Cuidar de Você 11 de Agosto de 2020

Ginecologista responde: 10 causas e 5 soluções para o ciclo irregular


Quem tem a menstruação irregular deve se preocupar? A ginecologista da Unimed Fortaleza Dra. Laura Arrais comenta 10 possíveis motivos para a disfunção de seu ciclo menstrual. Confira!

Mulher marcando calendario

Antes de tudo, é preciso entender o seu ciclo menstrual para saber se você tem a menstruação irregular. O ciclo se inicia ainda na puberdade, com a menarca (primeira menstruação). A partir de então, todo mês, após o óvulo não ter sido fecundado, acontece a descida da menstruação.

Um ciclo regular é aquele que tem uma constante quando se fala em variação de dias, durando em média de 3 a 7 dias. De acordo com a ginecologista da Unimed Fortaleza Dra. Laura Arrais, “Cada mulher tem o seu padrão menstrual. Os ciclos, normalmente, não têm a mesma duração. Então, consideramos como normal um ciclo menstrual que tenha entre 21 e 35 dias, contando do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima”.

A menstruação irregular, no entanto, é esperada nos extremos da vida reprodutiva, ou seja, no início da vida menstrual (menarca) ou próximo à menopausa. Quando acontece no intervalo desses períodos, o ciclo irregular é um sinal de alerta e é preciso buscar o quanto antes a ajuda de um ginecologista para verificar a causa do problema. Confira abaixo quais são as 10 causas mais comuns!

10 causas da menstruação irregular

Para a Dra. Laura, as causas para um ciclo irregular podem ser as mais diversas. Porém, algumas são mais recorrentes. São elas:

  1. Início ou fim da vida reprodutiva;
  2. Uso de método contraceptivo hormonal (como o DIU de cobre, por exemplo);
  3. Doença como mioma e ovário policístico;
  4. Distúrbios de coagulação;
  5. Uso de medicações como anticoagulantes;
  6. Laqueadura tubária;
  7. Perda de peso ou ganho excessivo em curto tempo;
  8. Estresse emocional;
  9. Transtornos alimentares (bulimia ou anorexia, por exemplo);
  10. Endometriose.

Assista ao vídeo abaixo e conheça 7 sintomas relacionados à Síndrome do Ovário Policístico!

Dependendo da causa, a ginecologista esclarece que a menstruação irregular pode ser tratada com:

  1. Ajuste de medicações;
  2. Tratamento de patologias alheias ao trato genital, como da tireoide;
  3. Uso de hormônios;
  4. Cirurgia para correção de problemas estruturais;
  5. Retirada do útero, miomas e cistos ovarianos.

Menstruação irregular pós-parto

Após o nascimento do bebê, é normal a mulher ter sangramentos nos primeiros 45 a 56 dias após o parto. Essa reação do corpo não é considerada menstruação, pois não possui nenhum óvulo. Ela ocorre devido à saída das estruturas que revestiam o útero durante a gravidez, bem como restos da placenta, chamado de lóquios.

De acordo com a médica ginecologista, a primeira menstruação após esse período vai depender de dois fatores:

Se a mulher utiliza anticoncepcional de uso contínuo:

Não deve haver menstruação, embora possam acontecer pequenos sangramentos vaginais durante o mês.

Se a mulher não usa contraceptivos hormonais:

A menstruação vai depender da amamentação. Para mulheres que não amamentam, a menstruação virá após 2 meses do nascimento do bebê. Para as mães que amamentam e também utilizam leite artificial, a menstruação poderá ocorrer entre o 3º e 4º mês após o parto. Por fim, para as mulheres que amamentam exclusivamente, a menstruação ocorrerá entre o 6º mês e o 1º ano de vida do bebê.

4 sintomas de uma menstruação irregular

Para saber se você está com a menstruação irregular, é preciso ficar atento a alguns sintomas, como:

  1. Alterações no volume do sangramento;
  2. Mudanças no ciclo menstrual referentes à duração da menstruação (mais de 7 dias) e dos ciclos (intervalo menor do que 21 dias ou superior a 35 dias);
  3. Aumento de dor;
  4. Ausência de menstruação mais de três vezes em um ano.

Caso você tenha os sintomas acima, provavelmente, o seu ciclo é considerado irregular e é recomendado consultar um médico.

Como identificar o período fértil em um ciclo irregular?

Segundo a ginecologista, a menstruação irregular pode significar ovulação irregular e, se assim for, pode dificultar a gravidez, porém, não impedir. Já falamos sobre 6 exames que ajudam a identificar a infertilidade feminina em nosso blog.

Para descobrir quando ocorre o período fértil feminino em um ciclo irregular, a mulher deve realizar o acompanhamento com um médico ginecologista, para observar o ciclo menstrual de menor e maior duração. Ensinamos aqui como calcular o seu período fértil.

[Bônus] Como saber se o fluxo menstrual é intenso?

De acordo com a ginecologista da Unimed Fortaleza, é difícil quantificar a “olho nu” o volume do sangramento. Para saber se o fluxo menstrual é intenso, costuma-se pedir exames de sangue para constatar ou não anemia.

“Se identificarmos anemia, significa que o fluxo está sendo grande ao ponto de debilitar o organismo. Caso não tenha anemia, o fluxo é apenas grande o suficiente para causar desconforto. Mas, em ambas as situações, é preciso conversar com seu médico”, explica a profissional.

Identifique os sintomas da menopausa precoce

Consulte um médico regularmente

Diante desse universo de possibilidades, uma boa conversa com seu ginecologista é indispensável, já que cada caso deve ser analisado individualmente. A médica ginecologista alerta para evitar o uso de medicamentos sem indicação de um especialista ou demorar a consultar um médico. Ambas situações podem dificultar o diagnóstico e tratamento. Veja aqui 4 riscos da automedicação.

Continue aprendendo mais sobre o organismo feminino com nossos conteúdos relacionados! Se você já pensou em suspender a menstruação, mas teve receio dos efeitos na sua saúde, confira o vídeo abaixo e tire suas dúvidas!

 

Medica da Unimed Fortaleza Dra. Laura Arrais

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica ginecologista da Unimed Fortaleza Dra. Laura Arrais (CRM  9082 CE – RQE 3705)

Rodapé da página.