Para Sua Empresa 23 de Fevereiro de 2018

Saiba como propiciar um ambiente de trabalho saudável na sua empresa


Você sabia que o ambiente de trabalho saudável traz uma série de benefícios não só para o trabalhador, mas também para o empregador?Colegas de trabalho em reunião

Isso porque além da melhora da concentração, do estímulo e do bem-estar do colaborador, há também uma significativa alta na sua produtividade, e na sua motivação.

Tendo em vista a importância dessas e de outras práticas para um ambiente de trabalho saudável, enumeramos algumas dicas para você adotar na sua empresa que ajudará a transformá-la num lugar salubre e harmonioso diariamente.

Como proporcionar um ambiente de trabalho saudável na empresa

Para proporcionar um ambiente de trabalho saudável é necessário que os gestores sigam práticas que façam com que os colaboradores sintam que trabalham com qualidade de vida e assim tenham bem-estar não somente fora dos muros da empresa, mas também profissionalmente.

Condição de ambiente de trabalho, desenvolvimento de relacionamentos e a obediência às leis trabalhistas são algumas das ações que fazem com que o colaborador tenha mais prazer de estar na empresa e isso aumenta a salubridade do ambiente de trabalho.

Abaixo, falaremos mais sobre essas ações para que você possa desenvolver no seu local de trabalho.

3 dicas para o RH desenvolver um ambiente de trabalho saudável

1. Invista em espaços confortáveis e seguros

O nosso ambiente de trabalho é tido como a segunda casa por passarmos tantas horas nele. O dia a dia pode ser estressante e por este motivo é tão importante investir em espaços seguros e confortáveis.

Para um ambiente de trabalho saudável, comece por investir em salas com iluminação, ventilação, e equipamentos adequados. O espaço deve ser agradável para o colaborador, com objetos que ele tenha intimidade. É importante disponibilizar um refeitório ou, dependendo do espaço, uma cozinha, com geladeira, micro-ondas, cafeteira e tudo que faça com que ele se sinta mais confortável.

7 dicas para aliviar o estresse no trabalho

Algumas empresas estão investindo até mesmo em espaços de descompressão, nos quais as pessoas podem relaxar por um tempo, com atividades como a de alongamento. Caso a sua empresa tenha um espaço sobrando, essa é uma boa dica para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

2. Relacionamento e diálogo

Um espaço físico adequado é de grande valia, mas tão fundamental quanto, ou mais, para um ambiente de trabalho saudável são boas relações sociais. A satisfação e rendimento dos trabalhadores estão intimamente ligadas às essas boas relações, por isso é importante que ele tenha um bom relacionamento com o seu gestor e com os seus colegas de trabalho.

Para fazer com que haja uma boa relação entre o colaborador e o líder é importante que este conheça o seu colaborador. Saber quais são as paixões, forças, fraquezas e dons de um funcionário faz com que o líder mostre para o colaborador que ele é importante e também dá conhecimento ao líder para ele desenvolvê-lo.

Líder construindo um ambiente de trabalho saudável ajudando sua colaboradora

É de suma importância que o líder transpareça à sua equipe que o trabalho de todos é fundamental à empresa. Colaboradores que não se sentem contemplados ou que não tem o reconhecimento necessário ficam desmotivados, e assim improdutivos.

Tendo em vista todos esses fatores, é indispensável que se crie a cultura do diálogo dentro da sua empresa para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável. Nada melhor que uma conversa aberta para entender quais são as fraquezas e fortalezas do seu colaborador. Com um diálogo aberto, os líderes poderão conhece-los mais, mostrar pra eles a sua devida importância e assim motivá-los, tornando-os mais produtivos e criativos.

3. Obediência às leis trabalhistas

Muitas empresas por descuido, ou por opção, não pagam os colaboradores em dia ou depositam corretamente o 13º. Isso faz com que o colaborador deixe de acreditar nos valores da empresa e se desmotive. Quando há a obediência às leis trabalhistas, o empregador ganha respeito dos colaboradores, que, assim, esforçam-se mais, produzindo com maior qualidade e fazendo um ambiente de trabalho saudável.

Ambiente de trabalho saudável = colaboradores mais motivados

Vimos uma série de dicas que fazem um ambiente de trabalho saudável. Percebeu que ao final de cada dica, explicamos o porquê dela aumentar a produtividade? Sim, a prática de todas essas ações faz com que o colaborador se motive mais e assim aumenta a sua produtividade e criatividade. Por esse motivo é tão importante que se siga todas elas. Ambiente de trabalho saudável é sinônimo de colaboradores mais motivados.

Rodapé da página.