Cuidar de Você 01 de Dezembro de 2016

AIDS: sintomas, fases e tratamento


É de grande importância conhecer os sintomas da Aids, para que seja feito o tratamento adequado. Conheça um pouco sobre a doença e sinais de alerta dos sintomas.

Casal feliz abraçado

O dia 1º de dezembro é o Dia Internacional de Luta contra a Aids. Trata-se de uma doença que ataca o sistema imunológico do indivíduo, através do vírus HIV. Também é chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Entenda como funciona o Sistema Imunológico

O sistema imunológico ou sistema imunitário tem o objetivo de proteger o nosso corpo contra organismos infecciosos. É composto por células, tecidos e órgãos espalhados pelo corpo. Quando a resposta do sistema imunológico é baixa, aquela pessoa tem o risco de pegar qualquer doença com mais facilidade.

Sintomas e Fases

A infecção pode ser assintomática por anos. Entretanto, 3 a 6 semanas depois da infecção pode surgir primeira fase da doença, chamada de infecção aguda. Os sintomas da Aids, inicialmente, podem ser parecidos com os de uma virose inespecífica: febre, mal-estar e dor de cabeça, podendo até desaparecer sem tratamento e só reaparecer quando a doença está grave. Na fase assintomática, ocorre a replicação do vírus e a destruição das células de defesa. O período assintomático pode durar anos.

Quando as células de defesa alcançam um nível crítico, surgem as infecções oportunistas. Microrganismos que são controlados pelo sistema imune normal, passam a causar doença numa pessoa com o sistema imune comprometido e o próprio HIV também pode acometer os órgãos. Estas infecções podem se manifestar com:

  • diarreia;
  • febre;
  • emagrecimento;
  • suores noturnos;
  • aumento de gânglios;
  • além de monilíase oral (sapinho);
  • herpes zoster (cobreiro);
  • tuberculose;
  • toxoplasmose cerebral;
  • alguns tipos de câncer.

Sobre a transmissão

O vírus HIV é transmitido através do:

  • sangue;
  • esperma e secreção vaginal;
  • pelo leite materno;
  • transfusão de sangue contaminado.

As relações sexuais sem camisinha trazem um grande risco à saúde, pois não somente a Aids é transmitida através da relação sem preservativo, mas também outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a sífilis.

Após ter tido relação íntima sem camisinha, é recomendado fazer o exame com 40 a 60 dias depois, pois antes pode ser que o exame não detecte o vírus no sangue. Os principais sintomas da Aids aparecem no período de 8 a 10 anos após a contaminação com o vírus, por isso é de grande importância fazer o exame mesmo sem estar com os sintomas, pois você pode estar contaminado sem saber.

Infográfico com a comparação do que causa AIDS e o que não causa

Outras doenças DST: sintomas da sífilis

Assim como a Aids, a sífilis pode se apresentar como sífilis primária, secundária, latente e terciária. Na sífilis primária o principal sintoma são as feridas nos locais onde tem mais entrada de bactéria no corpo, tais como pênis, vagina, ânus e colo do útero.

Já na secundária, os sintomas começam a aparecer entre seis semanas a seis meses após a ferida inicial. A fase assintomática é de mais risco, pois não apresenta sintomas. Finalizando, tem a fase terciária, que surge após 40 anos da primeira ferida e apresenta sinais e sintomas da sífilis, como fraqueza muscular e lesões cutâneas.

Sarcoma de Kaposi

Casal sorrindo com homem levando a mulher nas costas

O Sarcoma de Kaposi é considerado um tipo de câncer raro em pessoas com boa imunidade. Mas o que isso tem a ver com a Aids? O sarcoma de Kaposi é ligado ao vírus HIV pois a queda da imunidade permite que este câncer se desenvolva.

Fique atento!

Sabendo disso, fica o alerta para as pessoas terem cuidado ao ter relação sexual sem camisinha, acidentes perfurantes com material contaminado com sangue ou uso de agulhas que não estejam esterilizadas. O vírus HIV pode ser controlado, mas requer tratamento específico e alta imunidade do corpo. Ficar atento às agulhas na realização de exames de sangue é de suma importância, pois ali pode ter passado alguém com vírus. Tão fundamental quanto o cuidado com as agulhas, é também o cuidado nas relações sexuais, o uso do preservativo é de suma importância para a prevenção da Aids e de tantas outras doenças sexualmente transmissíveis.

A pessoa com a infecção já pode começar o tratamento mesmo sem ter sintomas e assim melhorar o resultado do tratamento e diminuir a chance de transmitir o vírus para outras pessoas.

Banner casal feliz com texto sobre mitos e verdades sobre a AIDS

Rodapé da página.