Alimentação Saudável 23 de Abril de 2012

Barra de cereal: consuma com moderação


cereais

Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram de vez no gosto das pessoas por vários motivos: são fáceis de transportar e podem ficar por dias na gaveta do escritório ou na bolsa, tornado-as perfeitas para o corre-corre da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidado: assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação.

A barra de cereais, assim como as frutas, iogurte ou, ainda, um pedaço de queijo branco, é indicada para os lanchinhos como uma forma de variar na dieta. Mas lembre-se de que os alimentos naturais devem ser a primeira opção para os lanches. Se não for possível, as barras de cereais são melhores alternativas do que biscoitos e salgadinhos.

Você pode encontrar barrinhas de todos os tipos e de vários sabores. No entanto, é preciso atenção à composição nutricional das barras de cereais. De um modo geral, são fonte de fibras, contribuindo para a regularização intestinal. Além disso, são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior à atividade física. Por este motivo, se você tem um estilo de vida mais sedentário, vai ser difícil gastar esta energia.

Outra dica é sempre escolher as barras sem chocolate porque você terá um teor mais baixo de gordura e açúcares. Por isso, analise com cuidado o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes) do produto.

A recomendação diária para o consumo de fibras é de 25 a 30g. A maioria das barrinhas tem em torno de 1g. Alimentos ricos em fibras, dentro de uma alimentação variada são uma alternativa para complementar e atender a necessidade do nosso organismo.

Rodapé da página.