Espaço Zen 06 de Setembro de 2017

Ginástica Laboral: motivos para praticar


Uma esticada aqui, uma alongada ali e pronto. Você já está apto para encarar as obrigações do dia. Essa é a proposta da Ginástica Laboral, que prepara o organismo para suportar a rotina, no próprio local de trabalho.
Mulher alongando no trabalho
Você sente dores em várias partes do corpo após um dia normal de trabalho? Longos períodos sentado em frente a um computador ou em pé, podem causar esses desconfortos. Mas, há uma solução simples e efetiva para evitá-los.

O que fazer?

A Ginástica Laboral é uma ótima oportunidade para se manter em movimento durante o trabalho. Trata-se de uma intervenção rápida que dura, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, feita no próprio local de trabalho e que tem a supervisão direta de profissionais especializados.

Pode ser feita no início, no meio ou no fim do expediente. Os exercícios são baseados em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

Todo dia é dia de praticar ginástica laboral

Vale lembrar que para a Ginástica Laboral dar resultados positivos, é preciso praticar com afinco, disposição e frequência. É indispensável o acompanhamento de um profissional de educação física, porque qualquer que seja a atividade, sem auxílio de um profissional, pode trazer sérios problemas, como contusões, estiramentos, etc.

Inspire-se

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas sugestões de alongamentos que podem ser realizados no seu ambiente de trabalho. Fique atento e siga as instruções.

  1. Coloque as mãos sobre a nuca e pressione a cabeça para baixo.
  2. Puxe a cabeça com uma das mãos até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço. Depois repita o processo para o outro lado.
  3. Faça um movimento giratório com a cabeça, primeiro no sentido horário, depois no sentido anti-horário.
  4. Com as pernas paralelas e semi-flexionadas pressione o cotovelo em direção ao corpo.
  5. Leve o braço flexionado para trás da cabeça e, com a outra mão, puxe levemente para o outro lado.
  6. Com os joelhos semi-flexionados e uma das mãos na cintura, levante a outra mão para cima e incline-se para lateral.

Prevenção de Doenças Laborais

O excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A rotina de atividades físicas e alongamentos proporcionados pela Ginástica Laboral previnem a ocorrência de doenças relacionadas à rotina de trabalho.

Ginástica laboral reduz a fadiga

As pausas ocorridas ao longo de um dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores e a fadiga mental.

Invista no seu bem-estar!

Além de aliviar a tensão, o estresse e prevenir o desenvolvimento de dores nas costas e nas articulações, a Ginástica Laboral também pode se tornar um grande incentivo no ambiente de trabalho, já que torna as atividades menos desgastantes.

O desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho é uma ótima alternativa e uma inteligente estratégia de mercado, não só através da ginástica laboral, mas também com a utilização de outras ferramentas como a promoção de uma alimentação saudável, programas de redução de estresse, entre outras, são aliados nessa busca pelo bem-estar corporativo.

Rodapé da página.