Mamãe e Bebê 07 de Junho de 2016

Como escolher a maternidade certa para ter o bebê


Conteúdo atualizado em: 01/02/2021

Vai ser mãe? Já sabe o que é preciso ter no hospital que seu filho vai nascer? O passo mais importante para quem vai dar à luz é escolher bem a maternidade, principalmente para evitar surpresas desagradáveis.

Mulher segurando sapatinhos para o futuro bebê

Mas como escolher a melhor maternidade para o parto? O ideal é fazer uma pesquisa antes. Para orientar as mamães a escolher bem este local, elencamos 4 dicas imprescindíveis.

Como escolher a maternidade para o parto?

  1. Verifique se há obstetra plantonista, para que você seja assistida a qualquer momento que precisar. O recomendado é que seja o profissional que te orientou durante toda a gestação, mas, caso não seja possível a presença dele, certifique-se de que haverá outros profissionais disponíveis 24h;
  2. Confira se existe pediatra neonatologista e anestesista disponível 24h na unidade. Estes profissionais acompanharão o bebê após seu nascimento, além de ser necessária a presença deles em caso de cesariana ou para alívio da dor com aplicação de alguma analgesia;
  3. Procure conhecer a equipe multidisciplinar do Hospital, pois é de suma importância. Essa equipe inclui, além de médico(a) obstetra, enfermeiro(a) obstetra, psicólogo(a), fisioterapeuta e nutricionista;
  4. Procure saber se a unidade tem UTI adulto e neonatal. A UTI é de fundamental importância caso haja complicação durante o parto, para a mãe ou para a criança.

Em caso de parto normal/natural, o que a unidade precisa ter?

No caso das mamães que querem ter um parto vaginal, conhecido por muitos como parto normal ou natural, é preciso verificar se a unidade dispõe de uma estrutura adequada, que contenha:

  • Locais para caminhar;
  • Banheiras;
  • Bolas;
  • Escada de ling (barra de apoio);
  • Cavalinho;
  • Chuveiro com água quente e banheira descartável;
  • Som ambiente e iluminação com regulador de luminosidade.

É importante ressaltar que o essencial não é apenas ter uma estrutura bem equipada, mas uma equipe especializada disponível 24h para o acompanhamento humanizado. Priorizando a segurança do binômio e acolhendo a família da melhor maneira possível no momento ímpar que é a chegada de um bebê.

O Hospital Unimed dispõe de salas para o parto adequado com todos estes equipamentos. A unidade faz parte de um seleto grupo de operadoras que apoiam o Projeto Parto Adequado, sendo o maior objetivo redesenhar modelos de cuidado que valorizem o parto vaginal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.

No vídeo abaixo, o Dr. Luís Carlos Weyne explica os benefícios do parto vaginal e explica como ocorre o parto cesárea humanizado. Confira!

E em situações de parto cesariana, o que é necessário?

Para as mães que farão o parto cesárea, a recomendação é verificar se no hospital existem:

  • Obstetras;
  • Anestesista;
  • Auxiliar de enfermagem e pediatra;
  • Equipamentos cirúrgicos;
  • Alas cirúrgicas bem estruturadas.

Oficina para Gestantes

Além de toda a estrutura que o Hospital oferta às mães, a Unimed Fortaleza disponibiliza a Oficina para Gestantes para seus clientes, fornecendo informações acerca da gestação, alimentação adequada e cuidados com o recém-nascido. Inscreva-se agora clicando na imagem abaixo:

Oficina para Gestantes

Kit para Mamães de Primeira Viagem

Pensando em todas as dúvidas que podem surgir durante a gestação, preparamos um material exclusivo e gratuito para nossos leitores. Baixe o Kit para Mamães de Primeira Viagem e confira o que levar para a maternidade, como se alimentar durante a gravidez, como lidar com os primeiros dias do bebê em casa e muitas outras informações essenciais no pré e pós-parto!

dr-marcio-alcantara

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara (CRM – 5861 CE) 

Rodapé da página.