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EM QUE PODEMOS AJUDAR?

Cliente Unimed Fortaleza, reunimos as principais dúvidas relacionadas ao seu cartão, fatura, autorizações e mais. Veja abaixo.

  • AUTORIZAÇÃO

  • CARTÃO

  • FATURA

  • PLANO

  • CONSULTAS

  • COBERTURA

Onde são autorizados os procedimentos médico hospitalares?

Existem duas maneiras de autorizar procedimentos:

Autorização Online: A solicitação pode ser feita de forma online, quando precisar, através de um dos nossos canais oficiais:

- Pelo nosso site clicando aqui;

- Pelo App Cliente Unimed Fortaleza, clicando no menu "Solicitações";

- Através da Roberta, nossa assistente virtual no WhatsApp. Basta enviar a mensagem "Autorização" e seguir as instruções.

Autorização Presencial: A consulta médica e o atendimento de emergência/urgência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido. Se necessitar autorizar exames, a pré-senha referente aos procedimentos deverá ser solicitada logo após a consulta, no próprio consultório.

Caso a autorização seja referente a exames de maior complexidade como ressonância magnética e procedimento cirúrgico, o cliente deve se dirigir a uma das Clínicas Unimed ou à Central de Atendimento ao Cliente.

IMPORTANTE: Ao realizar autorização de procedimentos, não se esqueça de levar os seguintes documentos: cartão Unimed Fortaleza, identificação com foto, solicitação médica e exames relacionados à solicitação médica (laudo do exame e película).

Quais são os procedimentos que são passíveis de perícia médica? E onde o cliente pode se dirigir para solicitar essa autorização?

Procedimentos passíveis de perícia médica:
- Gastroplastias (cirurgias bariátricas);
- Hérnias umbilicais;
- Procedimentos dermatológicos: Nódulo de partes moles, Nódulo com rotação de retalhos, plástica em z, etc.;
- Extensos ferimentos

Locais de autorização (de acordo com o plano):
- Cliente Multiplan / Uniplano/ Estilo / Salute / Salute MAX: Central de Atendimento ao Cliente (Rua Gonçalves Ledo, 777 - BS Tower) ou nas Clínicas Unimed Bezerra, Parangaba e Oliveira Paiva.
- Clientes Uniflex / Unifácil / Essencial / Essencial MAX: Somente nas Clínicas Unimed Bezerra, Parangaba e Oliveira Paiva.

Outros procedimentos oftalmológicos que necessitam perícia:
- Facectomia (cirurgias de catarata);
- Miopias;
- Ptose palpebral;
- Pterígio.

Tenho um procedimento oftalmológico para fazer, onde posso autorizar?

Os procedimentos oftalmológicos podem ser autorizados através do nosso portal, do App Cliente Unimed Fortaleza ou do WhatsApp da nossa assistente virtual. Se preferir, você também pode solicitar a autorização nas unidades de atendimento presencial:

Central de Atendimento ao Cliente (Rua Gonçalves Ledo, 777 - BS Tower);
Clínicas Unimed Bezerra de Menezes, Parangaba e Oliveira Paiva.

OBS: Geralmente passível de perícia, por isso faz-se necessário a presença do próprio paciente.

Qual a validade de uma autorização ou pré-senha?

Clientes Unimed Fortaleza: 60 dias.

Clientes de outras Unimeds: 60 dias (a contar da data da autorização da Unimed de origem)

A pré-senha se trata de uma pré-autorização que pode ser retirada no consultório médico ou na própria clínica onde for realizar os exames. Outra opção é retirá-la em um de nossos locais de atendimento presencial.

OBS.: No caso das terapias assistenciais, como terapia ocupacional e psicologia, as pré-senhas não podem ser retiradas diretamente nas clínicas/consultórios médicos, visto que elas necessitam da pré-senha prévia.

Meu cartão foi roubado/perdido ou está fora da validade. Como posso fazer para solicitar a segunda via?

A solicitação de segunda via do cartão Unimed Fortaleza deve ser realizada exclusivamente pelo responsável financeiro do plano. É importante ressaltar que antes da data da validade do cartão expirar, é enviado um novo para o endereço cadastrado na Cooperativa.

Pessoa Física:
- Opção 1: Através do nosso portal, pelo Minha "Unimed". Acesse o link www.unimedfortaleza.com.br/minha-unimed, digite seu login e senha, clique na opção "Meu Plano" no menu lateral esquerdo e, em seguida, na opção "Segunda Via de Cartão";
- Opção 2: Através da nossa Central de Atendimento no (85) 4020.2111;
- Opção 3: Na Central de Atendimento ao Cliente.

Pessoa Jurídica:
Você deve entrar em contato com a sua empresa e solicitar o seu cartão Unimed Fortaleza. No entanto, se o seu plano for empresarial, mas a fatura para pagamento é enviada para sua residência, você também pode solicitar a 2ª via do cartão por meio do portal Unimed Fortaleza, por meio do nosso atendimento ao cliente (85 4020.2111) ou, presencialmente, na Central de Atendimento ao Cliente (Rua Gonçalves Ledo, 777 - BS Tower).

IMPORTANTE: Para o envio do cartão é preciso que você esteja com o endereço atualizado junto a Unimed Fortaleza.

Como obter 2ª via da minha fatura?

Você poderá obter a 2ª via da fatura das seguintes maneiras:

- Através do Whatsapp, falando com a Roberta, nossa Assistente Virtual;
- Através do App Cliente Unimed Fortaleza;
- Através do nosso site clicando aqui;
- Nas nossas unidades de atendimento ao cliente.

Onde posso pagar a fatura Unimed Fortaleza?

Pague a sua fatura em qualquer agência bancária até a data de vencimento.

Para atrasos de até 60 dias: basta atualizar o boleto clicando aqui e pagar em qualquer agência bancária.

Após os 60 dias do vencimento: favor se dirigir até a Central de Atendimento ao Cliente UNIMED (Rua Gonçalves Ledo, 777 - BS Tower) para verificar a situação de seu contrato.

Como faço para incluir minha fatura em débito automático?

Para inclusão de pagamento da fatura por meio de débito automático em sua conta corrente é necessário entrar em contato com o seu Banco e realizar a solicitação com a apresentação do Cartão Unimed Fortaleza do titular do plano ou a última fatura paga.

IMPORTANTE: serviço está disponível para os clientes que são correntistas dos seguintes bancos: Sicredi, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Basta apenas entrar em contato com um desses bancos e utilizar o código do cartão Unimed do titular do plano para realizar o cadastro.

Gostaria de mudar meu plano, como devo proceder?

Planos individuais: O responsável financeiro pelo contrato deve se dirigir a uma de nossas unidades de atendimento ao cliente (Central de Atendimento ao Cliente ou Clínicas Unimed Bezerra de Menezes, Parangaba e Oliveira Paiva) para realizar a migração do seu plano. Para isso, é necessário o cartão Unimed Fortaleza e um documento de identificação com foto.

Planos empresariais: O titular do plano deve fazer a solicitação junto a sua empresa.

Como faço para alterar dados cadastrais do meu plano (endereço, RG, etc.) ?

A alteração cadastral pode ser solicitada em uma de nossas unidades de atendimento ao cliente (Central de Atendimento ao Cliente ou Clínicas Unimed) pelo responsável financeiro do contrato por meio da apresentação dos seguintes documentos: cartão Unimed Fortaleza, documento de identificação com foto e que comprove a alteração cadastral que está sendo solicitada. Para os casos de alteração de endereço, um comprovante atualizado.

A Unimed Fortaleza aproveita carência de outros planos?

Sim. Para mais informações, você pode solicitar o contato de um de nossos vendedores por meio do telefone 3209.1919 ou através do nosso portal.

Meu pagamento está em aberto, o que faço para evitar o cancelamento?

A suspensão ou cancelamento do plano regulamentado pode ocorrer a partir de 60 dias de atrasos consecutivos ou não, ou seja, caso no decorrer dos últimos 12 meses de plano tenha ocorrido atrasos nos pagamentos das faturas, isto será contabilizado no total de dias em atraso.

Para os planos não regulamentados, a suspensão de atendimento ocorre após cinco dias de atraso dos pagamentos. Dessa forma, procure manter as suas faturas em dia para que não haja suspensão de atendimento e cancelamento do seu plano Unimed Fortaleza.

Optei por consultar com um médico que não é cooperado da Unimed e paguei a consulta. Tenho direito a reembolso?

Não. A Unimed Fortaleza possui mais de 4.000 médicos cooperados em diversas especialidades. Caso o beneficiário opte por realizar uma consulta com médico não cooperado, o custo desta consulta é de responsabilidade do beneficiário.

Para consultar os prestadores temos o Guia Médico através do nosso site ou através da nossa Central de Atendimento no telefone (85) 4020.2111.

Na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador no município pertencente à área geográfica de abrangência e a área de atuação prevista no contrato, a Unimed garante ao beneficiário os atendimentos conforme dispõe a Resolução Normativa nº 259 de 2011 da ANS, sendo que essa normativa poderá ser acessada por meio do site: www.ans.gov.br ou poderá ser consultada pela Central de Atendimento ao Cliente no telefone (85) 4020.2111.

Como faço para incluir um dependente?

Planos individuais (pessoa física):
As inclusões devem ser realizadas pelo responsável financeiro do contrato através dos nossos canais de atendimento online ou indo presencialmente até a nossa Central de Atendimento ao Cliente ou Clínica Unimed Bezerra de Menezes. Para realizar a inclusão, é necessário apresentar a documentação abaixo:

- Responsável financeiro: documento de identificação com foto;
- Dependente: certidão de nascimento (se menor) ou documento de identificação (RG) e CPF, se maior de idade.

Planos empresariais:
você deve se dirigir a sua empresa para solicitar a inclusão do dependente em seu contrato.

Quais os reajustes que ocorrem no meu plano?

Planos individuais (pessoa física):
- Reajuste anual, autorizado mediante ofício pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e aplicado pela Unimed Fortaleza na data base do contrato;
- Reajuste por mudança de faixa etária, definidas no contrato do cliente.

Planos empresariais: Também ocorrem dois tipos de reajuste, o anual e por faixa etária, ambos definidos por meio de negociação entre a empresa e a Unimed Fortaleza, já definidos em contrato.

Quando ocorre o reajuste das mensalidades do meu plano?

É anual e ocorre na data de aniversário do contrato. O índice de reajuste é de acordo com o percentual de aumentos de custos médicos hospitalares verificados no período. Esse índice é submetido à aprovação da ANS (Agência Nacional de Saúde), um órgão do Governo Federal controlador e regulador das Operadoras de Saúde.

As mensalidades também podem sofrer um reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária, de acordo com a tabela constante das condições gerais do contrato do Plano Individual, este será efetivado no mês de aniversário do beneficiário em questão.

Caso o titular ou responsável solicite alguma alteração no plano (inclusão, exclusão de dependentes, alteração de categoria ou acomodação, por exemplo) o valor da mensalidade também sofrerá alterações.

O que é coparticipação e como ocorre a cobrança?

A coparticipação é o mecanismo de regulação que consiste no pagamento à Unimed Fortaleza pelo cliente de percentual sobre as despesas relativas a determinados procedimentos previstos em contrato.

Para os contratos com coparticipação, o cliente arca com 20% de participação somente sobre consultas e exames sobre a tabela praticada pela Unimed Fortaleza com seus prestadores e não sobre o valor particular. Esta cobrança é encaminhada para pagamento juntamente com a fatura Unimed Fortaleza.

Tinha plano Unimed Fortaleza por meio da empresa na qual trabalho, porém fui demitido. Como faço para continuar sendo cliente?

Você pode permanecer na Unimed Fortaleza por meio do benefício PAD (Programa para Aposentados e Demitidos), caso você se enquadre nas condições abaixo estabelecidas ou até a duração do contrato empresa com a Unimed Fortaleza:

- Demissão sem justa causa ou Aposentadoria; A solicitação de inclusão no benefício junto a Unimed Fortaleza deve ser feita até 30 dias da data de seu desligamento ou aposentadoria; O direito ao PAD cessa caso você perca a condição de desemprego e volte a trabalhar com vínculo empregatício (carteira assinada).

Documentos necessários para inclusão no benefício PAD (os documentos originais deverão ser apresentados durante o atendimento):

- Cópia do Termo de Rescisão Contratual;
- Cópia da Carteira de Trabalho da página com a foto (frente e verso);
- Cópia da Carteira de Trabalho da página em que consta o carimbo da empresa com a data do desligamento;
- Cópia do comprovante de endereço atualizado;
- Certidão de Casamento ou Declaração Marital (no caso do cônjuge ser dependente do plano);
- Certidão de nascimento (nos casos dos filhos com menor idade);
- Cópia da carta de concessão de Aposentadoria (nos casos de Aposentadoria);
- Cópia da identidade e CPF do titular e dependentes do contrato;

Caso você não atenda aos requisitos do PAD, poderá aderir a um contrato pessoa física até 30 dias da data de cancelamento do seu contrato empresa e ter o aproveitamento de todo o seu tempo de carência.

Meu plano tem atendimento nacional, como faço para utilizá-lo quando estiver em outro estado?

Você deverá se dirigir a Unimed local com os seguintes documentos: comprovante de pagamento, documento de identidade com foto e cartão da Unimed para obter informação da rede credenciada ao seu plano. Você também poderá consultar o site da Unimed local por meio do portal da Unimed Brasil.

É muito importante verificar se o local para atendimento médico hospitalar faz parte da rede referencial da Unimed local e se receberá autorização pelo seu plano da Unimed Fortaleza.

Qual a cobertura e prazo máximo de carências do meu plano?

Consulte a página de Coberturas e Carências.

Como utilizar a Rede Credenciada fora da área de abrangência da Unimed Fortaleza?

Quando fora da área, poderá acessar o site da respectiva Unimed para consultar a rede credenciada local. Para mais informações, contatar a referida Unidade.

O cliente deve apresentar requisição médica (em caso de exames ou realização de procedimentos), carteira do plano dentro da validade e abrangência conforme contratado e documento de identificação.

Meu médico não é Cooperado e solicitou exames, como devo proceder?

Deverá dirigir-se a um local de atendimento para autorizar previamente os exames solicitados.

Caso seja nos laboratórios da Unimed Fortaleza, deve levar a solicitação diretamente ao laboratório juntamente com o seu RG e cartão Unimed. A solicitação deve estar carimbada e assinada pelo medico.

Meu plano é Essencial, Essencial MAX, Uniflex ou Unifácil, como devo fazer para marcar uma consulta?

Você pode agendar consultas online, sem sair de casa, através do nosso portal no link direto: www.unimedfortaleza.com.br/agendamento, ou acessando a área exclusiva Minha Unimed. Uma outra opção é entrar em contato com a Central de Marcação de Consultas no telefone (85) 4020-1818.

Obs.: Clientes Essencial e Essencial MAX que, mediante encaminhamento do Médico da Família, necessitarem de atendimento com médico de outra especialidade, devem solicitar o agendamento presencialmente em uma das Clínicas Unimed ou ligando para a Central de Marcação de Consultas no telefone 4020.1818.

Como posso incluir Unimed Urgente no meu plano?

Planos individuais (pessoa física): você pode solicitar a inclusão do serviço Unimed Urgente por meio da nossa Central de Atendimento no telefone (85) 4020.2111 ou se dirigir a uma de nossas unidades de atendimento ao cliente (Central de Atendimento ao Cliente ou nas Clínicas Unimed, exceto Maracanaú).

Planos empresariais: você deve se dirigir a sua empresa para solicitar informações sobre o serviço.

O serviço de ambulância encaminha médico para consulta em domicílio?

Não. O serviço Unimed Urgente promove atendimento apenas em situações de urgência e emergência. Não é um serviço de consultas em domicílio. A definição quanto ao encaminhamento, ou não, de uma equipe com médico (suporte avançado) será realizada pelo médico regulador, atuante na Atenção Pré-Hospitalar, de acordo com o perfil situação apresentada.

Quais outros serviços opcionais a Unimed Fortaleza oferece?

O propósito da Unimed Fortaleza é cuidar de você! Por isso, pensando em oferecer mais segurança para a sua saúde, dispomos dos seguintes serviços opcionais:

- Unimed Fone: Aconselhamento médico por telefone 24h, 365 dias por ano, para tirar dúvidas cotidianas sobre a sua saúde.

- Unimed Aeromédico: Aeronaves equipadas com os mais modernos recursos de UTI para o transporte inter-hospitalar em transferências de urgência.

- Unimed Odonto: Tenha acesso ao melhores profissionais em Odontologia através de uma ampla rede de atendimento.

- Corretora de Seguros Unimed Fortaleza: Para proteger você em todos os momentos da sua vida.

Como aderir a um dos serviços opcionais?

Planos Individuais (pessoa física): A adesão pode ser realizada através do site do serviço que você deseja incluir no seu plano. Caso prefira, os serviços Unimed Fone, Unimed Odonto e Unimed Aeromédico podem ser aderidos por meio da nossa Central de Atendimento no telefone 4020.2111 ou comparecendo presencialmente em uma das nossas unidades de atendimento.

Planos Empresariais (pessoa jurídica): Solicite a adesão do serviço diretamente com o RH da sua empresa.

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Principais meios de contato com a Unimed Fortaleza.

Fale com a Unimed Fortaleza

Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.

Figura de telefonista
Central de Atendimento Unimed 24h

(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.

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SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente 24h

0800.275.1818
Exclusivo para reclamação, cancelamento, informação e dúvida.

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SAC - Deficiente Auditivo ou de Fala 24h

(24H) 0800.286.2020
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(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.

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