Alimentação Saudável 03 de Agosto de 2021

Para que serve a vitamina B12? Conheça 5 benefícios do nutriente


Você tem se sentido indisposto com frequência? Saiba que esse sintoma pode ser um alerta. Descubra a seguir para que serve a vitamina B12 e como a falta desse nutriente pode afetar a sua saúde!

Para que serve a vitamina b12

Você sabia que a vitamina B12 possui papel fundamental na manutenção de várias funções do corpo e sua presença deve ser obrigatória em uma alimentação balanceada?

Quando a ingestão ou absorção de vitamina B12 está insuficiente no organismo, o corpo tende a apresentar sintomas que prejudicam a sensação de bem-estar, como: fadiga, formigamento nas mãos e pernas, dores articulares, distúrbios do sono, depressão, anemia, além da redução da concentração, memória e atenção.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir para que serve a vitamina B12? Confira agora as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza, Camilla Rafaelly!

O que é a vitamina B12?

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é uma vitamina produzida por bactérias intestinais, mas o organismo não consegue absorvê-la dessa forma. Isso ocorre porque a flora bacteriana produz essa vitamina fora do local de absorção, sendo necessário o consumo de vitamina B12 através da alimentação.

Além disso, a cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. Sua absorção depende da acidez gástrica e do fator intrínseco, uma proteína produzida pelo estômago.

Essa vitamina é essencial para manter o corpo funcionando de maneira saudável, pois é responsável pelo funcionamento de várias células do corpo e pela manutenção do metabolismo.

Para que serve a vitamina B12?

Por se tratar de uma vitamina que exerce diversas funções metabólicas, como a formação dos glóbulos vermelhos, síntese de neurotransmissores, síntese de DNA e metabolismo proteico, ela é indispensável para a manutenção da sua saúde. Confira abaixo 5 funções da vitamina B12:

1. Evitar a anemia

A cobalamina auxilia na produção dos glóbulos vermelhos, as células sanguíneas responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, ocorre uma alteração na estrutura e formação dos glóbulos vermelhos, promovendo o surgimento da anemia perniciosa.

Leia também: Como saber se estou com anemia?

2. Reduzir a sensação de fadiga

A vitamina B12 também participa do processo de síntese da glicose, transformando essa substância em energia para o corpo. Por isso, a fadiga pode ser um sintoma de deficiência de vitamina B12.

3. Evitar a sensação de formigamento nas extremidades

A vitamina B12 é importante para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. Ela é essencial para a preservação da bainha de mielina, uma substância que protege e envolve os nervos e auxilia na velocidade da transmissão dos comandos enviados do cérebro para o resto do corpo.

Quando há carência de vitamina B12, há, por consequência, um desgaste na bainha de mielina. Assim, os impulsos nervosos passam a “viajar mais devagar” até as demais partes do corpo, resultando em sintomas como sensação de formigamento nas mãos e pés.

4. Proteger os neurônios

Ainda se tratando de sistema nervoso, a vitamina B12 também atua na proteção das células neurais. Sua função é impedir que estruturas importantes sejam quebradas ou afetadas, além de garantir que a síntese dos neurotransmissores aconteça da forma adequada.

Devido a essa importante função na proteção dos neurônios, a vitamina B12 é capaz de reduzir os riscos de depressão, evitar o surgimento da demência e evitar o aparecimento de sintomas como dificuldade de concentração e confusão mental.

Conheça a Oficina de Memória, uma iniciativa da da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza

5. Reduzir os riscos de complicações na gestação

Durante a gestação e amamentação, o organismo da mulher demanda maiores quantidades de vitamina B12. Como essa vitamina é muito importante para a formação de células sanguíneas, para o metabolismo e manutenção do sistema nervoso central, a deficiência materna de cobalamina tem sido associada ao risco de complicações na gravidez e na saúde da criança.

Baixos níveis de vitamina B12 na gestação podem ter relação com:

  • Aborto espontâneo precoce;
  • Dificuldade de crescimento e desenvolvimento do feto;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Aumento do risco de desenvolvimento de diabetes gestacional.

A vitamina B12 é fundamental para o desenvolvimento cerebral e cognitivo do bebê, por isso é muito importante manter um bom acompanhamento profissional nesse período.

O que pode causar a falta de vitamina B12?

Mulher com sintoma falta de vitamina b12

Como não é absorvida pelo corpo de forma natural, a deficiência de vitamina B12 pode ser influenciada por alguns fatores, como a ingestão alimentar insuficiente ou má absorção.

É importante frisar que a absorção da cobalamina também depende do metabolismo individual de cada pessoa, pois naturalmente existem organismos que absorvem melhor a vitamina que outros. Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para a carência de vitamina B12. Saiba quais são:

Dietas vegetarianas e veganas

A vitamina B12 é um nutriente encontrado majoritariamente em alimentos de origem animal. Por esse motivo, é comum que vegetarianos e veganos precisem suplementar mesmo seguindo uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Vegetarianos que consomem ovos, leite e derivados ou somente leite e derivados (ovolacto e lactovegetarianos, respectivamente), podem atingir o consumo adequado de cobalamina necessária para o organismo. Já os veganos, por serem adeptos de uma alimentação que restringe totalmente o consumo de alimentos de origem animal, acabam necessitando de suplementação.

Portanto, a orientação da Sociedade Vegetariana Brasileira é que todo vegetariano ou vegano seja avaliado para possível suplementação.

É mito afirmar que somente vegetarianos e veganos são acometidos pela deficiência de vitamina B12. Pessoas que consomem alimentos de origem animal também podem apresentar níveis inadequados da vitamina para a manutenção da saúde e devem passar por uma avaliação para verificar os níveis sanguíneos dessa vitamina.

Idade avançada

Os idosos apresentam naturalmente redução na produção do ácido gástrico (hipocloridria), o que interfere na liberação de vitamina B12 dos alimentos fonte e, consequentemente, na sua absorção.

Uso de medicamentos antiácidos

A ação dos medicamentos antiácidos, geralmente utilizados no tratamento de gastrite, úlceras e refluxo gastroesofágico, diminui a produção do ácido gástrico, influenciando nos níveis de vitamina B12 no organismo. Outros medicamentos, como a metformina, também atrapalham a absorção da cobalamina.

Doenças gastrointestinais e cirurgia bariátrica

A absorção da vitamina B12 acontece na parte final do intestino delgado, chamada de íleo. Esse processo ocorre através da reação com o fator intrínseco (proteína produzida pelo estômago).

Pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico e que necessitam retirar parte do intestino, assim como portadoras da doença de Crohndoença celíaca, apresentam quadro absortivo comprometido, podendo necessitar de suplementação de vitamina B12.

Já a cirurgia bariátrica, por se tratar de um procedimento que reduz o tamanho do estômago, interfere na produção adequada do fator intrínseco, contribuindo para a deficiência do nutriente.

A necessidade de suplementação deve ser verificada por um médico através de exames clínicos. Por isso, consulte um profissional e evite a automedicação.

Alimentos fontes de vitamina B12

Agora que você já sabe para que serve a vitamina B12 e o que pode causar a deficiência desse nutriente, confira a seguir quais alimentos você deve consumir para aumentar os níveis de cobalamina no organismo:

  • Fígado;
  • Carne vermelha;
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Levedura nutricional;
  • Leites vegetais enriquecidos com vitamina B12.

As únicas fontes seguras de vitamina B12 são as de origem animal, alimentos enriquecidos e suplementos. Algumas algas (chlorella, spirulina etc.) e alimentos fermentados, como leveduras de cerveja, shoyu e missô, não são fontes seguras de cobalamina, porque apesar de possuírem quantidades de vitamina B12, não são ativas no organismo humano.

Qual a quantidade ideal de vitamina B12 por dia?

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários. Mas é importante ressaltar que organismos possuem necessidades diferentes e essa quantidade pode variar.

Em casos de deficiência de vitamina B12, seja em pessoas vegetarianas e veganas ou não, recomenda-se a suplementação medicamentosa, pois apenas o consumo por meio da alimentação não é capaz de elevar os níveis adequados. A suplementação é individualizada, por isso, consulte um profissional para descobrir a quantidade recomendada para você.

Que tal investir em uma alimentação saudável?

Agora é com você! Explicamos para que serve a vitamina B12 e mostramos como ela é uma importante aliada para a sua saúde. Que tal tomar a iniciativa e evitar o surgimento de doenças ou sintomas indesejados? Para começar, invista em uma alimentação mais saudável e procure ajuda profissional de um médico ou nutricionista para saber quais vitaminas você precisa repor!

Encontre o profissional da Unimed Fortaleza mais próximo de você

Em nosso canal no Youtube, já falamos sobre outros nutrientes que contribuem para o seu bem-estar, são eles os ômegas 3,6 e 9. Dê o play no vídeo abaixo e descubra os benefícios de cada um com o auxílio de uma nutricionista!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Camilla Rafaelly Dantas (CRN 16271).

Rodapé da página.