Mamãe e Bebê 09 de Fevereiro de 2021

Entenda o que é o Projeto Parto Adequado e como ele tem beneficiado mães e bebês


Garantir mais segurança para a mãe e o bebê e melhorar a experiência de parto são algumas das propostas do Projeto Parto Adequado. Continue a leitura e saiba muito mais!

Medica preparada para parto adequado
Desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o Projeto Parto Adequado foi idealizado para valorizar ainda mais o parto normal e diminuir o número de cesáreas realizadas sem indicação clínica na saúde suplementar, diminuindo exposições desnecessárias à mãe e ao bebê.

Projeto Parto Adequado na Unimed Fortaleza

Por meio do Hospital Unimed, a Unimed Fortaleza faz parte de um seleto de um grupo de operadoras que apoiam o Projeto Parto Adequado, que visa aprimorar modelos de cuidado que valorizem o parto normal/natural. Por isso, o Hospital conta com toda uma estrutura voltada a este modelo de parto, além de uma equipe especializada. A seguir, confira o que é disponibilizado.

  • Médicos obstetras 24h na Emergência, podendo converter com segurança um parto normal/natural em cesárea, caso seja necessário;
  • UTI Neonatal de referência com dois neonatologistas, anestesistas de plantão e enfermeiras obstetras;
  • Duas salas de parto natural, que fazem parte do Projeto Parto Adequado, contando com: escada de ling, banho de imersão, cavalinho, bola, chuveiro com água quente, banheira descartável (disponível para aquisição), som ambiente e iluminação com regulador de luminosidade.

Além de contar com toda essa estrutura de maternidade, o Hospital Unimed é aberto para clientes conhecerem o ambiente em que é realizado o parto, mediante agendamento prévio, com a condução de profissionais especialistas. Para agendar, basta ligar para o número (85) 3277.7126.

5 benefícios do parto adequado para a mãe e o bebê

A valorização ao parto natural se dá por todos os benefícios que são proporcionados à mãe e ao bebê, promovendo mais qualidade na saúde de ambos.

1. Menor exposição da mãe

A cesárea é um procedimento cirúrgico e, portanto, quando há riscos, como complicações, hipertensão, diabetes gestacional, todas essas situações podem ser agravadas no ambiente cirúrgico.

2. Com o bebê também há baixa exposição e menor risco de infecção

A passagem do bebê pelo canal vaginal o expõe a microrganismos pertencentes à microbiota normal da mulher, que o protegem.

3. Mais qualidade de vida para o bebê

A passagem pelo canal de parto também proporciona mais qualidade de vida para o bebê, com amadurecimento dos pulmões e fortalecimento do sistema imunológico.

4. Maior receptividade ao toque por parte do bebê

O que é possível porque, quando o bebê passa pelo canal vaginal, o seu corpo é massageado, despertando-o para o toque, logo, ele não acha estranho o toque dos profissionais ao nascer. Esse processo também contribui para que os laços sentimentais do bebê com a mãe sejam construídos com maior facilidade, já que em todo o trabalho de parto o bebê está ali ‘trabalhando’ com a mãe.

5. Melhor recuperação pós-parto para a mãe

Com as menores chances de alguma complicação. Já que na cesárea existem riscos/incômodos como: dor pós-operatória, sangramento e anemia, riscos de formação de coágulos, infecção, aderências e dor pélvica, dentre outros.

Salas do Projeto Parto Adequado no Hospital Unimed

Oficina para Gestantes

A Unimed Fortaleza disponibiliza não apenas toda a estrutura voltada ao Projeto Parto Adequado às mães, como também dispõe da Oficina para Gestantes, na Medicina Preventiva, para clientes. Na Oficina, são fornecidas informações acerca da gestação, alimentação adequada e cuidados com o recém-nascido.

Uma equipe multidisciplinar é responsável por fornecer todas as orientações pré e pós-parto para que a chegada do bebê seja um momento ainda mais especial! Inscreva-se aqui.

Dr. Marcio Alcantara

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara (CRM – 5861 CE) 

 

Rodapé da página.