Espaço Zen 28 de Março de 2012

7 Técnicas de solução de problemas


*Conteúdo atualizado em 26/07/2017 às 08:50.

Situação estressante: Você está na fila do caixa de um supermercado, temeroso pois está atrasado para um encontro importante e uma pessoa fura a fila na sua frente.

Mãos segurando peças que se encaixam de um quebra-cabeça

A resposta é instantânea e física: Suas batidas cardíacas aumentam, seus músculos se tornam tensos? A resposta é essencialmente emocional, aquecida por pensamentos automáticos: ?Não é justo?, ?Por que eu??.

O problema prático é claro: Você está atrasado e alguém o atrasou em alguns minutos mais. Então, qual seria a solução quando você percebe que está prestes a perder o controle? Você sabe que não ajuda ignorar ou suprimir emoções, portanto reconheça os sentimentos e comece a pensar.

7 técnicas de solução de problemas

1. Relaxamento. Faça alguma coisa de que você gosta. Relaxe. Medite.

2. Distração. Isto funciona melhor quando o problema é sua resposta interior ao invés de uma coisa prática. Por exemplo, o desconforto de esperar por um ônibus atrasado pode ser superado pela leitura de uma revista.

3. Reflexão. ?Quais são meus pensamentos automáticos??, ?Quais são as crenças por trás deles??.

4. Remoldurar. Olhe para o evento de uma diferente perspectiva. Veja por outro ângulo.

5. Procurar suporte social. Utilize-se de familiares, amigos, colegas de trabalho e/ou de ajuda profissional se as emoções se tornarem incontroláveis.

6. Espiritualidade. Apele para seu sistema pessoal de crença. Ore, procure seu padre, pastor ou rabino. Tire a sorte ou mesmo leia o horóscopo.

7. Direcione o problema focalizado. Tente relembrar e descreva todas as tentativas que você já fez para resolver um problema prático. Este método pode requerer técnicas e habilidades de resolução de problemas, além de habilidades sociais e habilidades de comunicação. Isso deixa você preparado para situações futuras.

Pratique as técnicas de solução de problemas no seu dia a dia e aprenda a lidar melhor com o estresse.

Veja também técnicas simples para controlar o estresse

 


Rodapé da página.