Cuidar de Você 02 de Maio de 2023

Quem tem labirintite pode fazer exercícios físicos?


Se você tem labirintite sabe que fazer movimentos bruscos pode causar a sensação de vertigem. Mas será que fazer exercícios físicos é prejudicial para quem tem o distúrbio? Descubra a seguir!

idoso com sintomas de labirintite

Ao levantar, movimentar a cabeça ou se agachar para pegar algo que caiu no chão você sente o mundo girar? Esse é um dos sinais da labirintite, distúrbio causado no labirinto, estrutura que fica dentro do ouvido e é responsável pelo equilíbrio e pela audição.

A vertigem causada pela labirintopatia pode ser bastante incômoda e causar inseguranças na hora de praticar atividades físicas. Para responder de vez se a labirintite piora ou melhora com o exercício físico, convidamos o médico otorrinolaringologista da Unimed Fortaleza, Dr. Samuel Rachid (CRM- CE 9003). Continue lendo!

Quem tem labirintite pode fazer exercícios físicos?

Sim, quem tem labirintite pode e deve fazer exercícios físicos, desde que o tratamento médico da labirintopatia esteja em dia e a atividade seja feita com acompanhamento de um profissional de educação física.

Um dos tratamentos para a vertigem é a reabilitação vestibular, que consiste em um tratamento feito por meio de exercícios orientados por um profissional, com o objetivo de estimular o equilíbrio do labirinto.

“Além da reabilitação, a prática esportiva é aliada do tratamento de labirintite, pois o labirinto é diretamente afetado por doenças como diabetes e hipertensão, e o exercício físico ajuda a regular essas condições”, explica o Dr. Samuel Rachid.

O exercício físico piora ou melhora a labirintite?

Manter o corpo em movimento sempre será bom para ter uma vida mais saudável, porém, quando a labirintopatia não está sendo tratada da forma correta ou quando a pessoa está em crise, com quadros recorrentes de tontura, o exercício físico pode piorar os sintomas da labirintite.

Elimine a tontura em 5 passos

A prática de atividade física causa um degaste natural do corpo, já que estamos queimando muitas calorias. Quando se está em crise de labirintite o ideal é não realizar nenhum tipo de exercício físico até que o distúrbio seja controlado”, pontua o médico.

Qual exercício é indicado para quem tem labirintite?

Com a orientação médica correta, todas as modalidades de atividade física são permitidas para quem sofre de tontura. O Dr. Samuel Rachid reforça que cada caso deve ser avaliado individualmente, mas atividades como caminhada e pilates são ótimas para começar a exercitar o corpo.

“Se você é uma pessoa sedentária e diagnosticada com labirintite, o ideal é iniciar com atividades físicas mais leves, pois assim é possível começar a estimular o equilíbrio do labirinto”.

 Dicas para começar a praticar exercícios após os 50 anos

Porém, como falamos acima, se o tratamento estiver em dia, você também pode fazer:

 “A vertigem acontece porque o seu corpo não sabe quando o movimento de giro da cabeça vai acontecer, por isso, nesses esportes de maior impacto é importante ir progredindo aos poucos e sempre deixar o profissional de educação física informado da sua condição clínica”, reforça o otorrinolaringologista. 

Fiquei tonto durante o exercício, e agora?

Quando isso acontecer é importante parar imediatamente a atividade física, comunicar ao seu instrutor e procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar a situação.

O Dr. Samuel Rachid reforça que “a sensação de vertigem durante a prática esportiva pode acontecer quando há pouco fluxo sanguíneo para o cérebro ou pouco oxigênio. Pessoas com pouco condicionamento físico também podem sentir a tontura. Nesses casos, interromper a atividade e procurar um médico é recomendado para evitar complicações maiores”.

Para evitar a tontura durante o exercício físico, é importante estar com a alimentação saudável em dia e evitar praticar atividade física em jejum. “Alimentos ricos em cafeína como o café e o chocolate, podem favorecer os sintomas da labirintite e devem ser evitados, assim como fazer jejum prologando também não é recomendado para quem sofre de labirintite”, ressalta o médico.

Conheça 4 alimentos que pioram a labirintite

É hora de cuidar da saúde

Gostou de saber qual a relação entre o exercício físico e a labirintite? Continue em nosso blog e confira os mitos e verdades sobre a labirintite.

Para ter mais qualidade de vida, caso você sinta tonturas durante a prática esportiva, procure imediatamente um especialista. Na Unimed Fortaleza, nossos clientes podem agendar sua consulta com um médico otorrinolaringologista diretamente no APP Cliente Unimed Fortaleza e receber o tratamento mais adequado. Baixe agora!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico otorrinolaringologista da Unimed Fortaleza Dr. Samuel Rachid (CRM – CE 9003).

Rodapé da página.