Alimentação Saudável 27 de Março de 2013

15 alimentos funcionais que trazem beneficios para a saúde


mulher comendo alimentos

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de oferecer os nutrientes tradicionalmente conhecidos, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos benéficos à saúde e à redução do risco de doenças.

Que tal conhecer alguns desses alimentos e ver os benefícios que eles podem trazer?

1- Verduras
Deve-se consumir pelo menos três verduras diferentes por dia. As verduras colaboram para prevenir doenças cardíacas e relativas à hipertensão arterial

2- Frutas
O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia. Os mesmos benefícios das verduras se aplicam às frutas.

3- Aveia
A quantidade diária é de três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro colheres de sopa de aveia integral. A aveia contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo, além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, auxiliando na eliminação de gordura ingerida.

4- Peixes frescos (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau)
O ideal é consumir 180 gramas por semana. Estes alimentos colaboram para prevenir Infarto e AVC; reduzem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o “bom” (HDL). Lembrando que não é recomendado consumi-los fritos.

5- Azeite de oliva
Deve-se ingerir uma colher de sopa por dia, sem aquecer. O azeite auxilia na redução do LDL e melhora o processo digestivo de outras gorduras.

6- Castanha do pará
A quantidade recomendada é de duas unidades de castanha do pará por dia. Este alimento auxilia na prevenção de problemas cardíacos, impedindo a degeneração celular e protegendo o sistema imunológico.

7- Castanha de cajú
Recomenda-se ingerir de cinco a seis unidades por dia. A castanha de caju colabora para diminuir a pressão sanguínea, evitando ataques cardíacos.

8- Linhaça
Deve-se consumir duas colheres (sopa) de farinha de linhaça ou dois copinhos (dos de café) de linhaça por dia. Para aproveitar os nutrientes, o ideal é triturar a linhaça, evitando guardá-la triturada por muito tempo. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o LDL, auxilia no controle glicêmico, regulariza o trato intestinal e promove saciedade. Além destes benefícios, alivia os sintomas da TPM.

9- Gergelim
A quantidade recomendada é de uma colher de sopa (15g) por dia. O gergelim auxilia no controle de colesterol total e LDL, podendo aumentar o HDL, quando consumido em grandes quantidades.

10- Soja
É recomendado consumir 150 g de grão de soja (uma xícara de chá) por dia. A soja diminui o risco de desenvolver câncer e combate doenças cardiovasculares.

11- Alho
O alho possui atividade antimicrobiana e bactericida. O alho colabora para reduzir a pressão arterial, diminuindo a taxa de LDL e a aumentando os níveis do LDL. O ideal é ingerir um dente por dia.

12- Uva vermelha e roxa
Dois copos de suco de uva reduzem os níveis de LDL, aumentam o HDL e contribuem para diminuição da pressão arterial.

13- Chá Verde
Á quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago). O chá verde auxilia na prevenção de tumores malignos, além de retardar o envelhecimento.

14- Tomate
Uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas. Além disso, auxilia na prevenção do câncer de próstata.

15- Vinho tinto Seco
A quantidade ideal é de uma taça por dia. O vinho colabora para o controle da pressão arterial, diminuindo o colesterol “ruim” (LDL) e aumentando o “bom” (HDL).

Vale ressaltar que portadores de doença diverticular dos intestinos e idosos constipados crônicos devem evitar as sementes. Agora é só escolher o alimento funcional de sua preferência e ter uma alimentação variada e saudável.

Rodapé da página.