Cuidar de Você 24 de Agosto de 2018

O que é Acreditação Hospitalar e por que ser atendido em um hospital acreditado?


Quer entender porque escolher um hospital acreditado significa ter um maior cuidado com a sua saúde e de quem você quer bem? Explicamos tudo sobre o processo de Acreditação Hospitalar e como ele garante mais segurança e excelência em todos os processos que são realizados dentro de um hospital.

Médica atende família em um hospital

O que é a Acreditação Hospitalar?

A Acreditação Hospitalar busca melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no ambiente do hospital, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente. Por isso, é muito importante que os profissionais da saúde sigam alguns procedimentos para garantir a sua segurança e a da sua família.

A Acreditação pode ser traduzida como uma comprovação de excelência nas práticas de saúde. Esta comprovação se dá por meio de um processo avaliativo com base nas ROPs (sigla em inglês para Prática Organizacional Exigida), assegurado por uma certificação de qualidade dos serviços de saúde prestados no hospital que é validada internacionalmente. A avaliação e certificação QMentum International fica por conta de uma empresa canadense, a Acreditation Canada International (ACI).

De acordo com a ONA (Organização Nacional de Acreditação), a Acreditação Hospitalar não é uma fiscalização oficial/governamental e nem licenciamento. Esse processo é voluntário, ou seja, quem decide ser avaliado é o próprio hospital, que busca uma instituição qualificadora e internacional. Essa instituição realiza a avaliação por meio de visitas periódicas com indicações de melhorias nos processos que precisam ser melhorados e, ao final, se o hospital estiver dentro dos padrões satisfatórios recebe a certificação.

ROPs o que é isso e para que serve?

Cada ROP define as diretrizes assistenciais que o hospital deve seguir para ter a certificação de Acreditação Hospitalar. Essas diretrizes estão relacionadas a práticas e temas específicos, como por exemplo: higienização das mãos, protocolo de cirurgia segura, reconciliação dos medicamentos (processo estruturado em que os profissionais de saúde trabalham em parceria com clientes, famílias e cuidadores para uma transferência de informação sobre medicamentos completa e precisa nas transições do cuidado), entre outros.

Para garantir a execução das ROPs, os acreditadores realizam visitas periódicas como forma de averiguar se realmente a prática está sendo realizada com sucesso. Ao final, o hospital recebe a conformidade no procedimento, o que vai garantir o selo da Acreditação Hospitalar.

Entenda quais os benefícios de uma Acreditação Hospitalar para a sua segurança

É por conta da Acreditação Hospitalar que o hospital tem como identificar o diagnóstico de desempenho de seus processos, incluindo os cuidados diretos aos pacientes e também de origem administrativa.

Com essa análise, o hospital implementa um modelo de gestão com foco na segurança do paciente, na qualidade da assistência, além de deixar o processo mais transparente, agregando mais valor e qualidade. Por exemplo, se os familiares e acompanhantes desejam saber quais medicamentos o paciente está usando, um hospital acreditado deve trabalhar de maneira transparente e informar com detalhes todas as medicações.

Descubra porque os médicos de Fortaleza preferem o Hospital Regional Unimed

Como identificar um hospital acreditado?

Em um hospital, é possível saber se ele possui Acreditação Hospitalar de várias maneiras. Desde a identificação do selo físico instalado no hospital, no site da instituição ou até mesmo na observação das boas práticas hospitalares.

Afinal, um hospital acreditado segue à risca as Práticas Organizacionais Exigidas para não haver danos e garantir a segurança do paciente. Por exemplo, desde o simples processo de higienização das mãos, disponibilizando dispositivos em todo o hospital para garantir a eficácia deste procedimento, até as informações corretas dos pacientes em seus prontuários, já é um forte indicador de que este hospital é uma instituição acreditada.

Além disso, sinalizações bem identificadas e controle de infecção hospitalar são exemplos de hospitais que prezam pela segurança da saúde de todos que nele circulam.

Leia também: Certificação dos Laboratórios da Unimed Fortaleza

Hospital Regional Unimed: recomendado internacionalmente

Escolher um hospital acreditado para realizar algum procedimento é ter a garantia de que o serviço será prestado com qualidade em todos os processos, desde o atendimento dos profissionais até os equipamentos e estruturação do hospital. Por este motivo, o Hospital Regional Unimed participou do processo de Acreditação Internacional e, em 2016, foi certificado como um hospital de excelência, integrando um grupo de elite de hospitais avaliados no Brasil e no mundo.

Que tal conhecer mais sobre o hospital da Unimed Fortaleza e ficar por dentro de todas as nossas melhorias de estruturação para aprimorar o atendimento dos pacientes? Conheça a nossa nova estrutura para as mamães terem os seus bebês: as salas de Parto Adequado. E tem mais, você sabia que o Hospital Regional Unimed é referência em transplante de medula óssea? Explicamos mais no vídeo abaixo.


Aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar novidades e curiosidades sobre nossa estrutura!

Rodapé da página.