Para Sua Empresa 17 de Junho de 2025

O segredo para engajar e reter a Geração Z no ambiente de trabalho


Você já deve ter notado que a geração Z está redefinindo o mercado de trabalho. Desvende de uma vez por todas quais são suas motivações e como transformar seus talentos em aliados para o sucesso organizacional!

Jovem da geração Z segurando tablet

Uma geração inteira cresceu imersa no universo digital, onde a praticidade e o dinamismo são a regra. Essa é a geração Z, que agora está chegando com força total ao mercado de trabalho e, até 2025, representará cerca de 27% da força de trabalho nas empresas.

Para as organizações, entender como engajar a geração Z não é mais uma escolha, é uma necessidade urgente. Com expectativas bem claras e um forte senso de propósito, essa nova geração se diferencia significativamente de seus antecessores por diversos fatores que vão muito além da tecnologia.

Quem é a geração Z?

Para determinar a estratégia de engajamento mais eficaz para a geração Z, é preciso primeiro conhecê-la. Essa geração compreende os nascidos entre 1995 e o início de 2010, sendo reconhecidos como nativos digitais.

Esses jovens viveram o “boom” digital e cresceram com smartphones, redes sociais e acesso instantâneo à informação no dia a dia.

A vida dessa geração gira em torno da tecnologia, e é esse conhecimento (e certa dependência) que os diferencia das anteriores: Millennials, Geração X e Baby Boomers.

Características da geração Z no mercado de trabalho:

  • Nativos digitais – práticos, por vezes, autodidatas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet, portanto, possui um maior domínio de tecnologias que as gerações anteriores.
  • Multitarefas – são capazes de realizar várias atividades simultaneamente, como ouvir música, realizar suas demandas, estar conectados à internet, conversar com alguém etc.
  • Diversos e inclusivos – cresceram em um mundo globalizado, em que não há barreiras culturais, afinal, podem acessar qualquer parte do mundo à distância de um toque na tela do celular. São rápidos ao adaptar-se a mudanças e têm uma mentalidade inclusiva e de promoção à diversidade.
  • Princípios sólidos – preferem trabalhar em empresas socialmente responsáveis e com um bom ambiente de trabalho.
  • Sustentável – buscam oportunidades para um desenvolvimento pessoal e profissional sustentável.

O que a geração Z espera do mercado de trabalho?

A geração z tem um perfil que valoriza mais experiências, autonomia e bem-estar do que o salário e ascensão a cargos.

Eles esperam que um ambiente de trabalho saudável promova crescimento, acolhimento, liberdade e aprendizado. Respeitam seu tempo pessoal, não tratam o trabalho como fonte de realização e priorizam a qualidade de vida em vez de uma dedicação exclusiva ao trabalho.

Enxergam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal como uma necessidade fundamental.

Segundo estudo do Top Employers Institute, 78% desses jovens demandam por um ambiente colaborativo orientado à equipe, para que eles possam estabelecer conexões reais e a construção de uma rede de apoio social.

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A geração Z e a Quiet Ambition

A geração Z é protagonista de um movimento que reconfigura a forma como conhecemos o sucesso profissional, o Quiet Ambition (Ambição Silenciosa).

Por não reconhecerem no trabalho um fator de realização pessoal, esses jovens, apesar de serem ambiciosos, evitam cargos de liderança por acreditarem que esses cargos carregam responsabilidades e estresses que não condizem com sua visão de vida e bem-estar.

Dessa forma, reforçam que suas prioridades são buscar o melhor equilibrio entre vida pessoal e profissional, adequando sua carreira às demandas pessoais. E não o contrário.

Em resumo, o Quiet Ambition é a tendência entre profissionais que, embora comprometidos, não reconhecem o sucesso profissional através de cargos de liderança.

Qual a relação da geração Z com a saúde mental?

Esse mesmo estudo do Top Employers Institute, mostrou que a geração Z prioriza a saúde mental e as questões de sustentabilidade ambiental.

Compreendem que conceito de bem-estar vai além do físico e engloba o cuidado com a saúde mental. Também acreditam que as empresas têm um papel importante em promover apoio ao bem-estar psicológico dos funcionários.

Importante! Com a atualização da NR-1, (Norma Regulamentadora nº 1),  que agora inclui os riscos psicossociais, é crucial que sua empresa repense suas estratégias de promoção à saúde mental. Este é o momento decisivo para agir!

Quando falamos de liderança, a geração Z valoriza empatia e inteligência emocional acima de habilidades técnicas ou estratégicas. Para esses jovens, líderes que demonstram cuidado e compreensão são mais admirados e eficazes, já que promovem um ambiente mais seguro psicologicamente.

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5 dicas para engajar e reter a geração Z no ambiente de trabalho

Até este ponto, percebe-se que engajar essa geração vai além de um bom salário. É fundamental criar um ambiente que atenda às suas expectativas, enquanto se promove crescimento pessoal e profissional.

Para engajar e reter a geração Z no ambiente de trabalho, confira as 5 dicas abaixo:

1. Feedback constante

Transparência e desenvolvimento contínuo são palavras-chave para a geração Z. Eles valorizam a comunicação direta e aberta, o que torna o investimento em uma cultura de feedback fundamental.

Dar retorno sobre suas atividades e guiá-los em direção a um objetivo claro cria um senso de direção e acolhimento que eles valorizam muito. Isso também proporciona aos colaboradores a oportunidade de aprimorar suas habilidades, focando em seu desenvolvimento contínuo.

2. Propósito faz parte da vida

A geração Z busca experiências significativas, e no trabalho não é diferente. Por isso, reforce a missão e a visão da sua empresa, tendo valores bem definidos com os quais esses jovens possam se identificar.

Deixe claro para seus colaboradores que suas atividades têm impacto tanto na empresa quanto na sociedade, no meio ambiente ou mesmo na vida de outras pessoas.

Descubra como o ESG pode alavancar o seu negócio

3. Flexibilidade e tecnologia são importantes

A geração Z aprendeu que é possível ser produtiva e trabalhar bem de qualquer lugar. Por isso, modelos rígidos de trabalho podem desmotivá-los. É importante considerar oferecer horários flexíveis, trabalho remoto ou híbrido.

Nascida no meio digital, a geração Z vê a tecnologia como uma extensão natural da sua rotina. Por isso, investir em ferramentas digitais e automação de tarefas repetitivas, somado a um ambiente de trabalho híbrido, pode ser um grande diferencial para atrair e reter esses talentos.

4. Diversidade e inclusão é essencial

Almejam trabalhar em lugares onde as diferenças são celebradas e respeitadas. Para eles, um ambiente diverso e inclusivo não é questão de imagem, é um valor de caráter.

Portanto, um espaço de diversidade e de inclusão aumenta o sentimento de orgulho e pertencimento, gera um propósito, este que é tão valioso para essa geração.

5. Saúde mental em primeiro lugar

A geração Z é a mais aberta a discutir saúde mental. Isso significa que ambientes de trabalho tóxicos ou altamente estressantes podem levar à alta rotatividade.

Dessa forma, é importante oferecer benefícios relacionados à saúde mental, como sessões de terapia e programas de bem-estar.

Treine líderes para identificar sinais de esgotamento e criar um ambiente de apoio e acolhimento para seus colaboradores.

Como atender às expectativas da geração Z no mercado de trabalho?

A Teoria dos Dois Fatores, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Frederick Herzberg, oferece uma perspectiva valiosa para entendermos sobre o engajamento da geração Z no mercado de trabalho.

De acordo com a teoria, é essencial equilibrar dois grupos de fatores: higiênicos e motivacionais.

Os fatores higiênicos incluem aspectos básicos, como salário competitivo, benefícios atraentes e condições de trabalho adequadas. Eles não geram satisfação por si só, mas sua ausência pode causar insatisfação.

Já os fatores motivacionais são os que realmente impulsionam o engajamento. Para a geração Z, isso significa reconhecimento constante, líderes empáticos e bem preparados, e oportunidades claras de aprendizado e crescimento profissional.

Ao alinhar essas duas dimensões, empresas conseguem criar um ambiente de trabalho que não apenas atende às necessidades básicas, mas também inspira e retém essa geração dinâmica e exigente.

Continue aprendendo sobre a geração Z e o profissional do futuro

A geração Z é a síntese da modernidade progressista, e para acompanhar o ritmo deles, sua empresa precisa estar sempre atualizada.

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