Alimentação Saudável 11 de Setembro de 2018

Cuscuz engorda? Tire suas dúvidas sobre a iguaria nordestina


Originário da Arábia e prato típico nordestino, o cuscuz é o queridinho de muitos. Seja para lanche, acompanhamento no almoço ou ingrediente culinário, ele faz parte da alimentação brasileira. Tire suas dúvidas e descubra agora se cuscuz engorda.

Imagem de um cuscuz pronto para consumo recheado com queijo. O alimento é alvo de dúvidas e muitos se perguntam se cuscuz engorda.

Da Arábia ao Sertão

Do mesmo jeito que Luiz Gonzaga brincou com uma dança originária da Rússia na música Pagode Russo, o cuscuz nordestino foi importado da Arábia e adotado como arte na culinária popular.

Sendo a “sustança” na manhã de muitos e a força da alimentação de famílias do sertão, a iguaria coleciona apaixonados por todo o país. E no movimento crescente de preocupação com a saúde, com a boa alimentação e com a qualidade de vida, surge uma dúvida: será que cuscuz engorda?

Cuscuz x pão francês

Vamos descobrir se cuscuz engorda comparando a iguaria com um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro: o pão carioquinha, igualmente conhecido como pão de sal e pão careca. Mas neste post iremos nos referir a ele também como pão francês.

Imagem ilustrativa do pão francês

O pão francês tem sua base na farinha de trigo refinada, rica em carboidrato simples. Após a ingestão, além de aumentar rapidamente o açúcar (glicose) no organismo – pode contribuir para o surgimento da obesidade, diabetes, etc – não garante a saciedade, pois é pobre em fibras.

Já o cuscuz nordestino, vem do milho e herda alguns de seus nutrientes e benefícios, como, por exemplo, vitaminas, minerais, além de possuir baixo valor calórico, se comparado ao pão francês. Dentre as vitaminas presentes, possui a vitamina A, que ajuda na pele e na proteção contra o sol, sendo também, ótimo para a visão.
Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Cuidado com os acompanhamentos ou o cuscuz engorda sim

É cuscuz com ovo, com salsicha, com carne do sol ou mesmo com carneiro. Legumes, queijo e chocolate são outros acompanhamentos para o cuscuz. Tem variação de prato com cuscuz para todos os gostos, e é aí que mora o perigo. A iguaria tem nutrientes e benefícios, mas, dependendo dos acompanhamentos, pode se tornar uma escolha ruim.

Por isso, evite o consumo de alimentos embutidos e defumados, frituras, e ricos em sódio como acompanhamentos. Logo, cuscuz engorda se não houver moderação na hora de comer.

Sugerimos também: Açaí engorda no pré ou pós-treino?

Um aliado na dieta

Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação, e de acordo com a recomendação do seu nutricionista. Pois essa recomendação irá variar de acordo com suas necessidades.

É recomendável que se coloque no prato do almoço e jantar, apenas uma opção de alimentos fontes de carboidrato, de preferência que contenha maior teor de fibras, ou seja, arroz integral, macarrão integral, batata doce, inhame ou macaxeira. Para aumentar o teor de fibras do cuscuz, acrescente farelo de aveia, farinha de linhaça, linhaça ou semente de chia à massa antes de ir ao fogo.

Aprenda a equilibrar sua alimentação: Conheça a Pirâmide Alimentar

Abaixo, separamos uma receita deliciosa de cuscuz saudável para você adicionar à sua rotina. Confira!

Receita de cuscuz saudável

Ingredientes:

02 colheres de sopa rasa de mix de chia + farelo de aveia + linhaça;
03 colheres de sopa de massa de milho;
Uma pitada de sal;
Quantidade suficiente de água para umedecer a massa;
2 colheres de sopa de queijo minas frescal ralado;
Orégano à gosto.

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes (exceto o queijos minas frescal), umedeça e coloque metade da massa na cuscuzeira, acrescentando o queijo em seguida. Depois complete a cuscuzeira com o restante da massa. Coloque para ferver até sentir o aroma do cuscuz cozido e pronto.

Agora que você já sabe sua história e benefícios, mãos à massa, está na hora de preparar um cuscuz quentinho para toda a família!

Você também pode gostar: 3 super benefícios do óleo de coco para a alimentação

Dica bônus

Falando em alimentação, cuscuz com ovo é um dos pratos mais populares no dia a dia dos brasileiros, por este motivo, preparamos o vídeo abaixo para solucionar mais uma dúvida: comer ovo todo dia faz mal? Para conferir a resposta, dê o play!

georgia-nutri-2


Conteúdo aprovado em parceria com a nutricionista Georgia Amorim Martins

Graduada em Ciências da Nutrição pela Universidade de Fortaleza | Pós-graduanda em Fitoterapia Aplicada a Nutrição pelo IPGS | Nutricionista na Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza

Rodapé da página.