Alimentação Saudável 08 de Outubro de 2016

A importância do ômega 3 e do ômega 6 para a saúde


Para várias pessoas, a gordura é algo que deve ser evitado, por trazer malefícios à saúde. O que muitos desconhecem é que existem, também, as chamadas ?gorduras do bem?, como é o caso do ômega 3 e do ômega 6.

Salmão fresco com alecrim e limões

A importância desses elementos está tanto no auxílio da diminuição do colesterol ruim (LDL), e, com isso, consequentemente aumentando o colesterol bom (HDL), como pela sua forte ação em sintomas de alergias e inflamações em geral.

Tendo em vista a quantidade de gordura que consumimos diariamente, você deve estar se perguntando qual a necessidade de acrescentar no cardápio essas gorduras em específico. É aí que entra um detalhe muito importante: o nosso corpo não produz a chamada ?gordura do bem? e, devido a essa carência, devemos consumí-las periodicamente.

O bom funcionamento do coração e do cérebro deve ser considerado como uma prioridade. No coração, o ômega 3 age como um importante elemento no combate a ataques cardíacos, pois evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Enquanto o cérebro, que já possui por si só uma pequena parte formada por gordura, tanto o ômega 3 como o 6, são considerados relevantes na precaução de doenças que envolvem a falta de memória. Tais gorduras atuam também no combate da depressão, no tratamento de sequelas de infarto, e no tratamento de câncer, entre outros.

Fontes de ômega 3 e ômega 6

Agora que você já conhece todo o poder de consumir essa gordura do bem, que tal descobrir os alimentos em que elas estão presentes? São fontes de ômega 3 e de ômega 6:

  • Castanha;
  • Semente de linhaça;
  • Nozes;
  • Óleos vegetais (azeite);
  • Peixes (salmão, atum), dentre outros.

Estes alimentos, preparados e consumidos em quantidade ideal, favorecem a produção dessa gordura, além, é claro, de melhorar cada vez mais a qualidade de sua saúde. Lembre-se que é sempre recomendada a busca por um nutricionista, para só depois iniciar qualquer tipo de dieta.

 


Rodapé da página.