Cuidar de Você 16 de Março de 2018

Abdômen em dia: como escolher a melhor atividade para perder barriga


Com a chegada do verão, as academias ficam mais movimentadas e a busca pelo abdômen trincado aumenta, mas você sabe qual é a melhor atividade para perder barriga e te ajudar a chegar no seu objetivo?

Mulher deitada em colchonete na academia fazendo a melhor atividade para perder a barriga: abdominal

Início de ano é um período comum para as pessoas começarem a praticar uma atividade física, mas muitas desistem por não alcançarem os resultados da forma que gostariam. Isso acontece uma vez que a maioria delas não conhece uma forma diferente de praticar exercícios físicos ou mesmo desconhece o seu corpo e o que é melhor para ele. É muito importante avaliar alguns aspectos para você conseguir os resultados desejados, pensando nisso, vamos abordar alguns deles a seguir. Confira!

Conheça o seu corpo

Cada indivíduo tem um corpo único com limitações. Apesar disso, existem características semelhantes que podem ajudar a classificar os corpos morfologicamente e guiar você na jornada em busca da melhor atividade para perder barriga. Conheça sobre esses organismos:

Ectomorfo

Pessoas magras e altas com peitoral plano e membros longos são participantes desse grupo. Outra característica é a dificuldade de ganho de massa muscular. Trabalhando com esses dados, esse grupo possui melhor rendimento em atividades físicas “de fundo” como, por exemplo, natação e ciclismo. O ideal para eles é a prática de treinos de força e hipertrofia para alcançarem seus objetivos físicos, mas vale lembrar que esse indivíduo também pode ser bom em atividades aeróbicas.

Musculação ou treinamento funcional: o que praticar?

Endomorfo

Indivíduos com metabolismo lento, baixa estatura, corpo arredondado e facilidade para ganho de massa muscular fazem parte dessa classificação. Esse grupo tem grande vantagem na prática de atividades que requerem força e potência como lutas e musculação.

Mesomorfo

Esse grupo tem como principal característica a aparência de um corpo atlético, mesmo sem ser efetivamente um atleta. Apesar desse favorecimento, a dieta não deve ser negligenciada, pois as pessoas que possuem essa classificação possuem tendência ao acúmulo de gordura, mesmo que em níveis baixos. As atividades físicas ideias para esse grupo são as que combinam ganho de massa muscular com resistência cardiovascular através de exercícios aeróbicos. Alguns esportes são recomendados como o futebol, triatlo e o tênis.

Seja realista com a sua rotina

Essa parte é fundamental para conseguir alcançar seus resultados. Definir uma rotina de exercícios baseada no seu dia a dia é essencial para que os seus resultados sejam conquistados no tempo esperado. Se você sabe que seu tempo é restrito, o ideal é se comprometer com atividades que se alinhem ao seu período livre.

Se matricular em uma academia não é a única forma de conseguir o abdômen dos sonhos, alguns exercícios que podem ser feitos em casa contribuem para treinos satisfatórios e que se encaixam na sua rotina. Já pensou em abdicar de uma hora para a prática de exercícios em casa? Pode fazer uma boa diferença nas suas medidas.

3 planos de treinos para fazer fora da academia

Foco é fundamental

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, para perder peso é desejado praticar 1 hora de exercícios físicos 5 vezes por semana. Por isso, para que a melhor atividade para perder barriga tenha efeitos positivos, é essencial ter disciplina quanto à frequência de atividades físicas semanais.

planos de treinos fora da academia

Além disso, a dieta também é uma parte importante de todo esse processo. Priorizar uma alimentação saudável faz com que você tenha uma melhor qualidade de vida. Vale lembrar que apenas um trabalho em conjunto entre a alimentação saudável e os exercícios físicos levará o seu corpo a alcançar novos níveis de definição. Resistir às tentações pode parecer difícil no início, mas é só questão de tempo para você se adaptar e reconhecer as melhorias que essas mudanças farão no seu corpo.

5 dicas práticas para reduzir o consumo de açúcar

Palavras do profissional

Se engana quem pensa que apenas um tipo de exercício facilita a perda de medidas no abdômen ou define essa parte do corpo. Segundo o educador físico Eduardo Parente, “É uma lenda falar que o exercício de abdominal perde barriga. Assim como é mito falar que correr apenas emagrece. Há diversos estudos que falam que há redução de percentual de gordura, mas também um aumento de massa muscular, o que dependerá é a proporção disso”. Portanto, o segredo não é apenas o tipo de exercício, mas a proporção das atividades físicas. Por este motivo, o acompanhamento de um profissional da área é essencial para atingir os resultados esperados de forma eficaz.

Melhor atividade para perder barriga

Depois de todas as orientações já colocadas para te ajudar na busca da melhor atividade para perder barriga, mostramos a você exercícios simples que podem ser feitos na sua casa para te incentivar a não desistir da sua meta de conseguir um abdômen definido.

https://youtu.be/JFij7uShgkU

O treino HIIT emagrece mesmo?

Com essas dicas, é importante não esquecer que praticar um exercício físico adequado aos seus objetivos, rotina e corpo é fundamental, mas é essencial praticar essas atividades de forma a gerar bem-estar para você ao invés do sentimento de obrigatoriedade. Alcançar o abdômen dos sonhos pode ser importante, mas se manter saudável e feliz é melhor ainda.

Ficou interessado em uma atividade física diferente depois de todas essas informações? Confira o nosso conteúdo através das redes sociais e compartilhe com seus amigos as nossas dicas de atividades físicas e vida saudável.

Foto do profissional de Educação Física Eduardo Parente

Conteúdo aprovado em parceria com o profissional de educação física Eduardo Parente (CREF 3472). Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduado em Nutrição e Exercício Físico, com 10 anos de experiência em assessoria de corrida, correu 8 maratonas e 1 ultramaratona.

Rodapé da página.