Cuidar de Você 11 de Novembro de 2016

Câncer de Próstata: confira 7 sintomas e como prevenir


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). A prevenção da doença ainda gera medo entre os homens, principalmente pelo exame ser o toque da próstata, em que o médico introduz um dedo, com luva lubrificada no reto para sentir a superfície da próstata que possa ser suspeita de câncer. O preconceito e os rumores sobre o desconforto do exame ainda é um dos principais empecilhos diante da prevenção.

Homem feliz deitado na cama com os braços na cabeça

O que é?

É uma doença inicialmente silenciosa e assintomática. Caracteriza-se por ser uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica abaixo da bexiga e na frente do reto e a ureta, o canal que transporta urina, passa através dela. Se detectada precocemente, as chances de cura podem aumentar em 90%. O preconceito ainda é o maior empecilho diante da prevenção do câncer de próstata.

Sintomas

Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas, podendo ser detectada pelo exame PSA (antígeno prostático específico) e toque retal. Já em uma fase mais avançada, alguns sintomas passam a ser mais evidentes.

Tabela numérica com os sintomas do câncer de próstata

 

Causas

Não existe uma causa exata para a maioria dos cânceres de próstata, embora existam fatores de risco que tornam as células prostáticas em cancerosas, e pesquisadores estudam para descobrir essas causas.

Confira mais dicas sobre a saúde do homem

Cura

Médico com as mãos no ombro do paciente homem

Assim como qualquer outro tipo de câncer, as chances de uma possível cura do câncer de próstata dependem do diagnóstico e do estágio da doença.

Tratamento

O tamanho e a classificação do tumor vai definir o tratamento, além da idade do paciente, o que pode incluir a remoção cirúrgica da próstata (prostatectomia radical), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Saiba mais sobre o tratamento no vídeo abaixo:

Curiosidades

  • Aos 50 anos, os homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos;
  • Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença;
  • Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticados antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 45 anos.

 

Rodapé da página.