Cuidar de Você 14 de Março de 2023

O que fazer quando a imunidade está baixa? Siga essas 5 dicas


A imunidade baixa causa doenças frequentes, por isso, se você está se sentindo mais cansado que o normal ou vem apresentando infecções frequentes, pode ser que as células de defesa do seu corpo não estejam trabalhando corretamente. 

jovem cansada com sintomas de imunidade baixa

Nos últimos meses, quantas vezes você ficou doente ou se sentiu mais indisposto que o normal? Se a resposta for “com frequência”, é preciso ficar atento aos sinais que o seu corpo está mandando, pois pode indicar que o seu sistema imunológico está enfraquecido.

A imunidade baixa indica que as células de defesa do organismo não estão funcionando corretamente e favorece o surgimento ou prolongamento de problemas de saúde.

Convidamos a médica imunologista da Unimed Fortaleza Dra. Patrícia França (CRM:14.082/ RQE: 8479) para explicar quais os sintomas de uma pessoa com a imunidade baixa e o que fazer para ter mais saúde e disposição. Continue a leitura!

O que é imunidade baixa?

A imunidade baixa é uma condição de enfraquecimento do sistema imunológico, que é responsável por combater agentes infecciosos no nosso organismo.

Quando as células de defesa do nosso corpo não estão funcionando bem, significa que a resposta aos vírus, fungos e bactérias invasoras, por exemplo, é mais lenta, favorecendo o fortalecimento desses agentes infecciosos no organismo. Ou seja, a imunidade baixa pode causar uma maior predisposição a doenças.

“Quando está funcionando normalmente, o sistema imunológico evita que doenças se estabeleçam no organismo ou ajuda no enfraquecimento dos sintomas da enfermidade”, explica a médica Dra. Patrícia França.

O que causa o enfraquecimento do sistema imunológico?

Existem algumas doenças que causam imunodeficiências. Esta pode ser considerada primária ou secundária. A imunodeficiência primária é causada por doenças na qual o indivíduo já nasce com elas e os sintomas se desenvolvem no primeiro ano de vida, como infecções recorrentes com internações e até óbito. As imunodeficiências secundárias  são as geradas por doenças adquiridas ao longo da vida.

  • Doenças crônicas – Doenças como diabetes, câncer, lúpus e AIDS podem contribuir para a diminuição da imunidade, já que o corpo está debilitado. Por isso, pessoas com esse histórico precisam redobrar os cuidados com a saúde.

 “Além disso, o estresse e a ansiedade também podem causar a baixa da imunidade”, pontua a Dra. Patrícia França.

  •  Pessoas imunossuprimidas – Quem é imunossuprimido já tem a imunidade baixa devido a alguma doença ou procedimento médico contínuo, além disso, o uso de medicamentos pode contribuir para o enfraquecimento do sistema imune.

“Nessas condições, a pessoa fica mais vulnerável a infecções, já que a resposta imunológica do organismo é mais lenta. Estão neste grupo pacientes em hemodiálise ou em tratamento quimioterápico, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem uso contínuo de imunossupressores”, explica a médica.

  •  A má alimentação é outra causa da imunidade baixa, já que uma dieta rica em alimentos processados, com ausência de frutas e verduras, não fornece a quantidade de nutrientes necessários para que o organismo funcione de forma saudável.

“O excesso de bebidas alcoólicas, o tabagismo, noites mal dormidas e o sedentarismo também influenciam no enfraquecimento imunológico, já que são hábitos pouco saudáveis”, alerta a Dra. Patrícia França.

 Conheça 4 métodos para parar de fumar

Quais os sintomas de imunidade baixa?

Se você tem apresentado quadro de infecções recorrentes como pneumonias, otites e abscessos em órgãos internos, pode ser que o seu sistema imunológico esteja precisando de mais atenção, pois, quando as células de defesa estão enfraquecidas, alguns sintomas podem surgir:

  1. Quando estamos com a imunidade baixa, a cicatrização de feridas, queimaduras ou arranhões, por exemplo, fica mais lenta, já que esse processo depende de células saudáveis para acontecer;
  2. Queda de cabelo excessiva e unhas enfraquecidas são outros sinais de alerta para a falha no sistema imunológico, pois indicam que há poucos nutrientes e vitaminas no organismo;
  3. Cansaço excessivo e fadiga;
  4. Gripes e resfriados que se prolongam e são difíceis de curar e acabam evoluindo para internamentos.

“Durante a gestação, devido às alterações hormonais, é comum que o sistema imunológico fique enfraquecido, por isso é importante ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e nutrientes para evitar o surgimento de infecções durante o período”, explica a médica.

 Confira os primeiros cuidados recomendados na gravidez

O que fazer para ter mais imunidade?

Ficar com a imunidade baixa não é legal, já que ela pode prejudicar o seu bem-estar. Não existe nenhuma solução mágica para fortalecer o sistema imune, porém, adquirir hábitos de vida mais saudáveis ajuda o organismo a funcionar corretamente:

  1. Ter uma alimentação rica em nutrientes e proteínas é essencial para a manutenção da saúde do corpo. Alimentos ricos em zinco como carnes e cereais, frutas cítricas como laranja e acerola são ricas em vitamina C e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico”, orienta o Dra. Patrícia França;
  2. Pratique atividade física! Fazer exercício ajuda a aumentar a imunidade, pois além de sair do sedentarismo, também ajuda na aceleração do metabolismo;
  3. Durante o sono as células de defesa conseguem se regenerar com mais facilidade, por isso, ter uma boa noite de sono é essencial para aumentar a imunidade;
  4. Faça acompanhamento médico! Ir ao médico regularmente é uma das formas de cuidar da saúde e prevenir problemas de saúde. Para garantir o seu bem-estar, faça um check-up anualmente;
  5. Evite situações de estresse, pois o excesso do cortisol no organismo faz com que os níveis de adrenalina e noradrenalina aumentem e esses hormônios dificultam a resposta imune do nosso organismo.

Saúde para toda a família

Já contamos o que você não pode deixar de fazer para ter uma boa imunidade e elevar as defesas do organismo, agora é a sua vez de repassar essas dicas e aplicá-las também na rotina da criançada!

Como explicamos, a alimentação é a base para uma vida saudável e ajuda efetivamente no combate à baixa imunidade. E para ajudar papais e mamães a montar refeições saudáveis e práticas para os pequenos, criamos o Guia da Alimentação Saudável Infantil. Confira dicas e orientações de nossos profissionais da saúde para entender o que incluir e o que evitar na hora das refeições!

Baixe o Guia da Alimentação Saudável Infantil

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica imunologista da Unimed Fortaleza Dra. Patrícia França (CRM:14.082/ RQE: 8479)

Rodapé da página.