Cuidar de Você 22 de Novembro de 2013

5 dicas de como cuidar bem dos rins


Mulheres sorrindo bebendo refresco

Apesar do tamanho pequeno, os rins são responsáveis por funções vitais no organismo, como a filtragem e eliminação das toxinas do sangue. Por esse motivo, quando esses dois órgãos não estão funcionando corretamente, é sinal de alerta: essas toxinas podem se concentrar na corrente sanguínea e causar sérios problemas.

Confira a seguir algumas dicas para manter seus rins sempre saudáveis:

  • 1. Consuma bastante água: beber cerca de dois litros de água por dia auxilia a purificação dos rins. Se ingerirmos pouco líquido, o rim ficará sobrecarregado e não terá condições de realizar o processo de filtração.
  • 2. Esteja em dia com a balança: manter-se no peso ideal é fundamental para seguir com os rins a mil, assim como ter uma alimentação equilibrada. Evite o excesso de gorduras e procure ingerir alimentos ricos em fibras e vitaminas, bastante aconselháveis para a manutenção das funções renais.
  • 3. Fuja da automedicação: remédios só devem ser consumidos sob a indicação de um especialista. Analgésicos e anti-inflamatórios, se tomados em excesso, favorecem o aparecimento de doenças renais. Ao sinal da mais simples dor, sempre procure orientação médica.
  • 4. Beba com moderação: Em pequenas quantidades, o álcool pode até beneficiar o trabalho dos rins. Exagerar na dose, porém, pode prejudicar os pequenos filtros. Quando consumido em excesso, o álcool pode causar hipertensão, o que acaba evoluindo até gerar problemas renais.
  • 5. Abandone o cigarro: o fumo atua no organismo ocasionando o surgimento de pequenas placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde o sangue circula. Isso causa problemas de pressão que, por sua vez, levam à doença renal crônica

Rodapé da página.