Alimentação Saudável 02 de Fevereiro de 2016

Frutas cítricas podem causar queimadura na pele


Mulher se bronzeando em uma cadeira de praia

Durante o verão e festas como o carnaval, manter o corpo hidratado é o segredo para se refrescar e manter a saúde em dia. As frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina e caju, seja na versão de suco ou de sorvete, podem ser uma opção saudável, mas você sabia que elas trazem riscos de queimadura para a pele? Confira como se alimentar bem e sem riscos.

Veja dicas para proteger sua pele na exposição ao sol.

A casca do limão e da tangerina contem substâncias fototóxicas. Assim, recomendamos evitar espremer limão ou tangerina, sempre que estiver exposto ao sol e, se estiver em praia, churrascos em áreas descobertas e outros ambientes ensolarados, lavar as mãos sempre que for usar limão, com casca em caipirinhas, sucos, temperos etc. Também devemos evitar tocar outras áreas de pele ou em outras pessoas, quando manuseamos estas frutas, com casca.

Os sucos podem ser consumidos, sem maiores problemas. Quanto ao caju, apenas a casca da castanha pode provocar queimaduras.

Para se prevenir, sem deixar de aproveitar os benefícios das frutas cítricas, ao ter contato com o líquido da fruta, o ideal é lavar bem a pele. Além disso, é recomendado usar o protetor solar também, que deve ser reaplicado a cada duas horas.

A mancha aparece na hora?

Em geral, as manchas não aparecem logo após o contato. Muitas vezes, elas são percebidas horas ou poucos dias depois do contato.

A dermatologista, Dra. Maria José, destaca a atenção redobrada que se deve no verão, para evitar que esses casos de queimaduras por frutas cítricas ocorram. “No verão, a atenção deve ser redobrada para evitar manchas permanentes na pele. E engana-se quem pensa que a mancha aparece na hora. Ela pode surgir até um dia depois, com tamanho e intensidade de cor que dependem da quantidade que é absorvida e do tempo de exposição.”

Ela complementa, ainda, que a mancha leva de três a oito semanas para desaparecer, e neste período a área deve ficar protegida.

O que fazer?

Caso o líquido tenha contato com a sua pele em exposição ao sol, lave o local imediatamente com água e sabão, e passe bloqueador solar. Caso apareça uma mancha, procure um dermatologista.

Curta o verão e o carnaval com alegria e responsabilidade!

Rodapé da página.