Paula Pamplona, cliente da Unimed Fortaleza, participou da Oficina para Gestantes da Medicina Preventiva durante sua segunda gravidez. A presença de seu marido nos encontros tornou o momento ainda mais especial. ?Meu maior desafio foi convencê-lo que a Oficina seria interessante para nós dois, já que havíamos combinado de sempre fazer o melhor para a criação e educação da nossa filha?, conta Paula.
Sua primeira gravidez foi um tanto complicada. O bebê havia sido diagnosticado com a Síndrome de Edwards, uma síndrome incompatível com a vida, em que a gravidez não passa dos 3 meses devido à divisão celular. No caso de Paula, a gravidez chegou aos 4 meses. Era uma menina, mas a doença não a permitiu viver. Logo em seguida, Paula foi diagnosticada com câncer. Depois da recuperação da doença ela engravidou novamente e dessa vez tudo estava caminhando bem. Foi quando, por meio de uma amiga, conheceu a Oficina para Gestantes e decidiu ir aos encontros.
?Quando soubemos dessa oficina, eu não pensei duas vezes e encarei como uma excelente oportunidade. Meu marido nunca tinha colocado um bebê nos braços e dizia que não faria isso porque tinha medo. Realmente ele tem medo, mas as dicas, orientações e sugestões dadas, foram tão boas, que ele saiu da maternidade com a Anna nos braços, nossa filha?. Paula complementa e diz do quão emocionada ficou ao ver a cena. ?Ele aprendeu muitas coisas e até me monitorava no início. Hoje, ele dá banho, troca fraldas, a coloca pra dormir e até acalenta melhor que eu?.
Os conhecimentos adquiridos sobre amamentação, parto normal e cesárea, além da importância da alimentação e pré-natal foram alguns dos benefícios adquiridos por eles ao participarem da Oficina. ?Nos encontros, a nutricionista falou sobre a alimentação da gestante e disse que ao escolher o que comer, pensasse se daria aquele alimento para nossa filha. Em casa, meu marido repetiu essa frase algumas vezes. Ele sempre comenta sobre essa oficina quando vê alguma grávida?.
Conhecida como trissomia do cromossomo 18, a doença é uma síndrome incompatível com a vida e 1 em cada 550 mulheres tem esse problema. No mundo, apenas uma pessoa é viva com essa síndrome, mas vive de modo totalmente vegetativo.
A Oficina para Gestantes ocorre mensalmente, geralmente, nos dois últimos sábados de cada mês, com conversas e palestras voltados para as grávidas. Clientes e colaboradores da Unimed Fortaleza participam de forma gratuita. Nos encontros são abordados as seguintes temáticas: alterações físicas e emocionais da gestação, alimentação saudável na gestação, cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no botão abaixo, pelo telefone (85) 3208.2900, no e-mail medicinapreventiva@unimedfortaleza.com.br ou pessoalmente na Sede da unidade na Avenida Santos Dumont, 1463, Aldeota.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.