Cuidar de Você 24 de Janeiro de 2023

Por que você sente espasmos musculares? Conheça as 5 principais causas


Descubra quando ter espasmos musculares é preocupante e como parar essas contrações musculares com um pequeno ajuste nos seus hábitos de vida!

pessoa sentindo espasmos musculares na perna

Você já acordou de madrugada com um nó na panturrilha? Ou percebeu a sua pálpebra tremendo involuntariamente? Essas situações são mais comuns do que você imagina e são provocadas pelos espasmos musculares.

Geralmente, os espasmos musculares não apresentam riscos à saúde. Mas em alguns casos podem indicar a existência de problemas de saúde maiores.

Para responder se é normal ter espasmos musculares, explicar as principais causas e formas de prevenção, convidamos a ortopedista da Unimed Fortaleza, Dra. Christine Maria Muniz (CRM – 8082). Continue a leitura para conferir!

O que são espasmos musculares?

Os espasmos musculares são contrações involuntárias dos músculos e podem atingir qualquer pessoa, sem distinção de idade, em qualquer fase da vida.

Na maioria dos casos, os espasmos não são preocupantes e passam em alguns minutos, porém, quando eles são muito frequentes ou estão associados a outras doenças ou a outros sintomas, é necessário investigar.

5 principais causas dos espasmos musculares

A ortopedista da Unimed Fortaleza Dra. Christine Maria Muniz, explica que existem dois tipos de espasmos musculares: os benignos, que correspondem à maioria dos casos e estão associados à fadiga muscular, e os casos mais complexos, em que as contrações involuntárias acontecem devido a algumas doenças, sendo mais comum as doenças neurológicas. Na maioria dos casos, os fatores que levam aos espasmos são:

1. Fadiga muscular:

A tensão muscular e o uso excessivo do músculo são as causas mais comuns de espasmos musculares. “Quando ficamos muito tempo em uma posição, ao realizar atividade física de alta intensidade ou quando o alongamento antes do exercício não é feito corretamente, é comum sentir o músculo contrair involuntariamente”, explica a ortopedista.

Veja uma série de alongamentos que vai te ajudar a prevenir os espasmos

2. Estresse, desidratação e ansiedade:

Esses são outros fatores que podem levar à contração muscular involuntária. “Quando o organismo passa por situações de alto nível de estresse, ele sobrecarrega muito o corpo, por isso, é comum o paciente sentir a pálpebra tremer depois de um dia intenso ou após uma noite de insônia”, pontua a médica.

Aprenda a reconhecer os sinais de desidratação

3. Ausência ou excesso de minerais:

O organismo necessita de uma quantidade equilibrada de nutrientes para funcionar corretamente, dentre eles, os minerais. “A falta ou excesso de minerais como o cálcio, potássio, sódio e magnésio podem causar o desequilíbrio no corpo e favorecer o surgimento de espasmos musculares.”, alerta a Dra. Christine Maria Muniz.

4. Compressão nervosa:

Quando os nervos da coluna cervical são submetidos a compressão, eles podem causar dor e contrações involuntárias nos músculos das pernas e braços. A compressão súbita, pode indicar problemas como hérnia de disco, outra forma de compressão nervosa é a que acontece de forma gradual e está associada ao crescimento e ao envelhecimento.

Saiba como manter sua coluna saudável

5. Doenças neurodegenerativas:

Doenças como esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, mais conhecido como ELA, distonia, que é a contração involuntária de longa duração, e lesão da medula, causam a degeneração progressiva dos neurônios e podem fazer com que o paciente tenha espasmos musculares.

Quais são os sintomas dos espasmos musculares?

Os espasmos musculares podem ser leves ou intensos e, geralmente, duram alguns segundos ou minutos. O sintoma mais comum é a contração involuntária de um músculo ou grupo muscular, trazendo a sensação de que algo está repuxando ou dando um nó.

Vale ressaltar que nem toda contração involuntária causa dor, e o espasmo pode aparecer em forma de tremor ou vibração muscular, mas, em alguns casos, a pessoa pode sentir uma dor aguda. Outros sintomas dos espasmos são:

  • Enrijecimento ou paralisia da musculatura;
  • Lentidão nos movimentos;
  • Dormência/formigamento;
  • Fraqueza;
  • Falta de coordenação motora;
  • Dor intensa.

Quando as contrações involuntárias estão associadas a doenças neurodegenerativas, o paciente pode sentir, além dos sintomas já citados:

  • Tremor;
  • Paralisia;
  • Dor nas costas, pescoço ou cabeça;
  • Distúrbios do sono;
  • Visão duplicada.

Espasmos musculares x Cãibra: qual a diferença?

“Muitos confundem espasmos musculares com a cãibra e, apesar de serem fenômenos semelhantes, a cãibra causa uma dor mais violenta e, pode acometer qualquer parte do corpo, mas geralmente acontece na panturrilha e nos pés. Os espasmos podem ocorrer em qualquer região do corpo e normalmente a dor é leve”, explica a ortopedista da Unimed Fortaleza.

8 Formas de prevenir e tratar a contração involuntária

A prevenção dos espasmos musculares está conectada com os bons hábitos alimentares e de vida. Nos casos simples e não recorrentes, é importante:

  1. Repousar;
  2. Controlar os níveis de estresse e ansiedade;
  3. Alimentar-se bem;
  4. Dormir bem;
  5. Alongar o corpo diariamente, principalmente antes de fazer atividade física;
  6. Fazer massagem no músculo enrijecido para aliviar a musculatura;
  7. Compressa de água morna;
  8. Beber bastante água.

“Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.

Encontre seu médico no Guia Online da Unimed Fortaleza

Cultive bons hábitos

Agora você já sabe a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção dos espasmos musculares e, também, para o aumento da sua qualidade de vida. Pensando em contribuir ainda mais, separamos dicas valiosas das nutricionistas da Unimed Fortaleza para que você aprenda a ter uma alimentação colorida e saudável no dia a dia, que vai te ajudar a diversificar nutrientes e ajudar na sua disposição!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica ortopedista da Unimed Fortaleza Dra. Christine Maria Muniz (CRM – 8082).

Rodapé da página.