Cuidar de Você 09 de Abril de 2019

Conheça 10 cuidados para a prevenção de viroses em períodos de chuvas


Com o início da quadra chuvosa no Ceará, a propagação de viroses aumenta. Por isso, todo cuidado é pouco e, se você tem filhos, a atenção deve ser ainda maior. 

Criança recebendo vacina em gotinha

De janeiro a maio, período que aumenta o fluxo de chuvas no Ceará, é muito comum o aparecimento de Doenças Diarreicas Agudas (popularmente conhecida como Virose da Mosca), Infecções Respiratórias e Arboviroses (doenças transmitidas por insetos).

A proliferação dessas doenças atinge, em especial, idosos, crianças e pacientes imunossuprimidos – pessoas que nasceram com uma deficiência imunológica ou ficaram com o sistema imune abalado ao contrair alguma doença sistêmica ou após tratamento médico -, e aumenta o fluxo de atendimento nos hospitais.

Quando se trata de crianças então, os pais se preocupam de imediato e buscam a emergência hospitalar, situação que pode ser evitada a partir de cuidados de prevenção. Por isso, listamos 10 dicas para ajudar você a proteger sua família das viroses nessa época do ano.

Veja como aumentar sua imunidade a partir da alimentação

Como prevenir as viroses?

1. Evite se expor ao sol nos horários mais quentes e busque utilizar roupas leves;
2. Beba bastante líquido;
3. Cozinhe bem os alimentos e lave as mãos corretamente antes das refeições;
4. Evite contato com pessoas doentes e permanecer em locais fechados;
5. Atenção redobrada aos cuidados com a higiene, principalmente, com as mãos. O indicado é lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel;
6. Fique de olho na carteira de vacinação. É importante ele está atualizada;
7. Prefira uma alimentação mais leve e saudável. Lembre-se a higienização adequada dos alimentos é crucial para evitar doenças;
8. Evite locais e horários com aglomeração de pessoas, como shoppings ou praças;
9. Mantenha a casa arejada e conserve a limpeza do ar-condicionado, ventilador e filtros de ar;
10. Em caso de crianças alérgicas, o contato com carpete e tapete deve ser evitado, por serem mais vulneráveis aos ácaros.

Leia sobre: Resfriado comum ou H1N1? Como diferenciar?

Como ajudar a combater os sintomas mais leves?

  1. Mantenha-se bem hidratado;
  2. Faça refeições saudáveis;
  3. Evite refrigerantes e derivados de leite.

Entenda: Quem tem prioridade no atendimento de emergência?

Os sintomas mais comuns

O médico de família e comunidade da Unimed Fortaleza, Dr. Rômulo Fernandes, reforça que este período é a época mais vulnerável para casos de Doenças Diarreicas Agudas. Ainda segundo o médico, os sintomas mais comuns são:

  1. Diarreia (acompanhada ou não de sangue);
  2. Febre;
  3. Vômito;
  4. Dores abdominais.

Para colaborar com a prevenção e buscar melhorar os sintomas mais leves, o ideal é ter uma boa hidratação, ingerir bastante líquido como água, suco, água de coco e frutas. Evitar refrigerantes, frituras e derivados lácteos, também são importantes“, orienta o médico.

Sugerido para você:

Rodapé da página.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e melhorar o desempenho do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e de Privacidade.