Movimente-se 23 de Fevereiro de 2016

Musculação ou treinamento funcional: o que praticar?


Se você está cansado de praticar musculação e até mesmo do ambiente da academia, que tal conferir algumas dicas de exercícios funcionais e praticá-los? A atividade funcional está relacionada a ações básicas do ser humano, como: pular, correr, andar e empurrar e pode ser praticada até mesmo ao ar livre e em casa.

Outra característica marcante deste exercício é que ele é focado na necessidade de quem o pratica, além da diversidade de atividades que o treinamento funcional oferece.

Confira aqui nossa playlist de vídeos exclusiva sobre atividades físicas.

 

Musculação x Treinamento Funcional

A atividade funcional não é muito indicada para pessoas totalmente sedentárias devido à complexidade envolvida, diferente de pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, estas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.

O ideal para este público é se preparar com atividades e exercícios mais simples, como a musculação, por exemplo, para depois se submeter ao treinamento funcional, não se esquecendo de contar com a supervisão de um especialista, um profissional de educação física.

Dicas para a prática esportiva

Conversamos com o profissional de educação física, Abel Rodrigues, que deu algumas dicas de atividades para treino funcional e destacou a importância deste treinamento.

“Por ter um método de trabalho bastante dinâmico em relação aos treinos convencionais, a grande vantagem do treinamento funcional é poder mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício, sendo que em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio”.

Confira abaixo:

mulher fazendo exercicio com corda naval

1. Corda Naval

Agilidade e coordenação motora é o foco desta modalidade, além de uma melhora significativa na capacidade cardiorrespiratória. O treino contém opções variadas de movimento, sendo ondulatórios. O ideal é fazer três séries de 30 segundos, e dar uma pausa de 20 segundos entre elas.

mulher realizando exercicio prancha

2. Prancha

 O abdômen é o foco desta modalidade, pois é preciso força, equilíbrio e concentração.

  • Sustente o corpo sem se mexer;
  • Deite para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão;
  • Alinhe o tronco e não apoie os joelhos;
  • Faça essa atividade por 30 segundos, em três séries;
  • O descanso deve ser de 30 segundos entre cada série.

mulher fazendo apoio de frente

3. Flexão de braço

  • Deite-se sobre o chão;
  • Alinhe seus braços o lado do corpo;
  • Alinhe suas mãos sobre o chão, busque basear-se na altura dos ombros;
  • Mantenha seus braços levemente flexionados;
  • Utilize os dedos dos pés como ponto de apoio para os membros inferiores;
  • Empurre seu corpo contra o chão;
  • Diminua a distância entre seu corpo e o chão, assim, retorne à posição inicial;
  • Repita esse movimento em 5 séries de 12 repetições.

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 Unimed Ativa

A Unimed Fortaleza, pensando sempre na saúde do cliente, criou o Unimed Ativa, uma assessoria esportiva que incentiva uma melhor qualidade de vida. Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre o projeto. Para mais vídeos, acompanhe nosso canal no Youtube.

 

 

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