Espaço Zen 01 de Agosto de 2012

Estudo aponta que dormir pouco engorda


Conteúdo atualizado em 19/09/2017 às 10h.

Muitos nem imaginam a importância que o sono tem para o nosso organismo. É através dele que recarregamos as energias para mais um dia. O sono inadequado, inclusive, pode causar malefícios à nossa saúde.

Mulher dormindo confortável na cama

As consequências de dormir pouco

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Francês para a Nutrição (IFN) revelou que dormir pouco influencia diretamente no aumento de peso, como, também, propicia o aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a diabetes.

De acordo com o estudo, a falta de sono causa um desequilíbrio energético e calórico, já que o organismo passa a contar com mais horas disponíveis para se alimentar. Em contrapartida, há uma significativa diminuição do nível da atividade física, causada pelo cansaço.

Segundo dados da pesquisa, 17% das pessoas entre 25 e 45 anos acumulam sono crônico e cerca de 45% afirmam não dormir o suficiente. O estudo apontou ainda que as pessoas que não dormem bem sofrem um aumento de 24% no apetite, principalmente de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Veja também: como tratar a insônia

Por passar mais tempo acordado, quem sofre de distúrbios do sono, como a insônia, acaba ingerindo uma maior quantidade de alimentos do que aquelas que dormem o recomendado.

Tais distúrbios podem desencadear, ainda, alterações no sistema endócrino, causando desequilíbrio sobre o gasto de calorias e o apetite, o que pode levar a uma maior ingestão de alimentos durante a manhã.

Atenção para a qualidade do seu sono

É importante manter uma rotina de sono que seja adequada à sua necessidade, seguindo um mesmo horário para dormir e acordar todos os dias.

Que tal conhecer os benefícios de um sono tranquilo? Veja o que uma boa noite de sono pode lhe proporcionar.

 


Rodapé da página.