O dia 22 de setembro amanheceu como muitos outros dias no ano. Algumas pessoas tomavam rumo a um dia de lazer, outras a mais um dia de trabalho, e outras a uma manhã aconchegante entre amigos para celebrar a vida. Essas pessoas eram todos os pacientes oncológicos do Hospital Regional Unimed (HRU) se reunindo em mais um Roda de Vida.
Parecia ser mais um dia comum, mas naquele, o sol estava mais radiante e o clima tinha um ar especial, com um cheirinho delicioso de primavera, afinal o dia abria a chegada dessa estação. Parecia que o tempo sabia que era mais um Roda de Vida iniciando e, por isso, estava de braços abertos para abraçar cada vida que presente estava ali, na cafeteria Sablé Diamant, para um café da manhã saboroso e cheio de emoção.
A primavera é a estação do ano que propicia o começo do período de renascimento de muitas árvores, plantas e flores. É a estação do ano conhecida por trazer alegria e colorir mais a natureza. E, quando falamos de vidas como as dos pacientes oncológicos do HRU, esta estação do ano é mais do que bem-vinda. Afinal, o Roda de Vida é composto por pessoas que lutam para renascer todos os dias, e renascem.
?Não basta ser forte para vencer provas de fogo, às vezes, é preciso ter resiliência. É na resiliência que nascem as vitórias, porque todos os caminhos são feitos de altos e baixos, e é necessário persistir para chegar ao fim.? Esta frase faz parte de um texto que foi lido pela psicóloga da Unimed Fortaleza, Maísse Catunda, nas boas-vindas aos pacientes no início da manhã.
E, foi ao som de músicas tocadas por um violinista convidado, que esse momento específico deu início às muitas emoções e reflexões que viriam com a dinâmica preparada para os pacientes.
Cada encontro do Roda de Vida é caracterizado por um momento de compartilhamento de saberes, palavras afagadoras e bons sentimentos. Neste, não foi diferente. Para fazer jus a essa característica tão viva, uma dinâmica de ?complete a frase e reflita? foi feita com os pacientes. Cada frase era enumerada e dividida em duas, para que um paciente lesse a primeira parte e o outro a completasse, de acordo com o número.
Eram frases relacionadas à vida, ao renascimento, às lutas diárias enfrentadas por todos, às conquistas e à esperança. Todos leram e deixaram suas reflexões seguidas de uma mensagem de encorajamento aos demais. Eram frágeis vidas falando. Eram frágeis vidas dando forças às outras. Eram frágeis vidas dando uma linda lição a todos. As mãos tremulas e os olhos marejados de lágrimas de cada um invadia os corações de quem, com atenção, escutava. Foi esse lindo e sublime momento que marcou aquela manhã.
Irene Cassimira é paciente oncológica do HRU há cinco anos e se empenha a participar de cada Roda de Vida. Para ela, ?esse encontro é sempre uma delícia. Ampliamos nossos conhecimentos com os temas abordados e nos fortalecemos, mais ainda, com a atenção que recebemos, com as histórias de luta das outras pessoas. O tema primavera foi refletido de uma forma linda. Combina com a gente, com nosso desejo de renascer todos os dias?.
?Eu tenho participado da maioria dos encontros do Roda de Vida e, sempre que venho, saio com o coração transbordando bons sentimentos. Achei fantástico o tema primavera ser abordado no Roda, porque a estação primavera condiz com a nossa realidade e com nosso anseio por renascer a cada dia. Esses encontros me levam a ter mais resiliência?, manifestou Ivanessa Tavares, paciente do HRU há quase seis anos.
Para a Dra. Diana Jorge, responsável pela Unidade de Oncologia e Hematologia do HRU, ?o Roda de Vida é um evento muito importante para a gente, enquanto equipe médica e assistencial do hospital, e principalmente para nossos pacientes. É possível notar essa satisfação pelos olhares e sorrisos de cada um. É um momento especial; de troca de amor, de humanização e de muitos sentimentos bons. E o tema de hoje foi maravilhoso, porque falamos sobre resiliência, fé, força, persistência e superação. Caracterizou bem todos que estão aqui. Muito me alegra vê-los felizes?.
É um grupo de apoio a pacientes e familiares da Unidade de Oncologia e Hematologia do HRU. O evento acontece a cada três meses, propiciando encontros marcados pela celebração da vida. Trata-se de uma iniciativa de apoio às dificuldades de todos aqueles envolvidos neste processo, muitas vezes difícil, da superação ao adoecimento e que buscam um suporte, ou mesmo um alívio. De forma descontraída e lúdica, o Roda de Vida acontece sempre em lugares externos à rotina do hospital.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.