Alimentação Saudável 13 de Abril de 2022

Energético faz mal à saúde? Conheça os efeitos da bebida no seu corpo


Você não tem certeza se consumir energético faz mal, mas tem esse hábito? Nesta leitura, entenda como a bebida age no seu organismo, quais os efeitos colaterais e a quantidade ideal para consumo.

amigos bebendo energético

Com a rotina atribulada de estudos e trabalho, muitas pessoas acabam recorrendo aos energéticos como forma de manter a concentração, estar ativo durante as demandas do dia e até para ficar acordado durante a madrugada para produzir mais.

Para outras, o energético é frequentemente utilizado durantes festas, juntamente com bebidas alcoólicas, com o objetivo de manter a energia e a animação. Mas como identificar quando o consumo de energético faz mal à sua saúde? Confira agora as dicas e orientações da nutricionista Jessica Viana da Unimed Fortaleza.

Como o energético age no organismo?

Em até 10 minutos, a bebida energética tem o poder de aumentar a sua frequência cardíaca, e cerca de 45 minutos após a ingestão, gerar um pico de cafeína na circulação. Após esse pico, a cafeína é decomposta e o fígado passa absorver mais açúcar, só então o corpo tem uma queda de níveis de energia, diminuindo consideravelmente os sintomas da bebida em torno de uma hora após o consumo.

Quais são os efeitos colaterais do energético?

A bebida energética é muito procurada para melhorar o desempenho físico e mental, estimular o metabolismo, fornecer energia, reduzir a fadiga, aumentar a concentração e propiciar uma sensação de bem-estar. Em sua composição, comumente apresenta substâncias como carboidratos, taurina, cafeína, açúcares e vitaminas do complexo B.

A cafeína funciona por ter ação cognitiva, de relaxamento e de disposição, melhorando também a cognição mental, física e a percepção do esforço, além de diminuir letargia. Já a taurina, que é produzida pelo próprio corpo, atua com ação detoxificante e antioxidante.

Dentre essas substâncias, a concentração de cafeína em bebidas energéticas tem sido o principal alvo de preocupação entre os profissionais da saúde devido aos seus efeitos colaterais. Acontece que a substância é um estimulante de rápida ação no organismo que age diretamente no sistema nervoso central.

Em excesso, o consumo de cafeína pode provocar vários efeitos nocivos a curto e longo prazo. São eles:

  • Vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Dor de cabeça;
  • Alucinações;
  • Convulsões;
  • Taquicardia;
  • Palpitações;
  • Tremores;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • Doenças cardíacas.
  • Hipertensão;
  • Úlceras Gástricas;
  • Ansiedade.

Enquanto a overdose da substância pode levar até mesmo ao óbito. Assim, a cafeína é um elemento-chave para que se compreenda que, em situações de excesso, o energético faz mal à saúde e poderá desencadear reações adversas.

Quanto de cafeína tem em uma lata de energético de 250ml?

A dose recomendada de cafeína para adultos é de até 400mg por dia. Uma lata de energético de 250ml, por exemplo, já possui sozinha entre 80 e 90 mg de cafeína.

É importante ressaltar que essa recomendação diária engloba o consumo de cafeína total na dieta de um adulto, sendo necessário contabilizar também outros alimentos da sua rotina que contém cafeína, como chocolates, refrigerantes, chás, dentre outros.

Energético e álcool: combinação perigosa?

Além do excesso, outro fator preocupante para a saúde no consumo de energético são as combinações. É comum a mistura de bebidas alcóolicas com o estimulante, mas o que muitos não percebem é que no rótulo desse tipo de produto já existe o alerta de que a mistura não é recomendada.

Por ser uma droga, o álcool gera sintomas quando ingerido e, em grande quantidade, os efeitos colaterais são ainda mais notáveis. Porém, quando combinado com o energético, os sintomas são camuflados fazendo com que a embriaguez não seja notada, colocando os consumidores em situação de risco.

Leia também: 3 dicas para curar a ressaca de vez!

Essa camuflagem dos sintomas pode gerar uma série de outros problemas, incluindo a falta de controle da quantidade de energéticos ingeridos em apenas uma noite.

Além disso, o consumo das duas bebidas juntas aumenta bastante o volume de urina, o que leva à diminuição da absorção do sódio e de água nos rins. Como consequência, em casos mais graves, leva à desidratação.

Energético em jejum faz mal?

Outro comportamento contraindicado é beber energéticos em jejum, pois sua composição pode gerar irritação nas paredes do estômago e causar dores de barriga, gastrite, azia e até úlcera. Então, não confunda os benefícios do energético com café da manhã, priorize uma alimentação balanceada.

Lembre-se de evitar a bebida quando apresentar também:

  • Problemas intestinais ou cardíacos,
  • Crises de ansiedade;
  • Dificuldade para dormir regularmente;
  • Ingestão além do recomendado de cafeína no seu dia.

Afinal, beber energético faz mal?

Como podemos observar, há sim casos em que tomar energético faz mal, principalmente quando falamos sobre o seu consumo em excesso, combinações com álcool e ingestão em jejum, mas nem sempre a bebida será prejudicial. Vários atletas, por exemplo, utilizam o energético como pré-treino, já que sua composição gera maior disposição e redução de cansaço.

O importante é observar as suas dosagens de consumo e rever seus hábitos. Estabelecer uma rotina que priorize seu sono sempre será mais recomendado que recorrer aos energéticos. Mas, caso seja algo pontual, o energético poderá sim ser seu aliado.

Melhore sua qualidade de vida

Caso precise de ajuda para incorporar hábitos saudáveis que te ajudarão a ter mais energia no seu dia a dia, em nossas Clínicas de Saúde Integral dispomos de uma equipe multidisciplinar com médicos, nutricionistas e profissionais de educação física que poderão lhe direcionar para um estilo de vida com mais saúde e disposição!

Em nosso blog, já explicamos como as Clínicas de Saúde Integral da Unimed Fortaleza funcionam. Leia e descubra como o atendimento focado na saúde integral pode contribuir para o aumento da sua qualidade de vida e para uma maior aproximação com o seu médico, como você nunca teve antes!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Jéssica Magalhães Viana (CRN 11 – 6600).

Rodapé da página.