Cuidar de Você 05 de Fevereiro de 2019

Como evitar varizes? Conheça 5 formas que funcionam!


Você passa muito tempo em pé ou sentado? Sente dores nas pernas, inchaço, vermelhidão ou notou o aparecimento de manchas? Saiba que pode ser o incômodo causado pelas veias dilatadas. Para se prevenir, veja agora como evitar varizes.

mulher-varizes
As varizes são veias dilatadas de coloração vermelha ou azul que podem ser observadas por baixo da pele, principalmente nas pernas, e podem causar dores e desconfortos.

Para algumas pessoas, as temidas varizes são uma preocupação estética. Já para outras, elas podem causar problemas mais graves, como o aumento do risco de doenças circulatórias.

Elas podem surgir devido à má circulação, especialmente, durante a gravidez e a menopausa para as mulheres. Além de ser comum em idosos. Mostramos na lista abaixo outros fatores que podem influenciar no aparecimento dessas veias dilatadas. Confira!

10 fatores de risco para o surgimento de varizes

O principal fator é a predisposição familiar, ou seja, a doença é passada de geração para geração. Mas outras situações podem influenciar no seu surgimento, como:

  1. Pessoas com mais de 40 anos;
  2. Pessoas com excesso de peso ou obesas;
  3. Pessoas que ficam sentadas ou em pé por muitas horas, prejudicando o fluxo do sangue;
  4. Pessoas sedentárias;
  5. Pessoas com pouca circulação e altos níveis de inflamação, causadas por má alimentação, falta de exercício, lesões nos membros, desequilíbrios hormonais e altos níveis de estresse;
  6. Adolescentes no período da puberdade;
  7. Mulheres grávidas;
  8. Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais;
  9. Mulheres passando pela menopausa;
  10. Pessoas com pele muito branca e alto nível de exposição solar.

8 tipos de alongamento para fazer no trabalho

Como evitar varizes seguindo 5 passos

Mesmo que a hereditariedade seja um fator relevante, alguns cuidados ajudam a retardar e até mesmo a parar o processo de formação das veias dilatadas. Para saber como evitar varizes, confira as sugestões do Dr. Jurandir Marques, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

1. Pratique atividades físicas leves no seu dia a dia, que não exijam do corpo grandes esforços;

2. Use meias elásticas;

3. Mantenha o seu peso sob controle;

4. Reveze com uma certa frequência sua posição a fim de melhorar a circulação sanguínea no corpo, evite ficar muito tempo sentado ou em pé;

5. Consulte um médico angiologista/cirurgião vascular e siga suas orientações.

Não sabe como começar? Veja como escolher o melhor exercício

Preste atenção nesses 5 alertas:

Você pode sentir alguns alertas que antecedem o aparecimento de vasos vermelhos ou azuis nas pernas, são eles:

1. Dores nas pernas;

2. Inchaço;

3. Vermelhidão;

4. Formação de manchas nos tornozelos;

5. Queimação.

Além do inconveniente estético, o surgimento deles sinaliza que a sua saúde precisa de atenção. Para maiores orientações, a melhor escolha é consultar um médico angiologista ou cirurgião vascular. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias.

Gostou de saber como evitar varizes? Temos mais uma sugestão de leitura para você! Aprenda a identificar 6 sinais de trombose na perna e conheça mais sobre a prevenção da doença. Lembre-se de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo para saber quando tem post novo no Blog Viver Bem:

dr-jurandir-marques
Conteúdo aprovado em parceria com o médico Dr. Jurandir Marques
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará | Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular | Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular | Diretor Clínico do Hospital Regional da Unimed Fortaleza

Rodapé da página.