Para Sua Empresa 26 de Abril de 2018

5 doenças relacionadas ao trabalho e como evitá-las na sua empresa


Com o intuito de que você conheça quais são as doenças relacionadas ao trabalho mais comuns e o que fazer para evitá-las na sua empresa preparamos este artigo. Confira!

Pessoas em reunião no ambiente de trabalho

Numa diversidade de afazeres, por vezes, os colaboradores negligenciam sua saúde e bem-estar. Isso faz com que a sua produtividade baixe e, por consequência, os resultados que ele gera à empresa.

Você sabe o que é doença ocupacional?

São várias doenças que causam alterações da saúde do funcionário de uma empresa. Elas são provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

O que são doenças relacionadas ao trabalho?

Trabalhando horas por dia em uma determinada função, o colaborador pode adquirir uma diversidade de doenças relacionadas ao trabalho. São problemas de saúde ocasionados pela repetição, ou pelo barulho, ou por outras causas dependendo da função que ele exerce.

Por isso, é importante que se investigue os riscos de cada função para que haja um acompanhamento e o empregador não sofra com as consequências de distúrbios que possam prejudicar a função do colaborador.

Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho

Nesta pluralidade de doenças que podem ser geradas no ambiente de trabalho, há cinco que são mais frequentes. São elas:

1. LER

A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. O nome da sigla já é explicativo, pois as pessoas que adquirem a LER são aquelas que fazem a mesma ação repetidamente por dia. Como, por exemplo, os colaboradores que trabalham em frente ao computador, por conta do esforço repetitivo de digitar, podem adquirir a tendinite (inflamação nos tendões).

2. DORT

As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Os que adquirem essa doença são aqueles que trabalham em posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas. Caso não sejam tratadas a tempo, as DORTs podem se agravar causando até mesmo a invalidez do trabalhador. Por isso a importância da postura para manter a coluna saudável.

Recomendado: veja 8 dicas de alongamento no trabalho

3. Surdez definitiva ou temporária

Em alguns tipos de trabalhos, há constantemente ruídos que podem ocasionar a perda da sensibilidade auditiva. Esta perda pode ser temporária ou definitiva e pode acontecer de forma silenciosa e lenta, ou seja, não se trata de uma doença relacionada ao trabalho que pode ser evitada por conta da dor, pois o trabalhador não percebe que está perdendo a audição e, por isso, é importante ter atenção com ela.

4. Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho

Sofrimentos psíquicos, tais como a ansiedade e o estresse, estão diretamente ligados às pressões que podem ocorrer no ambiente de trabalho (desentendimentos, a carga horária excessiva, dentre outros).

banner-blog_850x200px

5. Dermatite Alérgica de Contato

Trata-se de uma doença relacionada ao trabalho que se caracteriza por alterações na mucosa e pele do colaborador, devido a sua exposição a agentes nocivos no momento em que ele está executando suas atribuições. Ulcerações, dermatite de contato, infecções e cânceres são alguns males que o termo dermatite alérgica de contato engloba.

Como evitar as 5 doenças relacionadas ao trabalho?

As doenças citadas acima podem ser prevenidas, mas para isso é necessário que a empresa adote ações essenciais. Listamos para você, 5 ações imprescindíveis para manter a saúde e bem-estar de seu colaborador.

1. Oferte ginástica laboral

Para prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo, a empresa pode facilitar que nos ambientes de trabalho tenha ginástica laboral. Além disso, é importante que o funcionário faça pausas para descanso durante a atividade que exerce;

2. Incentive a prática de exercícios físicos

Já para combater Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, incentive a prática de exercício físico, para que haja fortalecimento dos músculos de seus colaboradores. Outra importante medida preventiva é proporcionar um tipo de mobiliário que promova a correta acomodação ergonômica do colaborador para atividades desenvolvidas em escritórios;

3. Reforce o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual

Incentive também o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como protetores auriculares nos ambientes de muito ruído para que se evite a surdez falada anteriormente neste post. Além de outros equipamentos, que podem evitar também Dermatite Alérgica de Contato;

Pessoas no ambiente de trabalho se alongando para evitar doenças relacionadas ao trabalho

4. Construa um ambiente de trabalho saudável

Propicie a seu empregado um ambiente de trabalho saudável, com diálogo acerca de suas demandas, alinhando a complexidade de cada uma e estando próximo para ajudá-lo; e um bom relacionamento, minimizando problemas e estando disponível para o colaborador quando ele, porventura, sentir-se sobrecarregado. Assim haverá uma menor possibilidade de que ele desenvolva sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho;

5. Realize campanhas de vacinação

Promova campanhas de vacinação dentro da empresa para os funcionários, evitando a disseminação de doenças. Essa iniciativa visa reduzir os dias de trabalho perdidos, como também o índice de absenteísmo.

Considerando as medidas preventivas citadas acima, para um maior suporte físico e psicológico ao colaborador, é indispensável que a empresa disponibilize um bom plano de saúde empresarial. Com o acompanhamento adequado, agilidade no atendimento e assertividade de diagnósticos, o funcionário alcançará maior bem-estar, o que impactará positivamente em sua produtividade e, consequentemente, no alcance dos resultados da empresa.

Por que devo me preocupar com as doenças relacionadas ao trabalho?

Adotando as posturas citadas acima e tendo ainda mais atenção com as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, o seu colaborador terá mais produtividade, tendo em vista que a saúde dele estará em dia.

Além disso, cuidando do bem-estar do funcionário, ele perceberá a importância que tem para a empresa, alinhando-se ainda mais aos seus Valores e sua Missão planejadas estrategicamente, levando a empresa ao objetivo esperado.

Para saber mais algumas ações que podem gerar mais bem-estar dentro da sua empresa, confira o vídeo abaixo com 3 dicas para propiciar um ambiente de trabalho cada vez mais harmônico e saudável. Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso canal do Youtube.

Rodapé da página.