Movimente-se 17 de Agosto de 2022

5 dicas essenciais para evitar lesões no esporte


Descubra como evitar lesões no esporte, desde as mais simples até as mais complexas, e praticar esportes em segurança. Confira abaixo as dicas do especialista!

Homem com pe lesionado

As lesões no esporte são bastante comuns na vida de atletas amadores e profissionais e, normalmente, elas acontecem quando um movimento é feito errado, o aquecimento é realizado de forma inadequada ou há exagero na prática.

Para evitar que incidentes aconteçam, é importante estar bem informado e acompanhado de bons profissionais, que irão orientar a melhor forma de praticar o esporte escolhido.

Conversamos com o ortopedista da Unimed Fortaleza, Dr. Bruno Nogueira (CRM-10326), que explicou quais são as lesões no esporte mais comuns e como evitá-las. Confira a seguir!

Quais são as lesões no esporte mais comuns?

Praticar esportes de forma amadora ou profissional é uma forma de investir na saúde e estimular o bem-estar do corpo. Porém, ao treinar de forma incorreta ou descuidada, você está sujeito a sofrer algum tipo de lesão, desde as mais simples até as mais complexas.

As lesões no esporte podem ser divididas em 5 grupos: musculares, tendinosas, de fibrocartilagem, cartilagem e ligamentares. Abaixo, conheça mais sobre cada uma.

– Lesões musculares

São as mais comuns e representam de 10 a 55% das lesões no esporte, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Elas podem ser parciais, quando atingem parte do músculo, ou totais, quando atingem o músculo em sua totalidade e causa deformação e perda da movimentação.

“Essas lesões podem acontecer de forma direta, que são as contusões e lacerações musculares, mais comuns em esportes de contato como judô, futebol e muay thai, ou de forma indireta, que são os estiramentos musculares, mais frequentes nos esportes individuais”, explica Dr. Bruno Nogueira, ortopedista da Unimed Fortaleza.

– Lesões tendinosas

São as conhecidas como tendinites e bursites, podendo ser cirúrgica, quando há ruptura dos tendões. Elas são comuns em esportes de impacto como crossfit, futebol, corrida e tênis.

– Lesões de fibrocartilagem

Acontecem com mais frequência nos joelhos, ombros e punhos e são comuns em esportes de lutas como muay thai e boxe. Geralmente, a dor começa no cotovelo, passando pelo ombro e vai até o punho.

– Lesões de cartilagem ou lesões condrais

Acometem os membros inferiores e são mais comuns quando há um desgaste da cartilagem e atingem principalmente os joelhos. Atletas do vôlei, basquete e beach tennis, tendem a sofrer mais com esse tipo de lesão.

– Lesões ligamentares ou entorse

São extremamente comuns entre os atletas, elas ocorrem quando há um rompimento dos ligamentos, sendo mais comum no tornozelo, causando instabilidade, inchaço e dor. Essa lesão no esporte é mais frequente em atividades como corrida, esportes de luta ou que exigem mais dos membros inferiores.

Dor no joelho ao correr, andar ou pular? Descubra o que pode ser

5 dicas essenciais para evitar lesões no esporte

Mais comum no início ou no final dos treinos, as lesões no esporte se tornam mais propensas a acontecer quando há fadiga, estresse muscular, quando o atleta não se alonga, não tem condicionamento para o esporte ou faz o aquecimento de forma inadequada. Para prevenir que esses incidentes aconteçam, confira as dicas do médico ortopedista:

1. Antes de começar a praticar algum esporte, procure um médico para fazer uma avaliação clínica

É importante uma avaliação médica principalmente em pessoas acima de 40 anos. O médico deve passar exame de sangue e eletrocardiograma para avaliar a atividade elétrica do coração.

2. Utilize tênis e equipamentos corretamente

Ao fazer corrida ou esportes que utilizam equipamentos, como escalada, muay thai, ciclismo, dentre outros, é essencial escolher materiais de qualidade e que funcionem para a atividade escolhida. Um bom tênis, por exemplo, precisa amortecer os impactos da atividade nos joelhos e tendões.

3. Faça um pré-condicionamento físico

Se você decidiu começar um esporte, é essencial condicionar o seu corpo à atividade física escolhida. Por isso, faça exercícios aeróbicos 3 vezes por semana e musculação para fortalecer o corpo. Dessa forma, além de melhorar o condicionamento, você previne lesões no esporte.

Confira exercícios para prevenir lesões no joelho

4. Tenha acompanhamento profissional

Para ter um bom rendimento no esporte, além de acompanhamento médico com um especialista, é necessário um profissional da área física, seja treinador ou personal, para orientar os movimentos, intensidade e frequência da prática esportiva.

5. Faça alongamento e aquecimento antes dos treinos

Alongar e aquecer antes de treinar é essencial para “acordar” o seu corpo e prepará-lo para os impactos da atividade física, por isso, são indispensáveis antes de começar o treino.

Faça esse alongamento antes de se exercitar!

Além das dicas acima, lembre-se que utilizar a técnica correta na hora de praticar o esporte, ter uma boa alimentação, beber bastante água e ter uma boa noite de sono, também são formas de prevenir lesões no esporte.

Vamos juntos?

Agora que você já sabe quais são as lesões mais comuns e como evitá-las, que tal conhecer nosso canal no Youtube e conferir muito mais dicas esportivas por lá? Descubra quais são os erros que você pode estar cometendo na academia conferindo o nosso vídeo!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ortopedista da Unimed Fortaleza Dr. Bruno Nogueira (CRM 10326 CE).

Rodapé da página.