Plano de Saúde 20 de Junho de 2022

Como funciona a teleconsulta na Unimed Fortaleza e para quem ela é indicada?


Quer se consultar com segurança, agilidade e sem sair de casa? Saiba o que é e conheça as vantagens de usar a teleconsulta da Unimed Fortaleza.

Medico da Unimed Fortaleza em teleconsulta

Ao longo dos últimos dois anos, a sociedade precisou reinventar a forma de se relacionar com o mundo, e foi preciso criar formas seguras, eficazes e ágeis de realizar atividades do dia a dia, desde fazer o supermercado via aplicativos até ter atendimento médico virtual, por exemplo.

Nesse cenário, o atendimento médico virtual ou teleconsulta, popularizou-se por proporcionar ao paciente uma experiência confortável e segura, sem precisar sair de casa, evitando tempo de deslocamento e de espera das emergências presenciais.

Com o novo formato de atendimento, o cliente pode realizar consultas de urgência e agendadas para adultos, crianças e adolescentes no conforto do seu lar. Para saber mais sobre como a teleconsulta funciona e para quem é indicada, continue a leitura!

O que é teleconsulta?

A teleconsulta traz mais comodidade e conforto para os pacientes, e é uma ferramenta da telemedicina que possibilita a consulta médica on-line. Ela é uma alternativa aos meios de atendimento tradicionais, facilitando o contato e cuidado médico sem sair de casa.

Além disso, o atendimento on-line possibilita mais agilidade no diagnóstico de doenças com sintomas leves e mais segurança e comodidade para os pacientes, que evitam possíveis filas de esperas em hospitais ou clínicas.

 “Além da praticidade, ao optar pelo atendimento virtual, o paciente evita se expor a outros microrganismos. Na teleconsulta, caso seja necessário, o cliente recebe guia para exames, receita médica e atestado”, explica a Dra. Danielle Leite Cunha Queiroz (CRM-CE 11150), médica otorrinolaringologista da Unimed Fortaleza.

Na Unimed Fortaleza, a consulta virtual é disponibilizada no App Cliente Unimed Fortaleza, plataforma de atendimento exclusiva para clientes, com um serviço de segurança que garante a proteção de todos os dados informados pelo paciente. Atualmente, está disponível o serviço de atendimento pediátrico e clínico geral para adultos.

Quando a teleconsulta é indicada?

A teleconsulta é indicada para uma assistência primária, consultas de urgência, supervisão ou acompanhamento clínico.

No caso de teleconsulta de urgência, deve-se observar a gravidade do caso, pois esse tipo de atendimento só é indicado quando o paciente apresenta sintomas leves e sem sinais de gravidade como:

    • Dor de cabeça;
    • Dor de garganta;
    • Diarreia;
    • Coriza e espirros;
    • Alergia;
    • Dor abdominal;
    • Náusea ou vômitos com pouca frequência;
    • Menos de 3 dias de febre ou estado febril;
    • Manchas na pele;
    • Nariz entupido (obstrução nasal);
    • Perda de apetite;
    • Dor nas articulações, dentre outros.

 

 “É importante lembrar que em casos moderados a graves, a teleconsulta de urgência não é indicada aos pacientes. Nesse caso, o ideal é procurar uma unidade de pronto atendimento presencial”, orienta a Dra. Danielle Queiroz.

Qual a diferença entre teleconsulta de urgência e agendada?

A teleconsulta agendada é indicada para acompanhamento médico ou consultas de rotina. Na Unimed Fortaleza, o agendamento da teleconsulta poderá ser feito de acordo com a disponibilidade de agenda do profissional escolhido, com opções de horário de segunda a sábado, das 7h20 às 22h.

Já a teleconsulta de urgência é para os casos em que o paciente necessitar de avaliação médica imediata. O Pronto Atendimento Virtual da Unimed Fortaleza está disponível diariamente, das 7h às 19h. Até julho de 2022, não haverá cobrança de coparticipação nas teleconsultas de urgência pediátrica e adulta.

Passo a passo para realizar uma teleconsulta

  1. Realize o login no App Cliente Unimed Fortaleza e escolha o perfil para atendimento;
  2. Clique na opção “Consultas Virtuais”;
  3. Escolha a opção de urgência caso tenha sintomas leves ou a opção teleconsulta agendada para atendimento de rotina;
  4. Se selecionar a teleconsulta de urgência, preencha todas as informações essenciais como peso, altura e alguns dados referentes à sua saúde. Marque os sintomas e dores. Após o preenchimento dos dados, faça a biometria facial para autorizar a teleconsulta de urgência;
  5. Se selecionar a teleconsulta agendada, escolha a data que melhor se encaixa na sua agenda, escolha o médico e o horário de atendimento. Em seguida, confirme seus dados e clique em agendar.

Crianças e adolescentes podem ser atendidos virtualmente?

Sim! A Unimed Fortaleza também disponibiliza a teleconsulta de urgência e a teleconsulta agendada para crianças e adolescentes. No App Cliente Unimed Fortaleza, os pais ou responsáveis podem acessar o perfil da criança e solicitar o atendimento.

A teleconsulta de urgência pediátrica é recomendada para crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, que apresentem sintomas leves.

Baixe o APP Cliente Unimed Fortaleza

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre a teleconsulta da Unimed Fortaleza, em caso de necessidade, acesse o App Cliente Unimed Fortaleza e realize sua teleconsulta!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica otorrinolaringologista da Unimed Fortaleza, Danielle Leite Cunha Queiroz (CRM-CE 11150).

Rodapé da página.