freitas.

5. Cortisol

Apesar de ser conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol tem a função de proteger a nossa saúde. Durante a prática de atividade física, o tipo de hormônio liberado no corpo é diferente do produzido pelo organismo no estresse do dia a dia. Quando liberado na quantidade correta, ele aumenta os substratos do metabolismo e tem efeitos benéficos à saúde como os elencados abaixo.

Principais efeitos do cortisol

  • Diminuição dos efeitos do estresse causado durante o dia a dia;
  • Aumento dos efeitos anti-inflamatórios no corpo;
  • Regulação do ciclo biológico;
  • Maior concentração e energia durante o treino;
  • Estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor que aumenta o bem-estar;
  • Conserva os níveis normais de glicemia, evitando a hipoglicemia, que é a baixa concentração de açúcar no sangue.

Leia também! Os 10 exercícios que mais queimam calorias

Vamos começar juntos?

Agora que você já entendeu quais são os hormônios liberados na atividade física e como eles causam efeitos positivos no corpo humano, que tal começar ou recomeçar aquela rotina de exercício físico? Em nosso canal do Youtube, temos uma playlist recheada de vídeos de atividades físicas que podem ser feitas em casa e que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz, confira acessando esse link!

Playlist de treinos Youtube

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ortopedista e médico do esporte da Unimed Fortaleza Dr. Eduardo Vasconcelos de Freitas (CRM 13993 CE).

Rodapé da página.