Mamãe e Bebê 25 de Maio de 2022

Como lidar com a birra infantil sem perder o controle?


Compreenda como lidar com a birra infantil, quando esse comportamento é considerado normal e quando ele pode ser considerado um distúrbio.

Crianca fazendo birra em supermercado

A birra infantil é um comportamento comum em algumas fases de desenvolvimento da criança e que exige muito jogo de cintura da parte dos pais para lidar com a situação da melhor forma. Isso porque é através da birra que a criança expressa os seus anseios e frustrações.

Por outro lado, em algumas situações, a birra que foge do padrão esperado para a idade pode indicar um transtorno de comportamento. Por isso, a importância dos pais e responsáveis analisarem com atenção.

A seguir, abordaremos questões relacionadas à birra infantil e ajudaremos você a diferenciar quando esse comportamento é algo normal no desenvolvimento da criança e quando pode ser caracterizado como um transtorno. Continue lendo!

O que é birra infantil?

É caracterizado como birra infantil aquele momento de explosão emocional que ocorre quando o bebê ou a criança tenta expressar o que está sentindo através de choro, grito, reclamação descontrolada e teimosia.

Faz parte do desenvolvimento infantil utilizar a birra como forma de se expressar e conseguir o que quer, isso porque o bebê descobre desde cedo que é através do choro que ele vai comunicar que está com fome, sono, mal-estar, entre outros sentimentos.

Com quantos anos a birra costuma começar?

A birra geralmente inicia aos 2 e 4 anos de idade, mas pode iniciar até mesmo antes, por volta dos 10 meses. Acontece que esse tipo de comportamento tem mais relação com o desenvolvimento do bebê do que com a idade.

Você provavelmente já ouviu falar da fase dos “terríveis dois anos”, também conhecida como a “adolescência infantil”, que por mais que esteja associada aos dois anos de idade, pode iniciar mais cedo.

É nessa fase que a criança começa a expressar as suas próprias vontades e aprende a dizer não para tudo na tentativa de manifestar a sua individualidade. Frequentemente,  a forma que a criança encontra para expressar o que está sentindo é através do choro e do grito.

Como lidar com a birra infantil?

É muito importante saber lidar com a birra infantil para evitar que esse comportamento se torne um problema maior. Para te ajudar nessa missão, confira 3 dicas que selecionamos para você aprender a lidar com essa fase com o auxílio da médica pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Graciela Josué (CRM 13045).

1. Compreenda a angústia da criança

Geralmente a criança faz birra quando está angustiada com alguma situação, diante disso, é importante tentar compreender o que está acontecendo para entrar em um acordo. São várias as razões que podem levar a criança a fazer birra, desde o cansaço, fome, até o incômodo com o lugar em que está.

Então, antes de mais nada, observe o que pode estar incomodando e tente minimizar o desconforto. Em seguida, explique para a criança que esse tipo de comportamento não é legal e que não deve se repetir. Mas é claro que a situação poderá sim se repetir algumas vezes, dessa maneira, é importante ter muita paciência e empatia na hora de dialogar com a criança.

2. Imponha limites

Minimizar os incômodos não quer dizer que você vai ceder a tudo que a criança quer, é importante impor limites para a criança compreender desde cedo que ela não vai conseguir sempre tudo o que quer.

A criança precisa entender que existe hora pra tudo e é muito importante desde nova ensiná-las a lidar com o sentimento de frustração. Por isso, muita atenção! Existem incômodos que são de responsabilidade dos pais minimizar, mas nem tudo deve ser cedido.

Se a criança está querendo algo que não é viável proporcionar a ela naquele momento, tente fazer combinados onde ela vai se sentir ouvida, porém, ao mesmo tempo, vai compreender que não pode ter o que quer naquele momento.

3. Desvie a atenção da criança

Desviar a atenção da criança no momento da birra também pode ser uma solução. Nem sempre o diálogo vai ser a saída, principalmente quando se trata de bebês ou crianças muito novas, pois nem sempre vão compreender o que você está tentando explicar.

Nesses casos, a solução é desviar a atenção da criança para uma paisagem, um brinquedo, um desenho, algo que a criança julgue interessante. Faça isso até ela estar entretida o suficiente para acabar com a birra.

Como evitar que a birra infantil aconteça?

Como já falamos anteriormente, a birra infantil é um comportamento normal e inevitável, cedo ou tarde os pais irão se deparar com esse problema, mas existem algumas atitudes que podem minimizar as chances desse comportamento se repetir de forma rotineira. São elas:

  • Sempre que possível dê bastante atenção aos pequenos: muitas vezes, a birra é uma forma que a criança usa para chamar atenção dos pais.
  • Seja firme com as suas decisões: por mais tentador que seja, não abra mão de uma decisão porque a criança começou a agir de forma birrenta. Explique que tudo tem hora e que não é o momento certo para ela ter o que está querendo.
  • Ensine a criança a compreender os seus sentimentos: a birra acontece porque a criança não está sabendo lidar com certos sentimentos, esse é o momento em que os pais vão precisar ter empatia e paciência para ensinar a criança a compreender o que está sentindo e se tranquilizar.
  • Faça acordos com a criança: ao invés de ceder às birras, explique para criança que acordos podem ser feitos. Assim, ela  vai aprender que o diálogo é mais eficaz do que chantagem para conseguir o que quer.

Quando a birra infantil pode ser considerada um transtorno?

Como já mencionamos, a birra é um comportamento normal da infância, mas existem casos onde ela pode ser caracterizada como um transtorno. Por isso, é muito importante os pais terem atenção nos sinais.

Quando as birras começam a ser rotineiras e com sinais mais agressivos os pais devem observar com atenção, pois a criança pode estar desenvolvendo o Transtorno Opositivo Desafiador, conhecido também como TOD.

O TOD é um transtorno neuropsiquiátrico, em que a criança costuma ter comportamentos desafiadores e desobedientes, que podem ser manifestar através da teimosia, estresse, hostilidade, raiva descontrolada, sentimento de vingança, dificuldade em obedecer, entre outros comportamentos.

Diferença entre Birra Infantil e Transtorno Opositivo Desafiador

A diferença é que a birra geralmente acontece quando a criança quer expressar os seus sentimentos, seja em relação a um desejo ou uma frustração. Já no caso do Transtorno Opositivo Desafiador, a criança repete um comportamento irritável com frequência e até mesmo quando não há um motivo aparente, agindo de forma opositiva a tudo, além de não demonstrar medo de punição.

O Transtorno Opositivo Desafiador tem tratamento?

Sim. O tratamento do Transtorno Opositivo Desafiador inclui acompanhamento psicológico e, em alguns casos, pode haver a necessidade de prescrição de medicamentos para controle das emoções.

É importante também os pais e responsáveis modificarem alguns comportamentos que podem servir como gatilho para as crises da criança, como:

  • Evitar brigas na frente da criança;
  • Não agir de forma violenta e agressiva;
  • Solucionar problemas sempre na base do diálogo.

Paciência é a chave!

Como você pode notar no decorrer do artigo, a birra infantil é uma fase inevitável que exige muita paciência e jogo de cintura por parte dos responsáveis. Por isso, é muito importante manter a calma para saber lidar com a situação de forma empática e paciente.

Em primeiro lugar, busque acolher os sentimentos que estão bagunçados na cabeça da criança para que você possa ajudá-la a compreendê-los, e quando a situação estiver controlada, utilize o diálogo para explicar que não é legal que esse tipo de situação aconteça novamente. Por fim, lembre-se, se sentir que há necessidade, não deixe de buscar ajuda profissional.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Graciela Josué (CRM 13045 / RQE 8617)

Rodapé da página.