Cuidar de Você 16 de Novembro de 2017

Quais as vantagens da coparticipação nos planos de saúde?


Atualizado em: 10/08/2023

No plano de saúde com coparticipação, você contribui apenas com uma parte do valor referente a determinados procedimentos realizados. Confira essas e outras vantagens da coparticipação na contratação de planos de saúde.

Casal no sofá com tablet na mão pesquisando planos de saúde
Um dos maiores desejos dos brasileiros é ter um bom plano de saúde que garanta segurança e bom atendimento quando necessário. No Brasil, a modalidade de coparticipação é uma das formas de contratação que mais cresceu nos últimos anos. Uma das vantagens da coparticipação é possibilitar que cada vez mais pessoas tenham acesso à assistência de saúde.

O que é a coparticipação em planos de saúde?

A coparticipação é uma modalidade em que o cliente tem participação na despesa assistencial e faz o pagamento, diretamente à operadora, depois de realizar o procedimento. Essa é uma das grandes vantagens da coparticipação, pois os clientes que possuem este tipo de plano contribuem apenas com uma parte e não com o valor total de cada procedimento realizado.

O que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde com coparticipação?

Na Unimed Fortaleza, por exemplo, os clientes arcam, atualmente, com 20% ou 30% (a depender do plano escolhido) do valor referente a procedimentos como consultas médicas e exames sobre a tabela praticada pela Unimed Fortaleza com seus prestadores e não sobre o valor particular.

Além disso, a coparticipação não é cobrada em casos de internações clínicas e cirúrgicas, cirurgias ambulatoriais, quimioterapias, radioterapias e hemodiálise, inclusive sobre consultas e exames realizados e ligados à internação do cliente, com exceção das internações específicas em saúde mental.

Sobre o valor referente à realização de consultas médicas e exames, este só será cobrado num prazo médio de 60 dias juntamente com a fatura mensal.

Essas condições, no entanto, variam de acordo com a operadora escolhida. Por isso, é fundamental que você entre em contato diretamente com a operadora desejada para maiores informações.

Quanto custa um plano de coparticipação?

Os preços para contratação de um plano de saúde com coparticipação mudam de acordo com a faixa etária, cobertura, rede credenciada e abrangência geográfica, por exemplo. Para informações adicionais sobre valores do plano de saúde Unimed Fortaleza, clique aqui e faça sua cotação.

Quais as vantagens da coparticipação em planos de saúde?

Plano de saúde mais barato

A coparticipação no plano de saúde é uma forma de democratizar o acesso à assistência de saúde privada, pois é uma alternativa mais acessível. Os planos sem coparticipação tendem a ser mais caros, visto que o cliente pagará um valor fixo, independente do uso.

Plano de saúde sustentável

Uma das vantagens da coparticipação é que o cliente consegue manter o plano de saúde por mais tempo em seu orçamento familiar.

Como funciona a coparticipação na prática

Confira exemplos de coparticipação. Os valores poderão sofrer reajuste sem comunicação prévia.

Exemplos de valores de procedimentos de plano com coparticipação Unimed FortalezaPara saber o valor de coparticipação a ser pago no mês, nossos clientes podem verificar a utilização do seu plano acessando o aplicativo Cliente Unimed Fortaleza ou a aba Minha Unimed em nosso site.

Plano de saúde com coparticipação x sem copartipação

Confira na prática um comparativo de valores entre planos de saúde da modalidade Multiplan, da Unimed Fortaleza, com coparticipação e sem coparticipação.

Os valores abaixo dizem respeito à fatura mensal, dispensando outros procedimentos que possam ter sido realizados, no caso do plano de saúde com coparticipação.

Tabela comparativa de valores de plano de saúde com coparticipação e sem.Para consultar descontos e campanhas promocionais vigentes, solicite o contato de um consultor Unimed Fortaleza.

Recomendações antes de contratar um plano de saúde com coparticipação

A primeira atitude na hora de contratar um plano de saúde é verificar se a operadora tem registro na Agência Nacional de Saúde (ANS). Outra opção é ligar para o número: 0800 701 9656, também da ANS.

Quero contratar

A Unimed Fortaleza oferece aos seus clientes a opção de planos de saúde com coparticipação. Para saber mais detalhes, fale com um consultor de vendas.

Banner de solicitação de plano com coparticipação

Rodapé da página.