Cuidar de Você 19 de Abril de 2012

Conheça quais são os fatores de risco para desenvolver a diabetes


pessoa caminhando na praia e pagadas atrás

Diabetes é uma doença séria que dura por toda a vida. Ela não pode ser curada, mas o controle da glicose, pressão sanguínea e colesterol pode prevenir ou postergar complicações decorrentes da diabetes A condição pode se apresentar em dois tipos:

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, que significa que ela ocorre quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo, no caso as células beta do pâncreas. No momento, os cientistas não sabem exatamente o que faz o sistema imunológico atacar as células, mas eles acreditam que tanto fatores genéticos quanto ambientais, como vírus, por exemplo, estejam envolvidos.

Diabetes tipo 2, a forma mais comum, está relacionada à obesidade, pressão alta e colesterol alto. Aproximadamente 80% das pessoas com diabetes tipo 2 estão acima do peso, condição que dificulta a utilização da insulina pelo corpo.

A notícia boa é que a maioria dos fatores de risco para a diabetes tipo 2 é passível de controle, o que ajuda a evitar o surgimento de outras doenças e complicações mais sérias. Estar atento aos fatores de risco e às formas de controlá-los é fundamental.

Fique atento aos fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes:

Genética
Procure conhecer seu histórico familiar, pois se algum parente próximo ( pai, filho e irmãos)
teve ou tem diabetes, maior é a probabilidade de desenvolver esta doença.
Por isso, é importante conversar com seu médico e relatar os historicos de diabetes na família.

Sedentarismo
Este comportamento é agravado pelo conforto da vida moderna. Praticando menos atividades físicas, o corpo gasta menos energia, o que tem como possíveis conseqüências a obesidade e a falta de preparo físico. Leia nossas dicas para se exercitar com pequenas práticas no dia a dia.

Obesidade
Se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, acompanhada por um aumento de peso que é perigoso à saúde. Na verdade, é uma condição que desencadeia os demais fatores de risco e a principal causa de diabetes tipo 2. Cuidar da alimentação, buscando hábitos mais saudáveis, é fundamental. Leia nossas dicas de alimentação saudável.

Idade
Com o avanço da idade e as mudanças no nosso metabolismo, a tendência de desenvolvermos algumas doenças crônicas aumenta. No caso do diabetes tipo 2, a idade acima de 45 é um fator de risco, especialmente quando combinado com algum dos outros fatores.

Colesterol Alto
O colesterol é um tipo de gordura que está presente em alimentos como ovos, carnes gordas e derivados do leite integral. O excesso de colesterol no sangue pode causar a aterosclerose, doença caracterizada pela formação de placas no interior das artérias, que vão dificultar a passagem do sangue.

Pressão Alta
A hipertensão é muito comum e atinge jovens, adultos e idosos, independentemente do sexo. Com o aumento da pressão, o coração tem que fazer mais força para impulsionar o sangue para o corpo todo, o que compromete a circulação e causa danos a órgãos vitais, como os rins, o cérebro e o próprio coração. A hipertensão é uma doença extremamente perigosa pois, muitas vezes, não apresenta sintomas. Aferir a pressão periodicamente é uma atitude recomendada a todos.

Outros fatores de risco incluem:

  • Ter tido diabetes gestacional, ou ter dado a luz a pelo menos um filho pesando mais que 4 kg.
  • Ter pressão 140/90 ou maior.
  • Ter níveis de colesterol anormais: HDL menor que 35 e triglicérides maior que 250.
  • Praticar exercícios físicos menos que três vezes por semana.
  • Ter síndrome dos ovários policísticos.
  • Histórico de doença cardiovascular.

Para se prevenir:

  • Pratique alguma atividade física regular, no mínimo 3 vezes por semana, por um período mínimo de 30 minutos. Lembrando que o médico deve ser consultado antes de escolher o exercício;
  • Mantenha seu peso em dia e conheça o seu IMC (índice de massa corpórea) ideal;
  • Não fume;
  • Efetue periodicamente a pressão arterial e consulte seu médico para aprender como controlá-la;
  • Evite medicamentos que podem causar agressões ao pâncreas, como os diuréticos;
  • Tenha uma dieta variada e equilibrada.

 

Rodapé da página.