Cuidar de Você 19 de Outubro de 2022

Pés inchados indicam problema vascular? Médico especialista explica


Você sofre com os pés inchados e não sabe o que fazer? Confira as orientações do nosso médico especialista e veja como aliviar o desconforto!

Mulher com pes inchados

Ao fim de um longo dia de trabalho em que você ficou a maior parte do tempo sentado ou em pé, já reparou que os seus tornozelos ou os seus pés estavam inchados? Esse problema é bastante comum e pode atingir qualquer pessoa.

O inchaço nos membros não é algo grave, mas quando a condição persiste por mais de 3 dias ou acontece com frequência pode ser sinal de alerta para outros problemas de saúde.

Para tirar as suas dúvidas e explicar quando os pés inchados indicam problemas vasculares, convidamos o cirurgião vascular da Unimed Fortaleza, Dr. Vicente Freire (CRM – CE 10323). Continue a leitura!

Você sabe o que é um edema?

Popularmente conhecido como inchaço, um edema geralmente ocorre nos membros superiores ou inferiores do nosso corpo e se forma quando há um acúmulo de líquido nos vasos sanguíneos causando um extravasamento desse líquido pelos tecidos do corpo humano. Mas você sabe por que o inchaço acontece?

Quais são as principais causas dos pés inchados?

A síndrome dos pés inchados pode ter diversas causas, dentre elas o sedentarismo, má postura, má alimentação ou indicar problemas mais sérios como a insuficiência vascular ou cardíaca. A seguir, explicamos detalhadamente cada uma delas!

1. Insuficiência venosa

A causa mais comum dos pés inchados é a insuficiência venosa, que ocasiona a dificuldade de retorno do sangue aos vasos sanguíneos, gerando um acúmulo de líquido nos pés e tornozelos.

“A insuficiência venosa consiste na perda da funcionalidade das válvulas das veias das pernas, favorecendo o surgimento das varizes, que são as veias inflamadas que causam dor e inchaço nas pernas. Além disso, o problema pode estar relacionado a uma trombose ou a predisposição genética”, explica o Dr. Vicente Freire.

É importante destacar que o inchaço nos pés causado pela insuficiência venosa vem associado a outros sintomas, como:

  • Dor nas pernas;
  • Varizes;
  • Dermatite ocre (manchas amarronzadas nos membros inferiores).

2. Problemas cardiovasculares

O edema nos pés também pode estar associado a problemas cardiovasculares como:

  • Insuficiência cardíaca: acontece quando o coração fica fraco e não consegue bombear o sangue corretamente. Nesses casos, além dos pés inchados, o paciente apresenta outros sintomas como falta de ar e cansaço;
  • Trombose venosa: consiste no entupimento das veias das pernas e impossibilita que o sangue retorne para o coração, além do edema nos membros inferiores, a trombose tem como sintoma dor e vermelhidão nas pernas;
  • Linfedema: é um distúrbio no sistema linfático que tem como característica o acúmulo de líquido formado por água, proteína e gordura nas pernas, tornozelos e nos pés;
  • Pacientes com histórico de infarto: podem ter problemas na circulação, ocasionando os pés inchados.

6 sinais de trombose na perna e 3 fatores de risco para o desenvolvimento da doença

“Nessas situações, em que o edema está relacionado aos problemas vasculares, o paciente também pode ter a sensação de peso na perna que muitas vezes é confundida com dor. Mas reforço que a sensação é real, porque há um aumento de líquido na região dos membros inferiores”, explica o médico.

3. Sedentarismo, má postura e má alimentação:

 Além dos problemas venosos e vasculares, a má alimentação, a postura e o sedentarismo são fatores que podem contribuir para os pés inchados.

  • Má postura: quando os pés ficam suspensos por muito tempo há uma dificuldade do retorno sanguíneo aos vasos dos pés. A cada hora sentado ou em pé, é importante movimentar o corpo para estimular o retorno sanguíneo e a drenagem de líquidos;
  • Alimentação desequilibrada: rica em alimentos processados ou condimentados, faz com que a pressão arterial aumente e contribui para o edema dos membros inferiores. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode contribuir para o inchaço, já que a substância inibe o hormônio responsável pela diurese, causando um desequilíbrio da água corporal;
  • Sedentarismo: favorece o inchaço nos pés, pois com a ausência de prática de exercício físico, a musculatura das pernas se torna mais fraca.

4. Outros problemas que podem estar relacionados ao inchaço nos pés:

  • Traumas e lesões;
  • Uso excessivo de sal;
  • Artrite, artrose e tendinite;
  • Doenças renais.

“O hipotireoidismo, a desnutrição e a obesidade também podem contribuir com o inchaço nos pés. O que acontece nesses casos é que a deficiência proteica estimula a concentração de líquido dentro dos vasos sanguíneos fazendo com que haja o extravasamento do líquido para os tecidos”, explica o Dr. Vicente.

O calor pode causar inchaço nos pés?

Sim. O Dr. Vicente Freire explica que no calor a condição de pés inchados pode piorar porque o corpo tem uma necessidade maior de manutenção da temperatura.

Essa regulação da temperatura corporal acontece por meio do suor, causando uma vasodilatação. Nesse processo, há um aumento da perda de líquido para o meio externo e para os tecidos dos membros inferiores. Por isso, é possível que os pés e tornozelos fiquem inchados em períodos de temperatura mais elevada”.

5 dicas de como evitar pés inchados

É possível prevenir os pés inchados com hábitos mais saudáveis, como:

  1. Ter uma alimentação equilibrada, priorizando frutas, legumes, proteínas e evitando alimentos processados;
  2. Beber bastante água para evitar a retenção de líquido;
  3. Praticar atividade física, pois quando colocamos o corpo em movimento, fortalecemos a musculatura e auxiliamos no processo de drenagem de líquidos e circulação sanguínea;
  4. Reduzir o consumo de sal;
  5. Realizar consultas médicas periódicas, principalmente os pacientes que já possuem problemas de saúde ou têm histórico de infarto e trombose.

 Encontre o médico da Unimed Fortaleza mais próximo de você!

Como está a sua saúde?

Agora que você já sabe as causas dos pés inchados e as formas de prevenção, que tal começar a cuidar da sua saúde em casa? Confira três planos de treino gratuitos para fazer fora da academia que preparamos para você!

Mulher segurando dois halteres e ao seu lado o texto "Planos de Treinos: Exercícios físicos para fazer fora da academia" para inserir na publicação dos posts publicados em 2018 mais acessados no ano.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico cirurgião vascular da Unimed Fortaleza e Presidente da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Ceará, Dr. Vicente Freire Gonçalves Júnior (CRM-CE 10323).

 

 

Rodapé da página.