O Carnaval é período de muita diversão, descontração e folia. Infelizmente, após esse período, encontramos nossas ruas cobertas de sacos plásticos, latinhas metálicas, garrafas de vidro e outros resíduos que não deixam as ruas da nossa cidade bonitas como o festejo exige.
Pensando nisso, o setor de Responsabilidade SocioAmbiental (RSA) preparou algumas dicas para você ter um Carnaval mais limpo. Confira:
Durante os últimos 3 anos, Fortaleza gerou 12 toneladas de resíduos por dia, durante o período carnavalesco. Quando a multidão de foliões descarta papéis, copos, latinhas, garrafas e outros resíduos nas ruas, todos arcam com as consequências.
Parte do lixo nas calçadas obstruem os bueiros, o que leva a enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Nas praias, o lixo se espalha pela orla, vai parar no mar e, além de contaminar a água, a fauna e flora, seu recolhimento é muito trabalhoso.
Para evitar estes impactos, basta levar consigo um saquinho para guardar seu lixo até encontrar um local apropriado para o descarte.
O aumento do volume do lixo traz impactos na coleta, gerando sobrecarga, e no armazenamento nos aterros, além do alto custo para os órgãos públicos. Portanto, não adianta apenas descartar o lixo no local correto. Também é importante produzir menos resíduos.
Evitar o desperdício de comidas e bebidas e não utilizar itens descartáveis são algumas formas de diminuir a geração de lixo.
O Carnaval é uma época em que muitas cidades, especialmente as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo do consumo. Segundo dados do Governo do Estado do Ceará, dos 155 açudes estaduais, 125 estão abaixo de 30% da capacidade total. Portanto, se você já é um consumidor consciente da água, redobre os cuidados no feriado.
Evite as brincadeiras que implicam desperdício! Também tome banhos curtos e aproveite o calor para desligar o chuveiro, caso demore ao se ensaboar ou lavar os cabelos.
Vai viajar de carro? Na época do Carnaval, o tráfego nas estradas é intenso e o risco de acidentes aumenta. Além disso, a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa (GEE), causadores do aquecimento global, cresce consideravelmente.
Por isso, procure se organizar para viajar com o maior número possível de pessoas no carro, diminuindo os impactos da viagem. Você pode programar a saída de casa em horários de menor trânsito, reduzindo o tempo em marcha lenta e a emissão maior de carbono.
Outra boa opção é fazer uma vistoria no seu carro. Além de ser mais seguro, você consegue reduzir o consumo de combustível do veículo, diminuindo custos e a emissão de poluentes e GEE. Por exemplo, pneus calibrados, conforme a recomendação de pressão da montadora e alinhados, podem garantir uma economia de até 20% do combustível.
Aprender sobre a história, conhecer os costumes, a comida, a música das pessoas que moram no lugar visitado é muito enriquecedor. Assim, o turismo pode ter impactos positivos ao respeitar os costumes dos lugares visitados e prestigiar a cultura e economia locais.
Caso você passeie em áreas ambientais, jamais recolha plantas e animais, pois isso pode prejudicar o ecossistema. A melhor recordação que você pode ter é uma linda foto, além de boas histórias para contar.
Como nesses períodos o consumo de bebidas é maior, não é difícil encontrá-las espalhadas pelas mesas e ruas de nossa cidade. Baseado nisso, você pode estar aproveitando esse período para recolher cada vez mais lacres e assim ajudar quem precisa através da campanha Eu ajudo na lata.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.