Alimentação Saudável 27 de Setembro de 2012

Consumir arroz branco aumenta risco de diabetes, aponta estudo


arroz-pesquisa

Um estudo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública de Harvard apontou que o consumo frequente de arroz branco pode favorecer o aparecimento do diabetes tipo 2.

Durante o acompanhamento realizado com homens e mulheres, os pesquisadores descobriram que as pessoas que consumiam semanalmente cinco porções (150 g cada) de arroz branco, tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que quase não comiam arroz.. Já a substituição do arroz branco pelo integral chegaria a reduzir cerca de 16% o desenvolvimento desta doença.

Os pesquisadores afirmaram que o tratamento industrial  realizado no arroz, faz com que partes importantes do grão sejam retiradas para a produção de um arroz branco, pobre em nutrientes. Este processo de ?limpeza? é o causador o aumento da glicose no alimento.

O autor da pesquisa,  Qi Sun, afirmou que a substituição dos grãos refinados por grãos integrais colabora para a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os especialistas ainda recomendam evitar carboidratos refinados, como massas e pães.

Rodapé da página.