Alimentação Saudável 27 de Outubro de 2020

O que comer quando se está com diarreia? 8 alimentos aliados da sua saúde intestinal!


A diarreia é um problema que, quando surge, é capaz de mudar toda uma rotina. Mas com a alimentação adequada, o quadro pode ser revertido. Conheça agora os 8 melhores alimentos para essa missão e saiba o que comer quando se está com diarreia!

Pessoa em dúvida sobre o que comer quando se está com diarreia

A diarreia é a manifestação de diversas alterações no intestino que provocam evacuações frequentes com perda da consistência das fezes, tornando-as aguadas. Dentre as suas possíveis causas estão infecções por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo, sendo estas as causas mais comuns. O problema também pode ocorrer devido à intoxicação alimentar e ao uso de alguns remédios, como laxantes ou antibióticos.

E sabemos bem… quando a diarreia aparece, muitas vezes a rotina desaparece. Mas existe uma forma de combater esse problema: com a alimentação adequada. Para dar dicas sobre o que comer quando se está com diarreia e ajudar na restauração da flora intestinal nesse momento delicado, convidamos a nutricionista hospitalar Camila Marques. Confira abaixo as dicas da profissional!

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

1. Batata

As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. Isso porque elas têm propriedades que atuam estimulando os componentes celulares e seus reguladores químicos, contribuindo para o equilíbrio intestinal. Podem ser consumidas cozidas, na sopa ou em forma de purê.

2. Cenoura

Rica em pectina – um tipo de fibra solúvel – e em potássio, a cenoura ajuda no combate às inflamações e contribui para o aumento da imunidade. Além de ajudar na restituição de eletrólitos – minerais responsáveis pelo fluxo do líquido no organismo – que são perdidos na diarreia. Sua ingestão pode ser como purê, cozida ou até em sucos.

3. Banana

Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas. Para consumir, a banana pode ser sólida ou amassada.

4. Maçã (sem casca)

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Importante! A casca da maçã possui propriedades que dificultam a melhora do quadro diarreico, como as fibras insolúveis, por isso, recomenda-se o consumo sem a casca.

5. Melancia

Nessa missão, a melancia é uma boa aliada por ser rica em água e contribuir para a hidratação do organismo, uma vez que a diarreia causa desidratação.

6. Carnes brancas

Devido à baixa quantidade de gordura presente e por ser rica em vitamina B, a carne branca (de preferência frango ou peixe) contribui com o fortalecimento da imunidade. Por ser também uma fonte proteica, esse alimento ajuda na redução da inflamação no intestino. O seu consumo pode ser em pedaços cozidos e cortados ou desfiados.

7. Arroz ou caldo de arroz

O arroz ou seu caldo auxiliam no combate à diarreia devido à ausência de fibras insolúveis, que contribuem para o aumento do quadro diarreico. Além disso, assim como as carnes, o arroz possui vitaminas do complexo B (as quais o organismo humano já não produz de maneira suficiente e, com a diarreia, fica mais deficiente ainda) e ajuda na restauração da flora intestinal.

8. Sopa de legumes

O maior potencial da sopa de legumes está em repor os nutrientes e líquidos que são facilmente perdidos quando se está com diarreia. Em hipótese alguma deve-se utilizar mantimentos industrializados, que mais causariam o efeito contrário, aumentando o quadro diarreico. O melhor é apostar em uma sopa com batata, cenoura, pedacinhos de frangos etc.

3 alimentos que devem ser evitados em um quadro diarreico

1. Gorduras e frituras

Ao ingerirmos gorduras e frituras, nosso organismo começa a agir para reduzir o excesso de gordura e esse processo pode irritar a parede estomacal. Quando o intestino já está sensível por conta da diarreia, a solução mais prática que o corpo encontra é a de colocar tudo para fora rapidamente. Ou seja, esses alimentos aumentam o quadro diarreico.

2. Leites e derivados

Além da gordura presente, a lactose também é digerida pelas bactérias intestinais e, por isso, pode aumentar a diarreia devido ao fluxo intestinal já estar comprometido.

3. Pão integral

Isso mesmo! O pão integral possui alto teor de fibras insolúveis e faz com que a formação do bolo fecal seja mais rápida. Isso piora o quadro de diarreia.

Diarreia e desidratação

Devido à evacuação demasiada e fezes aguadas, a diarreia faz com que o corpo perca nutrientes e água, até mais do que são ingeridos. Esse fator causa a desidratação, uma complicação que, quando não tratada, pode fazer com que o quadro de diarreia evolua para um problema de saúde maior. A nutricionista Camila alerta sobre formas de manter a hidratação nesse período:

“Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor. Ingeri-los durante todo o quadro de diarreia vai ajudar na recuperação mais rápida.”

Aprenda aqui a reconhecer os sinais de desidratação!

Como fazer soro caseiro?

A receita do soro caseiro é prática e combate à diarreia de forma eficiente, uma vez que sua composição atua na reposição dos eletrólitos. Confira:

Ingredientes

Água, açúcar e sal.

Modo de preparo

  • Em um recipiente, coloque 1 litro de água filtrada ou mineral;
  • Adicione 2 colheres rasas de sopa de açúcar;
  • Acrescente 1 colher de chá de sal e misture bem.
  • Pronto! O seu soro caseiro está feito.

Se, mesmo depois de fazer uma alimentação equilibrada, o quadro diarreico permanecer, procure ajuda médica. A ingestão dos alimentos adequados nesse período é imprescindível, mas se persistir, a ajuda de medicamentos pode ser essencial.

Mantenha sua flora intestinal equilibrada

Depois de saber o que comer quando se está com diarreia, é importante entender como manter a sua flora intestinal equilibrada no dia a dia. E os aliados dessa missão são os probióticos! Eles atuam diretamente na estabilidade das bactérias intestinais. Conheça nosso canal no Youtube e saiba mais sobre a importância e os benefícios dos probióticos para a sua flora intestinal!

nutricionista-camila-marques

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista hospitalar da Unimed Fortaleza Camila Marques (CRN 18570) 

Rodapé da página.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e melhorar o desempenho do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e de Privacidade.