Cuidar de Você 23 de Maio de 2023

Saúde da mulher: 7 cuidados para preservar seu bem-estar


Entenda como preservar a saúde da mulher e quais são os cuidados e especificidades do corpo feminino que devem ser respeitadas em todas as fases da vida. Saiba mais!

Mãe, filha e avó saudáveis e felizes
Você sabia que até o início do século XX, no Brasil, a percepção de saúde da mulher era limitada aos cuidados com a gestação e o parto? Mas, ao longo do tempo, ficou claro que era necessário expandir o conceito de saúde feminina, respeitando as diferenças anatômicas e fisiológicas da mulher.

Hoje, a saúde da mulher é tratada de forma integral, incluindo ações de prevenção e promoção à saúde e tratamento de doenças. Além de englobar o cuidado com o bem-estar físico, emocional e social da mulher.

A seguir, a médica ginecologista da Unimed Fortaleza, Dra. Karinne Azin (CRM CE 10236), explicou quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher que não podem ser esquecidos. Continue lendo e confira as dicas!

Quais são os cuidados com a saúde da mulher em cada fase?

Os cuidados com a saúde da mulher devem estar presentes em todas as fases da vida, dessa forma, se torna mais fácil conhecer seu corpo e identificar ou prevenir problemas de saúde relacionados à saúde íntima.

Cuidados na infância

Nos primeiros anos de vida, a atenção à saúde da mulher deve ser feita por meio da promoção de hábitos saudáveis de higiene, alimentação e cuidados preventivos, como vacinação e acompanhamento do desenvolvimento físico e psicológico.

“É nessa fase que a criança deve ser ensinada sobre a importância dos bons hábitos de higiene com a região íntima. Também a família, assim como os profissionais de saúde, devem orientar sobre a sexualidade nessa fase, com foco na prevenção de abuso sexual”, orienta a Dra. Karinne Azin.

Cuidados na adolescência

A médica explica que é importante iniciar o acompanhamento ginecológico nessa fase, pois é na puberdade que iniciam as mudanças no corpo feminino, já que os hormônios como progesterona e estrógeno começam a circular pelo organismo.

“É nesse momento que as mamas e os pelos surgem, além do início da primeira menstruação. Por isso, começar a rotina de consulta com um especialista é necessário para acompanhamento e orientações sobre o período menstrual, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), entre outras”, aponta a ginecologista.

Saiba o que esperar de uma consulta com um médico ginecologista

Cuidados na idade adulta

Conhecer o próprio corpo é fundamental para cuidar da saúde feminina. Ao ficar atenta ao organismo, se torna mais fácil identificar mudanças hormonais ou sinais de que algo não vai bem. Por isso, na fase adulta a mulher deve manter uma rotina de exames preventivos como o de papanicolau e mamografia.

“O cuidado com a alimentação, prática de atividade física e prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão também devem ser priorizados nas consultas e exames de rotina”, reforça a Dra. Karinne Azin.

Cuidados na menopausa e na terceira idade

A menopausa marca a transição da vida fértil para o encerramento da fertilidade. É a última menstruação da mulher e esse processo traz diversas alterações hormonais.

“Assim como na puberdade, ao entrar na menopausa as mulheres passam por mudanças que podem afetar a qualidade de vida: baixo desejo sexual, ondas de calor, alterações de humor, aumento do risco de osteoporose e doenças cardiovasculares. Por isso, o acompanhamento médico para reposição hormonal em alguns casos é essencial para que essa fase não seja sofrida para a mulher”, explica.

Aprenda a identificar os sinais da menopausa precoce

7 cuidados para manter a saúde da mulher em dia

Como você viu acima, desde a infância é importante manter uma rotina de cuidado com a saúde feminina. Com o auxílio da médica ginecologista da Unimed Fortaleza, separamos 7 cuidados essenciais com a saúde da mulher:

  1. Mantenha uma rotina de exames;
  2. Cuide da saúde sexual e reprodutiva;
  3. Realize a higiene íntima;
  4. Priorize uma alimentação saudável;
  5. Pratique regularmente uma atividade física;
  6. Cuide da sua saúde mental;
  7. Realize o autoexame de mama.

Saiba como aplicar cada uma das dicas abaixo:

1. Mantenha uma rotina de exames

Fazer o check-up médico regularmente e estar em dia com os exames de papanicolau, mamografia, ultrassom transvaginal e exames de sangue, é fundamental para detectar e prevenir doenças ou distúrbios específicos relacionados à saúde da mulher, como câncer de colo do útero e mama, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“As consultas regulares com o ginecologista ajudam a diagnosticar condições como a endometriose, ovários policísticos, entre outras. Dessa forma, o tratamento pode ser feito da forma correta, devolvendo a qualidade de vida das mulheres”, pontua a Dra. Karinne Azin.

2. Cuide da saúde sexual e reprodutiva

Se você está iniciando a vida sexual ou pretende engravidar, buscar orientação médica sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças e gestação saudável, é essencial para tirar as dúvidas e quebrar tabus.

Encontre o médico especialista da Unimed Fortaleza mais próximo de você

3. Realize a higiene íntima

O cuidado com a higiene íntima da mulher é importante para evitar problemas como a candidíase de repetição, por isso, evite usar duchas vaginais, não use roupas úmidas ou molhadas, preferira roupas íntimas de algodão e evite produtos de higiene que possam causar irritação.

4. Priorize uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, além de prevenir doenças. Em nosso blog, já demos dicas práticas de como melhorar sua alimentação. Confira!

5. Pratique regularmente uma atividade física

Movimentar o corpo sempre é a melhor opção! A prática regular de exercício físico ajuda a regular o metabolismo, melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a prevenir doenças, além de contribuir para o bem-estar mental.

6. Cuide da sua saúde mental

A Dra. Karinne Azil orienta que “o corpo só funciona bem se a saúde da mente estiver em dia. Por isso, evite situações de estresse, tire momentos para fazer o que gosta e, caso perceba sintomas de depressão ou ansiedade, procure a ajuda especializada”. Aprenda a cuidar mais de você conhecendo 7 passos para cuidar da sua saúde mental.

7. Conheça seu o próprio corpo por meio do autoexame de mama e da visualização da parte externa da vagina

Conhecer o seu corpo é o primeiro passo para identificar condições anormais. Por isso, fazer o autoexame da mama é uma forma de cuidar da saúde da mulher, já que com um simples toque é possível identificar os nódulos na mama.

“Vale reforçar que, para mulheres a partir de 35 anos, recomenda-se a realização da mamografia a cada 2 anos. Para as mulheres a partir de 40 anos, o exame deve ser feito anualmente. Estima-se que em 2023 surjam mais de 76 mil novos casos da doença, por isso, é essencial realizar os exames de prevenção”, pontua a médica.

Descubra qual o melhor período para fazer ultrassom da mama e detectar alterações

Como o plano de saúde pode ajudar no cuidado com a saúde da mulher?

Ter um plano de saúde que realmente cuide de você em momentos de necessidade é importante para todos, mas, especialmente para as mulheres, que precisam realizar consultas e exames com maior frequência, o serviço ajuda a tornar essa rotina mais cômoda e segura, oferecendo uma infraestrutura que possibilite a realização desses procedimentos.

Por isso, na hora de escolher o seu plano de saúde, priorize aquele que atenda às suas necessidades básicas e tenha um atendimento especializado, com uma rede de clínicas e hospitais com a melhor estrutura e equipamento tecnológicos, formada por pessoas que possuem vocação para cuidar.

“Um plano de saúde para a mulher precisa cobrir procedimentos como consultas, exames e atendimento emergencial, além de ter cobertura obstétrica, garantindo a realização e acompanhamento durante a gestação com os exames de pré-natal. Na hora de escolher uma assistência médica, é preciso levar em conta todos esses fatores, e verificar se a rede de atendimento possui médicos especializados e atendimento integral à saúde feminina”, reforça a médica.

Conheça o Hospital Unimed Sul: especializado na saúde da mulher

Descubra-se como mulher

Para você continuar cuidando da sua saúde e conhecendo o seu corpo, preparamos um Guia Exclusivo sobre Sexualidade Feminina totalmente gratuito! No e-book, você encontrará conteúdos sobre higiene íntima, dores e incômodos na relação sexual, formas de lidar com a falta de desejo sexual, orgasmo e outras dicas da especialista!

Banner que leva ao Guia da Sexualidade Feminina

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica ginecologista da Unimed Fortaleza, Dra. Karinne Azin (CRM CE 10236).

Rodapé da página.