Alimentação Saudável 02 de Abril de 2012

Receita saudável de peixe para a Semana Santa


Peixe ao molho servido.

Semana Santa está chegando e, com ela, uma enorme variedade de pratos que são preparados com a finalidade de tornar o almoço em família mais prazeroso, levando em consideração não apenas o sentido da data mas, também, a crença de cada um.

Seguindo a tradição do peixe na Sexta-Feira Santa, o bacalhau é bem-vindo por todo o seu potencial nutritivo. O prato é rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.

Para acompanhar, não esqueça de equilibrar a quantidade de carboidratos das refeições, como arroz e batatas.

Outros peixes, como: salmão, pescada, atum e linguado, podem tornar o cardápio da Semana Santamuito mais saudável. Para o acompanhamento destes pratos, é recomendado evitar as massas com molhos ricos em gorduras como o molho quatro queijos e o molho branco.

E para a sobremesa? Opte por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricos, são nutritivos e ricos em fibras. Mas, se não for possível resistir aos chocolates, prefira os ovos de Páscoa na versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras. Quando consumidos em excesso podem trazer prejuízos a saúde.

Vamos à receita especial de peixe ao forno?

Peixe ao Forno
Ingredientes
– 1 kg de filé de merluza ou outro peixe
– Suco de 1 limão
– Sal a gosto
– Pimenta ? do ? reino a gosto
– 1 lata de creme de leite
– 1 lata de molho de tomate refogado
– 1 copo de requeijão
– 1 caldo de galinha

Modo de Preparo
Tempere os filés com limão , sal e pimenta. Depois, coloque-os em uma forma refratária e reserve. Em uma tigela, coloque o molho de tomate, o creme de leite, o requeijão e o caldo de galinha, misture bem e coloque sobre os filés.
Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (200°) por cerca de 50 minutos, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.

Rodapé da página.