Cuidar de Você 01 de Novembro de 2017

Coletor menstrual ou absorvente: como escolher?


Certamente você já ouviu falar sobre coletor menstrual e que ele é uma alternativa ao absorvente. Mas só de pensar você já fica com receio? É melhor rever seus conceitos. Se você é do time que está em dúvida entre o coletor menstrual ou absorvente esse artigo é para você.

Mulher escolhendo entre coletor menstrual e absorvente

O coletor menstrual vem ganhando cada vez mais espaço e o coração das mulheres. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas em relação à sua segurança e também sobre como usá-lo. Para facilitar a vida de quem está querendo se aventurar com o copinho, preparamos um guia completo para ajudar na hora de escolher.

Universo feminino

A grande maioria das mulheres assim que começa a menstruar já ganha da mãe ou da avó um pacote de absorventes. Ao longo dos anos essa relação pode não ser muito amigável e para atender a uma grande parcela de mulheres que não podem ou não querem usar o absorvente eis que surgiu o coletor menstrual.

O que é o coletor menstrual?

Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”. Com isso, ele se torna sustentável e, além disso, muito mais higiênico, já que diminui a incidência de reações alérgicas e infecções.

Como usar o coletor?

O coletor deve ser dobrado e inserido no canal vaginal com sua borda voltada para cima. Quando dentro do canal, ele se abre e se fixa através do vácuo e músculos vaginas.

  • Lave bem as mãos e higienize o produto. Escolha uma posição confortável antes de inserir o coletor no canal vaginal. Depois, dobre-o em forma de “C”.
  • Relaxe bem os músculos da vagina e, devagar, insira o coletor começando pela parte arredondada, até ele permanecer completamente dentro do canal.
  • Verifique se o coletor está totalmente aberto e inserido corretamente. Para isso, você pode segurá-lo pela haste e girar o copinho. Se isto acontecer sem dificuldade, a inserção foi bem-sucedida.

Vantagens de usar o coletor menstrual

Usar um coletor menstrual durante o ciclo é ter total liberdade de movimentos. Basta aprender a usá-lo corretamente e esvaziá-lo no momento certo. Você vai descobrir que coletor não vaza, ou seja, essa já é uma grande vantagem se você está na dúvida entre o coletor menstrual ou absorvente. Sua utilização evita manchas na roupa, a permite mover-se sem constrangimento.

Outra vantagem que deve ser levada em consideração é que com o coletor a mulher produz menos lixo e com isso ajuda a preservar o meio ambiente. Em tempos de tanta devastação uma pausa para pensar no planeta sempre é válida.

Usar o coletor menstrual é uma conveniência para aquelas que praticam esportes, mesmo a um nível competitivo. Durante os treinos, corridas ou jogos de esportes, você até esquece que o está usando pois não sentirá nenhum desconforto ou constrangimento. O coletor permanecerá estacionado no seu lugar por todo o tempo necessário.

Dica caseira: amenize as cólicas

Entenda as principais diferenças e decida entre o coletor menstrual ou absorvente

Existem várias diferenças entre os dois tipos de proteção, mas algumas são mais notórias. Para facilitar na hora da escolha entre o coletor menstrual ou absorvente, confira a tabela abaixo:

Absorvente

  • Necessário usar sempre com calcinha;
  • Precisa ser trocado de 4 em 4 horas;
  • Não é recomendado passar a noite toda com o mesmo absorvente;
  • O algodão usado pode causar alergias ou infecções;
  • São descartadas mais de 300 unidades por ano no meio ambiente, por pessoa.

Coletor Menstrual

  • Pode ser usado com ou sem calcinha;
  • Pode ser usado por até 12 horas;
  • Pode passar a noite toda sem nenhum risco;
  • É feito de silicone médico atóxico e hipoalergênico;
  • É reutilizável. A troca deve ser feita há cada 2 ou 3 anos.

Quais são os riscos de usar o coletor menstrual?

Nos primeiros dias de uso, o coletor pode causar algum desconforto na hora da inserção. Com o tempo, porém, a mulher vai pegando o jeito e a introdução tende a se tornar mais fácil.

Se você precisa fazer algum tratamento que necessite de creme vaginal, não é recomendado usar junto com o coletor, pois a pomada pode interferir no silicone.

Não é indicado que se use nenhum produto interno no pós-parto. O corpo da mulher leva um tempo para se recuperar e esse tempo varia de mulher para mulher. Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, e pode causar inflamação, portanto, não é recomendado.

Leia também: mantenha o bom humor até na TPM

O mais importante é a segurança e conforto

Toda mulher passa pelos dias do mês em que o absorvente se torna seu companheiro. Existem diferentes tipos, tamanhos e materiais. O importante é escolher o que dá mais conforto para você durante o uso. Para o ginecologista da Unimed Fortaleza, Dr. André Nóbrega, esse período deve ser vivido de forma natural e sempre tentando minimizar os desconfortos. ?O período menstrual faz parte da vida de todas as mulheres. Então, o melhor a se fazer é aprender a lidar com cada momento e conhecer o seu corpo. Independente se a mulher opta pelo coletor menstrual ou absorvente, o que deve ser levado em consideração é a higiene e o conforto?, finaliza.

Parar de menstruar

Gostou desse conteúdo? Descubra mais sobre o universo feminino em nosso canal no Youtube. Confira abaixo o que a nossa apresentadora, Ingrid Machado, falou a respeito da prática de suspender a menstruação. É correto? Como funciona? Dê o play e tire suas dúvidas.

dr-andre

 

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o médico ginecologista Dr. André Nóbrega (CRM 8057).

Rodapé da página.