Mamãe e Bebê 25 de Outubro de 2016

Estresse Infantil: conheça quais são as 7 principais causas


O estresse acomete não somente os adultos. As crianças também podem sofrer, por diversas causas e motivos, do distúrbio que nada mais é do que uma reação do organismo diante de situações difíceis. Assim como nos adultos, as crianças também exibem momentos de tensão, que podem até mesmo se apresentar de maneira mais forte.

menina ao lado de menino andando de bicicleta

O que causa estresse na criança?

Diversas são as motivações que causam estresse na criança. Um exemplo é no caso de separação dos pais, situação difícil e delicada, em que a criança não tem maturidade suficiente para tratar. A separação pode causar mudanças constantes na rotina, o que faria a criança sentir-se estressada. Outras causas são:
 

  • Excesso de responsabilidade;
  • Doenças e hospitalizações;
  • Nascimento de irmão;
  • Rejeição entre colegas da escola, perdas familiares;
  • Mudança de residência, cidade ou escola;
  • Briga entre os pais/violência doméstica;
  • Exigência exagerada de desempenho escolar ou esportivo.

Conheça os 5 alimentos anti-estresse

Como identificar?

As crianças não sabem verbalizar se estão estressadas ou não, cabe aos pais, observarem as reações de comportamento como:
 

  1. Ansiedade;
  2. Desobediência;
  3. Choro excessivo;
  4. Pesadelos;
  5. Insônia;
  6. Doenças psicológicas.

menina fazendo ginástica artística ao lado de professoraAlém disso, existe um teste chamado escala de estresse infantil, que são perguntas feitas a criança, agrupadas em 4 fatores: reação físicas, psicológicas, reações psicológicas com componente depressivo e reações psicofisiológicas, que ajudam na identificação do comportamento. A partir do resultado desse teste se tem o diagnóstico de estresse da criança.

No adulto, o estresse é causado por atividades em excesso, e nas crianças não é diferente. A pressão das atividades escolares também pode ser uma das causas da reação infantil.

Os sintomas variam entre físicos e comportamentais:

  • Físico: diarreia crônica, tiques, dores de cabeça, gagueira, tensão muscular, falta de apetite, dores de barriga, náuseas e urinar na cama à noite.
  • Comportamentais:  pesadelos, ansiedade, impaciência, medo excessivo, agressividade, desobediência e hipersensibilidade.

O melão pode ajudar a combate o estresse, aponta estudo.

Como evitar?

Quando não sabemos se a criança está estressada o melhor a fazer é diminuir as atividades e deixar que eles tenham um momento para se distrair, pois a criança precisa brincar. Proteger e/ou cuidar demais faz com que não criem habilidades suficientes para sair desta situação.

Os pais devem aceitar os desejos do filho, claro, com coerência, e fazer com que eles sintam-se aliviados e relaxados.
crianças fazendo bolhas de sabão

Tratamento


Não existe um tratamento específico para o estresse infantil, o que deve ser feito é identificar o que está estressando a criança e diminuir as atividades. Além disso, é preciso deixar a criança se desenvolver para que na fase adulta não sinta dificuldade diante dessas situações.

Outra grande influência para o combate ao estresse infantil é a especialização esportiva precoce. Crianças que praticam qualquer esporte apresentam menos casos de estresse. Além disso, estudos mostram que crianças que praticam ginástica artística são menos estressadas, já as que praticam futebol de salão tem um nível de estresse maior por conta da cobrança dos pais.

Veja como os banhos relaxantes podem ajudar no estresse

Meu filho anda tendo um comportamento diferente. O que fazer?

Caso você acredite que seu filho apresenta comportamentos diferentes do habitual, siga nossas dicas acima e tente assimilar fatos acontecidos com as reações psicológicas da criança. Caso ache necessário, busque ajuda médica. Ele, melhor do que ninguém, saberá indicar a melhor forma de tratar seu filho.

No mais, deixe a criança livre de qualquer mal que possa causar estresse e divirta-se com ela, evitando assim, o seu estresse e o dela.

Vale lembrar a importância de  ficar atento às reações físicas, como alterações no humor e de comportamento. Em casos mais específicos, recomenda-se um acompanhamento médico e psicológico, para que seja conduzido o melhor tratamento para a criança.

 

Oficina de Combate do Estresse e Ansiedade

Banner da Oficina de Combate do Estresse e Ansiedade da Medicina Preventiva

Dividida em seis encontros semanais, a Oficina de Combate do Estresse e Ansiedade é conduzida por psicólogos e direcionada aos clientes que desejam aprender técnicas para o gerenciamento das emoções negativas, inerentes ao quadro de ansiedade e estresse, no intuito de reverter os malefícios à saúde causados pelos mesmos. Preencha nosso Questionário de Perfil de Saúde para participar dos grupos e oficinas da Medicina Preventiva.

Inscreva-se aqui

Rodapé da página.