Cuidar de Você 08 de Fevereiro de 2024

 O que significa fator de proteção solar e como escolher o ideal?


Quando o assunto é protetor solar, é comum que surjam dúvidas em relação ao fator de proteção solar (FPS) e ao seu significado. Para descobrir como escolher o mais adequado e se proteger dos raios ultravioleta, continue lendo!

mulher aplicando protetor com fator de proteção solar adequado

Frio ou calor, dia nublado ou ensolarado, não importa como esteja o clima, o uso do protetor solar é inegociável. Ainda que o sol esteja tímido ou escondido, ele está constantemente emitindo raios UVA e UVB. Eles penetram e danificam camadas profunda da pele.

Diante disso, saber qual fator de proteção solar usar é muito importante e ajuda a evitar complicações a curto e longo prazo, como queimaduras, insolação, envelhecimento precoce, acne e, em casos mais graves, câncer de pele.

Para tirar essas dúvidas e te ensinar a escolher o protetor solar correto, conversamos com a dermatologista da Unimed Fortaleza, Dra. Isabela Carvalho (CRM – 10296). Continue a leitura e saiba mais!

O que significa a sigla FPS no protetor solar?

Ao comprar um protetor solar, você já se deparou com a sigla FPS e escolheu aleatoriamente qual levaria para casa? Saiba que FPS significa “Fator de Proteção Solar” e indica por quanto tempo a pele fica protegida do sol, é o que explica a Dra. Isabela Carvalho:

“Se sua pele fica vermelha após 5 minutos expostas ao sol, por exemplo, um protetor com FPS 30 a protegerá 30 vezes mais do que se você estivesse sem protetor. Retardando em 30 vezes os efeitos desagradáveis dos raios UV na pele”.

O valor de proteção (FPS 30, 50, 90 etc.) não significa que um protetor é mais potente que o outro, na verdade, indica quanto tempo ele vai proteger a pele dos raios UV. Isto é, um protetor solar com FPS maior blinda a pele por mais tempo dos efeitos do sol. 

Mas o que são os raios UV?

Os Raios Ultravioletas A (UVA) e B (UVB) são as radiações emanadas pelo sol; o raio UVA está presente mesmo nos dias mais nublados ou de chuva e, por isso, é imprescindível usar protetor solar diariamente.

“Os raios UVA conseguem ultrapassar a camada de ozônio com facilidade e atingem diretamente a nossa pele. São eles os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, por exemplo. Já os raios UVB, uma parte deles fica retida na camada de ozônio, mas os que conseguem ultrapassar nos atingem. Normalmente, eles são os causadores das queimaduras e vermelhidões, e são fortes no horário de pico do sol, das 10h às 16h”, explica a dermatologista.

Qual fator de proteção solar devo usar?

Apenas um dermatologista poderá dizer qual o FPS ideal para a sua pele, pois o nível de proteção vai depender de fatores como sensibilidade aos raios solares, tipo de pele e da rotina de exposição ao sol, porém, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda protetor solar com FPS mínimo de 30.

“Gosto de pontuar que, independentemente do tom de pele, todos devem usar protetor solar regularmente e, de preferência, com o fator de proteção solar de no mínimo 30″, reforça a dermatologista da Unimed Fortaleza.

Cuide-se! Confira 3 hábitos que previnem o Câncer de Pele

Quando o protetor solar deve ser reaplicado?

O protetor solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 ou 3 horas.

“Um protetor com FPS 30 pode ser reaplicado a cada 3 horas. Mas caso o fator de proteção solar seja menor, a reaplicação deve acontecer com mais frequência. Além disso, após o banho de mar ou piscina, o protetor deve ser reaplicado ao sair da água“, orienta a médica.

Qual é a quantidade ideal de protetor solar para o corpo e rosto?

A dermatologista explica que uma forma fácil de saber se você passou a quantidade certa de protetor solar é usando a regra da colher de chá.

“Para o rosto e o pescoço, recomenda-se aplicar uma quantidade equivalente a uma colher de chá de protetor solar, enquanto para cada membro superior (como braços, mãos e ombros) e inferior (como pernas e costas), é aconselhável utilizar duas colheres de chá para garantir uma cobertura mais eficaz”.

Não existe um único protetor solar ideal para o rosto ou corpo, pois cada pele precisa de um tipo de cuidado específico. Por isso, o melhor é escolher um protetor solar adequado para o seu tipo de pele.

Caso tenha a pele mais oleosa, escolha protetor solar “oil free”, ou seja, com menos ou nenhuma quantidade de óleo. No caso das peles mais ressecadas, opte por protetor solar à base de creme ou gel, pois esses possuem função hidratante também.

“Essas orientações servem tanto para o protetor solar de rosto quanto para o de corpo. E o mais importante é escolher um protetor com fator de proteção FPS mínimo de 30”, reforça a médica.

Blusas com fator de proteção UV são eficazes?

As blusas com fator de proteção solar são excelentes aliadas à proteção. Elas servem como um reforço, mas não substituem o uso do protetor.

“É preciso ficar atento a quantidade de lavagens que esse tecido ficará protegendo a pele, pois, eles têm uma fotoproteção garantida até um certo número de lavagens, que geralmente são 100. Após essas lavagens, as blusas perdem a eficácia“, orienta a Dra. Isabela Carvalho.

Maquiagens com FPS substituem o uso do protetor solar?

Não. Nada substitui o uso do protetor solar e, assim como as blusas de proteção UV, as maquiagens com FPS podem ser usadas como aliadas. A dermatologista pontua que, de modo geral, essas maquiagens são eficazes na reaplicação do protetor.

Primeiro, use o protetor solar facial e, ao reaplicar durante o dia, você pode usar base ou pó com FPS. Porém, assim como os protetores, esses cosméticos precisam ter FPS de no mínimo 30 para serem eficazes.

Leia também: O que é rosácea e qual o melhor tratamento?

Descubra os cuidados essenciais no calor

Agora que você já sabe o que é fator de proteção solar e tirou as suas dúvidas sobre quando usar protetor solar, que tal continuar se aprofundando na temática? Separamos 8 dicas para amenizar os impactos do calor na sua rotina. Veja agora como se proteger do calor excessivo!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a dermatologista da Unimed Fortaleza Dra. Isabela Carvalho (CRM – 10296).

Rodapé da página.